Área de oncologia será priorizada na retomada integral dos serviços de saúde no Estado – Portal Plural
Connect with us

Saúde

Área de oncologia será priorizada na retomada integral dos serviços de saúde no Estado

Publicado

em



A Secretaria da Saúde (SES) está em diálogo com os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para priorizar os atendimentos de quem espera consultas especializadas em oncologia no Estado. Há demanda reprimida na área, em consequência da pandemia da Covid-19. “O diagnóstico e o tratamento dos diversos tipos de câncer foi uma preocupação da SES desde o início da pandemia, porque dois ou três meses podem fazer a diferença entre a cura ou o óbito”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na manhã desta quarta-feira (21), durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS.

Neste momento em que os índices de internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) por causa da Covid-19 começam a diminuir, se discute a retomada integral dos serviços de saúde. “Estamos articulando para que seja realizado um mutirão de consultas e o seguimento do tratamento com biópsias e procedimentos como radioterapia para darmos conta de atender todas as pessoas com suspeita de câncer no Rio Grande do Sul. Também estamos expandindo o projeto de telessaúde, para filtrar os casos mais graves e urgentes”, explicou Arita. Outra ação realizada pela SES é a atualização do Plano Estadual de Oncologia, trazendo dados epidemiológicos específicos de cada região do Estado, e com objetivo de ampliar a oferta dos serviços que são realmente necessários.

A fila para a primeira consulta nesta área, apenas na capital, está em torno de 3,4 mil pacientes, de acordo com o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade. “Em nenhum momento houve suspensão dos atendimentos em oncologia, mas os reflexos foram inevitáveis”, explicou o diretor. “Os pacientes muitas vezes não queriam comparecer ao hospital por proteção, deslocamentos do interior a Porto Alegre foram cancelados pelas prefeituras, equipes médicas estavam com atenção voltada aos pacientes mais graves da Covid-19”, exemplificou.

O deputado estadual Thiago Duarte parabenizou a equipe da Secretaria da Saúde pela transparência nos dados e pela agilidade no retorno dos questionamentos dos parlamentares. A deputada estadual Zilá Breitenbach elogiou a secretária Arita por realizar uma gestão com planejamento.

SAUDE/ GOV

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Cotrirosa encerra mais um curso de libras

Publicado

em



Encerrou nesta terça-feira, 30 de novembro, mais uma edição do curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais para funcionários da Cotrirosa. O objetivo foi desenvolver a inclusão social no ambiente profissional e pessoal.

Com 16 horas e ministrado pela instrutora do Programa de Desenvolvimento Profissional Cooperativo – Capacita, Raquel Araújo da Silva, o curso abordou entre outros assuntos introdução e história do surdo no Brasil, parâmetros como configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação, libras escrita e tácteis, alfabetos manuais e numerais, entre outras informações importantes para a comunicação. O curso foi desenvolvido em parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

BH investiga se paciente foi infectado pela Ômicron

Publicado

em



Mulher recém-chegada do Congo testou positivo para o coronavírus e ainda não foi vacinada contra a covid-19

Uma mulher recém-chegada do Congo testou positivo para o coronavírus no último domingo, 28, após ter apresentado sintomas da doença desde o dia 22, em Belo Horizonte, quando procurou atendimento médico. O voo no qual ela estava embarcada saiu da África no dia 17, data em que a paciente alega ter apresentado um teste de resultado negativo para a covid-19 antes de sair do país de origem. Esse é o segundo caso suspeito notificado da variante Ômicron: o primeiro é de um viajante vindo da África do Sul, que chegou em Guarulhos (SP).
Segundo a prefeitura da capital mineira, a paciente ainda não está vacinada contra o novo coronavírus e foi internada em leito de isolamento antes de ser encaminhada para o Hospital Eduardo de Menezes, no bairro de Bonsucesso, na zona oeste da cidade. Não há mais informações sobre seu estado de saúde. O voo no qual ela veio ao Brasil teria feito ainda uma conexão na Tunísia e a mulher teria desembarcado em São Paulo no último dia 20, mesma data em que chegou à capital mineira.

Fonte: terra

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Mês da Prematuridade no Vida & Saúde encerra com palestra sobre cuidados com o recém-nascido

Publicado

em



A programação do Novembro Roxo do Hospital Vida & Saúde foi encerrada na última semana, com a palestra “Os cuidados com o Recém-Nascido no Pós-Alta”. Transmitida pelo canal do Hospital no Youtube, a palestra foi conduzida pelos enfermeiros do HVS, Jaine dos Santos, Rosangela Vaghetti, Keli Cornely e Diogo Hubler, que abordaram temas como o banho do recém-nascido, a higiene do coto umbilical e as emergências pediátricas.

 

Em um trabalho de sensibilização sobre a prematuridade, o Vida & Saúde, através da UTI Neonatal e do Banco de Leite, promoveu uma série de palestras sobre o tema. Todas as palestras estão disponíveis no Canal do HVS no Youtube.

 

Com 10 leitos de UTI Neonatal, o Vida & Saúde recebe pacientes de todo o Rio Grande do Sul e conta com uma equipe multiprofissional que realiza uma assistência completa. De janeiro a novembro deste ano, 163 prematuros foram atendidos na Neonatal.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×