Após criticar WhatsApp e X, Maduro chama chinesa TikTok de 'imoral' e diz que rede quer guerra civil na Venezuela
Connect with us

Política

Após criticar WhatsApp e X, Maduro chama chinesa TikTok de ‘imoral’ e diz que rede quer guerra civil na Venezuela

Publicado

em

portal plural após criticar whatsapp e x, maduro chama chinesa tiktok de 'imoral' e diz que rede quer guerra civil na venezuela
Foto: Federico PARRA / AFP

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Após criticar o WhatsApp e interromper o funcionamento do X, o presidente venezuelano Nicolás Maduro agora volta suas críticas contra o TikTok. Segundo Maduro, a rede social chinesa é “imoral” e está fomentando o fascismo e uma potencial guerra civil na Venezuela.

Durante uma reunião com líderes governamentais na segunda-feira (12), Maduro acusou os diretores do TikTok de promoverem instabilidade no país. “O TikTok é imoral e seus proprietários estão tentando provocar uma guerra civil na Venezuela, apoiando o fascismo na América Latina e no mundo”, afirmou.

O TikTok, que pertence ao chinês Zhang Yiming, é alinhado ao governo de Xi Jinping e ao Partido Comunista da China. Em agosto, Maduro já havia pedido aos venezuelanos para desinstalarem o WhatsApp e migrarem para serviços de mensagens de origem russa e chinesa. Ele também ordenou o bloqueio temporário do X, plataforma que está no centro de uma troca de acusações entre ele e Elon Musk.

Em um novo desenvolvimento, María Corina Machado, líder da oposição, declarou que Edmundo González será o novo presidente da Venezuela a partir de 10 de janeiro, quando termina o mandato de Maduro. Machado enfatizou que a vitória de González depende da continuidade do esforço dos venezuelanos dentro e fora do país.

A declaração de Machado pressiona Maduro em meio ao impasse político que se seguiu às eleições de 28 de julho. O dia 10 de janeiro é a data prevista para a posse do vencedor, mas há incertezas quanto à realização da cerimônia, já que ambos os lados reivindicam a vitória.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), aliado a Maduro, divulgou que ele foi reeleito com 52% dos votos. No entanto, a oposição contesta os resultados, alegando que seu candidato, Edmundo González, venceu com 67% dos votos, baseando-se em atas digitalizadas e outras provas. Vários países, como os EUA e a União Europeia, reconheceram González como vencedor.

María Corina Machado tem afirmado que Maduro perdeu de forma decisiva e exige sua saída do poder. Ela também pediu para que a pressão sobre Maduro continue e que ele cesse a repressão, com as Forças Armadas sendo mobilizadas para conter protestos.

Duas semanas após a eleição, Maduro continua a reprimir a oposição e pediu uma atuação “com mão de ferro” dos poderes venezuelanos. Ele também ameaçou prender Machado e González, que estão se escondendo desde o pleito.

De acordo com uma reportagem do “The Wall Street Journal”, os EUA estariam negociando uma possível anistia para Maduro caso ele concorde em deixar a presidência. A Casa Branca, no entanto, negou ter feito uma oferta formal de anistia, embora não exclua a possibilidade de negociações anteriores.

Enquanto isso, a Justiça eleitoral da Venezuela ainda não apresentou as atas de votação, e uma contagem independente da Associated Press indicou que González venceu com uma diferença de 500 mil votos. Países como o Brasil e os EUA estão pressionando Caracas pela divulgação das atas, e a Suprema Corte venezuelana iniciou uma auditoria das eleições, prometendo um resultado “inapelável”.

Fonte: G1

Compartilhe

Destaque

Vereador propõe Projeto de Lei para Revogação de Diárias na Câmara de Vereadores de Crissiumal

Publicado

em

portal plural vereador propõe projeto de lei para revogação de diárias na câmara de vereadores de crissiumal
Foto: Redes Sociais
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O Vereador Almiro Carvalho dos Santos (PSB) de Crissiumal, protocolou na manhã desta quarta-feira, dia 2 de abril, o Projeto de Resolução do Legislativo nº 07/2025, que propõe a Revogação das Resoluções de Mesa Diretora nº 003, 007 e 013 de 2023 da Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal. O objetivo da iniciativa é aumentar a transparência e garantir economicidade aos cofres públicos.
De acordo com o texto do projeto, a partir da Revogação das referidas Resoluções, não haverá mais pagamento de diárias fixas aos vereadores e servidores da Câmara que participarem de cursos, treinamentos, congressos ou reuniões em outros municípios. Ao invés disso, os deslocamentos serão reembolsados com base nas despesas efetivamente comprovadas com alimentação, transporte e hospedagem, mediante apresentação de notas fiscais.
Segundo o Vereador Almiro dos Santos, a proposta tem como finalidade evitar que as diárias sejam utilizadas como complemento salarial. “Nós, vereadores, já recebemos um salário mensal para desempenhar nossa função. As diárias devem apenas cobrir os custos reais das viagens necessárias para capacitação ou captação de recursos ao município, e não servir como forma de gerar ganhos extras”, justificou Almiro.
O projeto também prevê que os valores referentes a deslocamentos serão indenizados conforme a modalidade de transporte utilizada. Caso seja um veículo oficial da Câmara, será pago o abastecimento e eventuais pedágios. Para transportes coletivos, serão reembolsadas passagens de ônibus ou avião, sempre com a devida autorização da Presidência da Casa.
Outro ponto do projeto estabelece que a capacitação de servidores também passará por avaliação da presidência da Câmara, que irá analisar a pertinência dos pedidos. Os reembolsos serão efetuados em até cinco dias úteis após a apresentação das notas fiscais e um relatório descritivo das atividades realizadas.
Com essa medida, Almiro dos Santos acredita que haverá uma economia significativa nos recursos da Câmara, possibilitando uma maior devolução de verbas ao Executivo municipal ao final do ano. “Com esse dinheiro, poderemos contribuir para obras e serviços que beneficiem toda a população crissiumalense”, ressaltou o vereador ao Gaudério News
O projeto agora segue para análise e votação na Câmara Municipal.
Fonte: Gaudério News.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

Publicado

em

portal plural ronaldo caiado afirma que irá lançar chapa com gusttavo lima à presidência

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse nesta quarta-feira (5), que deve começar em breve a pré-campanha à Presidência da República de 2026 ao lado do cantor Gusttavo Lima. O evento de lançamento da chapa está agendado para o dia 4 de abril, em Salvador. Caiado ressaltou que a parceria com Lima está confirmada, mesmo que a filiação partidária do cantor ainda não tenha sido definida e possa ocorrer apenas no ano da eleição.

 

Fonte: Jovem Pan.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Bancada do PT elege fim da escala 6×1 e isenção do Imposto de Renda como pautas para “salvar” popularidade de Lula

Publicado

em

portal plural bancada do pt elege fim da escala 6×1 e isenção do imposto de renda como pautas para “salvar” popularidade de lula

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A bancada do PT na Câmara, liderada por Lindbergh Farias (RJ), elegeu o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) como uma de suas principais bandeiras na disputa política neste ano. O outro foco é a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A avaliação entre petistas é de que será preciso intensificar a defesa de medidas populares no Congresso para tentar alavancar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com foco na tentativa de reeleição em 2026.

Ainda não está definido se o próprio governo fará campanha pela redução da jornada de trabalho no comércio e em parte do setor de serviços, mas a bancada se preparar para centrar esforços na discussão, já a partir da próxima semana. A investida ocorre num momento em que o governo muda sua articulação política e entrega a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) para o comando da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

No último dia 25, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a escala 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso). O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) também é autor de uma PEC que trata do assunto.

Petistas ainda apostam que a mudança na SRI deixará a equipe de Lula mais coesa nesse debate político. A escolha de Gleisi também faz parte do “modo campanha” adotado pelo governo Lula, após a popularidade da gestão Lula 3 despencar. O perfil combativo da presidente do PT, que é popular entre a militância da sigla, foi levado em conta no xadrez da reforma ministerial.

Ao longo dos últimos dois anos, Lula estabeleceu um “tripé de rejeição”, até amargar o derretimento da popularidade em todo o País. Os três fatores que empurram o governo ladeira abaixo são apontados por integrantes da própria base aliada a Lula: erros na economia, apatia política e desconexão com a vida real do brasileiro.

 

Fonte: Estadão Conteúdo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×