Após estudo, foi descoberto porque algumas pessoas desenvolveram a COVIDA-19 e outras não
Connect with us

Saúde

Após estudo, foi descoberto porque algumas pessoas desenvolveram a COVIDA-19 e outras não

Publicado

em

portal plural
Foto: Divulgação

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Durante a pandemia, uma das questões cruciais foi entender por que algumas pessoas escapavam da COVID-19 enquanto outras contraíam o vírus repetidamente. Em colaboração entre o University College London, o Wellcome Sanger Institute e o Imperial College London, no Reino Unido, foi consuzido o  “ensaio de desafio” controlado para COVID-19 no mundo. Nele, voluntários saudáveis não vacinados e sem histórico prévio de COVID-19 foram expostos deliberadamente ao SARS-CoV-2 por meio de um spray nasal, permitindo um estudo detalhado do processo.

Os voluntários foram monitorados em uma unidade de quarentena, com testes regulares e amostras coletadas antes e após a exposição ao vírus. Usando tecnologia avançada de sequenciamento de célula única, foram analisadas amostras de tecido da região entre o nariz e a garganta, além de amostras de sangue, para estudar a resposta imunológica em nível celular.

Os resultados, publicados na revista Nature, revelaram que, embora todos os voluntários tenham sido expostos à mesma dose do vírus, apenas alguns desenvolveram COVID-19. Os participantes foram categorizados em três grupos distintos de infecção: aqueles com infecção sustentada (com sintomas leves típicos), infecção transitória (com testes virais intermitentes) e infecção abortada (sem sintomas).

Todos os grupos compartilharam respostas imunes específicas, incluindo uma resposta robusta de interferon, uma defesa antiviral importante. Foi observado que a resposta imune nos voluntários transitoriamente infectados começou rapidamente, contrastando com o grupo de infecção sustentada, onde a resposta foi mais tardia.

Foi identificado também, um gene protetor, HLA-DQA2, expresso em níveis mais altos nos voluntários que não desenvolveram infecção sustentada, sugerindo seu potencial como marcador de proteção contra formas graves da COVID-19.

Essas descobertas contribuem significativamente para o entendimento sobre como o corpo humano reage ao SARS-CoV-2 nos estágios iniciais da infecção, informando futuros tratamentos e o desenvolvimento de vacinas mais eficazes para enfrentar pandemias futuras.

Fonte: G1

Compartilhe

Destaque

Vida & Saúde trata sobre o Serviço de Cardiologia com Vice-Governador

Publicado

em

portal plural vida & saúde trata sobre o serviço de cardiologia com vice governador

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Uma comitiva de Santa Rosa reuniu-se com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza nesta segunda-feira (17). Na oportunidade, o presidente do Hospital Vida & Saúde, Sidnei Strejevitch e a diretora-geral Vanderli de Barros, acompanhados do prefeito Anderson Mantei, trataram sobre o andamento do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia no Vida & Saúde. A agenda com o vice-governador foi uma solicitação do prefeito Anderson Mantei.

Com a presença da secretária adjunta de saúde, Ana Costa e da equipe técnica da Secretaria, a reunião abordou o andamento das obras e da instalação de equipamentos do Serviço e contou com apresentação de projetos com solicitação de novos recursos para o Hospital.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Dengue em Santa Rosa: Boletim registra 5 confirmações e 26 casos em investigação

Publicado

em

portal plural dengue em santa rosa boletim registra 5 confirmações e 26 casos em investigação

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) divulgou, nesta terça-feira (11), um novo boletim epidemiológico sobre a situação da dengue no município. De acordo com os dados atualizados, foram notificados 82 casos da doença, dos quais 5 foram confirmados, 51 descartados e 26 seguem em investigação. Não há registros de óbitos.

As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção para conter a prevenção do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A recomendação é eliminar possíveis criadores de mosquitos, como recipientes com água parada, manter caixas d’água vedadas e descartar corretamente lixo e entulhos.

A população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e cansaço extremo. Em caso de suspeita de doença, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

A Fumssar segue monitorando a situação e intensificando as ações de combate ao mosquito.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Hospital Vida & Saúde anuncia novo gerente para a UPA de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural hospital vida & saúde anuncia novo gerente para a upa de santa rosa

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Hospital Vida & Saúde (HVS), de Santa Rosa, anunciou nesta segunda-feira (10) uma mudança na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O enfermeiro Paulo Cesar Pich foi nomeado como novo gerente, substituindo Silvano Cervo, que agora assume a gestão do Núcleo Interno de Regulação.

Com duas décadas de atuação no HVS, Pich desempenhou suas funções na Unidade Dom Bosco, onde também estão sendo mudanças significativas. Agora, ele passou a liderar uma equipe de 150 profissionais da UPA, um contingente superior a muitos hospitais do interior do Estado.

Sua experiência na área de urgência é um dos pontos fortes de sua trajetória. Pich foi o primeiro enfermeiro a chefiar o antigo Pronto Socorro, onde acumulou conhecimento no atendimento emergencial.

A mudança reforça o compromisso do hospital com a qualificação dos serviços prestados à comunidade.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×