Após negociações, caminhoneiros dizem estar otimistas com acordo – Portal Plural
Connect with us

Geral

Após negociações, caminhoneiros dizem estar otimistas com acordo

Publicado

em



 

Após o primeiro dia de reuniões para tentar chegar a um acordo em torno da tabela de piso mínimo de frete, caminhoneiros, transportadoras e embarcadores demonstraram otimismo na construção de um consenso até o final da semana. Hoje, as reuniões foram marcadas pela apresentação das propostas para a correção de valores pagos pelo transporte de carga por parte dos caminhoneiros.

Segundo os caminhoneiros, a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), suspensa no dia 22 de maio, só trazia a previsão do custo mínimo para o frete, deixando de fora a remuneração do caminhoneiro autônomo pela carga transportada. A resolução suspensa determinava que o cálculo do piso mínimo passaria a considerar 11 categorias na metodologia.

Na quarta-feira (24), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que a proposta que está na mesa envolve a realização de acordos coletivos entre a categoria e transportadoras e embarcadores para resolver uma das principais reivindicações dos caminhoneiros, um ajuste no piso mínimo de frete de transporte rodoviário de cargas para prever a possibilidade de lucro para os caminhoneiros autônomos.

De acordo com o ministro, os acordos devem ser fechados com cada um dos segmentos, inclusive para resolver demandas pontuais. A proposta de consenso também prevê a revisão dos custos mínimos da tabela a cada seis meses e que os acordos tenham periodicidade de um ano.

“A gente trabalhou esses dias todos em como seria a nossa projeção das 11 categorias, duas não vieram porque acham que o mercado ainda está colocando [o valor de frete correto], mas os demais apresentaram seus números”, disse após a reunião o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer. “A gente apresentou os número e estamos aguardando que venha o retorno do outro lado o mais breve possível para que a gente possa finalizar esse processo de negociação”, acrescentou.

Questionado se as negociações poderiam durar mais do que o esperado, Dahmer disse que a categoria está preparada, que a “bola” agora está com os outros segmentos e que a finalização das negociações vai depender do tempo de resposta de embarcadores e transportadoras. “É difícil de ver o interesse do outro lado. De nossa parte, estamos preparados para tudo, tanto para que [o processo] seja rápido, quanto para demorar um pouco mais”, afirmou.

A avaliação otimista das negociações também foi compartilhada pelo vice-presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Rio de Janeiro (Sindiforça) Ailton Gomes. “Hoje os grupos se reuniram e cada um apresentou a sua proposta, tanto da parte de carga liquida, quanto dos autônomos e acredito que amanhã deve sair um fechamento. Se não sair, no mais tardar, sexta-feira devemos ter uma notícia boa”, disse.

Segundo Ailton Gomes, o segmento de transporte de granel liquido foi o que mais avançou. “Todas as categorias de hoje apresentaram os números e as tabelas de percentuais para ver se a gente chega a um denominador comum entre os embarcadores, transportadores e autônomos. A parte de carga liquida já está praticamente feito, falta alguns detalhes só com os embarcadores”, afirmou. “Agora eles vão olhar os números que foram apresentados e amanhã a gente vai fazer o fechamento, pode ter um desacordo daqui ou de lá, mas deve sair tudo bem”, acrescentou.

Fonte Agência Brasil
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Unijuí e Compass UOL oferecem curso gratuito para concluintes do Ensino Médio

Publicado

em



Os participantes também poderão ter gratuidade em parcelas de graduação em 2023
A parceria entre a Unijuí e a empresa Compass UOL, uma das maiores empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina, dá novos passos para o desenvolvimento de profissionais nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia de Software. Uma área mundialmente promissora e que demanda cada vez mais profissionais. Segundo relatório da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, a procura pode chegar em 2025 a 797 mil profissionais.
Agora, com o Projeto Academy – Dream Code, Unijuí e Compass UOL incentivam estudantes do 3º ano do Ensino Médio a participarem de uma qualificação online e gratuita, que será realizada em 24 encontros, entre os meses de junho e novembro. Ao todo são 200 vagas, distribuídas entre a 36ª e 17ª Coordenadoria Regional de Educação.
As oportunidades não param por aí, os estudantes que participarem da qualificação neste ano, poderão ser selecionados para receber uma bolsa nos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Software da Unijuí, em 2023. É necessário prestar vestibular, ser aprovado e estar devidamente matriculado. A bolsa prevê 100% de isenção na mensalidade para 40 acadêmicos, durante os três primeiros meses de graduação.
Ainda, após os três primeiros meses de faculdade, a Compass UOL deve contratar os quarenta estudantes. O trabalho será realizado 100% home office.
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio interessados em participar do projeto, podem se inscrever neste link.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Vereadoras receberam visita da bancada feminina de Tuparendi

Publicado

em



As Vereadoras da atual Legislatura de Tucunduva, Marta Camera Taffarel, Odelci Gotin e a suplente Neusa Mazzaro, receberam a visita da bancada feminina da Câmara de Tuparendi, quem em composição histórica possui nada menos do que 4 mulheres na legislatura atual. “Dialogamos sobre o trabalho desenvolvido, trocamos experiência de cada uma no legislativo e as dificuldades que enfrentamos. Momentos assim sempre são muitos bons para melhorar cada dia mais o trabalho que desenvolvemos.. Obrigada pela visita meninas, voltem sempre”, declarou a Vereadora Odelci Gotin.

 

jornal sentinela

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Apae de Três de Maio recebe guarda-chuvas de projeto da Sicredi Noroeste RS

Publicado

em



A Sicredi Noroeste RS está iniciando um projeto com intuito de gerar atos de gentileza na comunidade de Três de Maio, por meio da distribuição de suportes com algumas unidades de guarda-chuvas.
Os objetos estarão em pontos estratégicos da cidade, à disposição da comunidade para utilizá-los quando necessário e devolvê-los em algum dos pontos, gerando um ciclo virtuoso.
A Apae de Três de Maio é um dos pontos. Na última quarta-feira, a instituição recebeu os guarda-chuvas. Eles também podem ser encontrados na Agência 17 da Sicredi Noroeste (centro), Colégio Dom Hermeto, Setrem, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, Escola Castelo Branco e prefeitura.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×