Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixa União Europeia – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixa União Europeia

Foram 1.317 dias de espera; saída ocorre em meio a festas e protestos

Publicado

em

REUTERS/Peter Nicholls


Apoiadores do Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia – reuniram-se nesta sexta-feira (31) na praça do Parlamento, na zona central de Londres, para comemorar a saída do bloco econômico. O Big Ben, relógio símbolo da capital britânica, soou 11 badaladas em meio a fogos e bandeiras inglesas. A saída ocorreu exatamente às 23h no horário de Bruxelas (20h em Brasília), e o hino nacional inglês, God Save the Queen (Deus Salve a Rainha, em tradução livre), foi executado logo após a comemoração.

Nigel Farage, membro do Parlamento europeu e líder do partido do Brexit, e um dos principais articuladores políticos do movimento, discursou durante os minutos que antecederam a saída. “Nós conseguimos. Transformamos a paisagem do nosso país. Alguns dizem que não devemos celebrar hoje. Mas este é o momento mais importante da história moderna [do Reino Unido]. Não vamos mais ouvir ordens de burocratas em Bruxelas”, afirmou, em tom exaltado. “Seremos livres, seremos orgulhosos e seremos independentes. Todos nós fizemos história hoje. Será um dia lembrado na nossa grande nação e na história moderna da humanidade”, concluiu.

O primeiro-ministro Boris Johnson afirmou, em um vídeo publicado mais cedo, em rede social, que seu trabalho é unir todas os grupos da sociedade, tanto os que apoiraram quanto os que rejeitaram o Brexit. Ele disse que a cooperação com a União Europeia será o foco dos trabalhos para os 11 meses de transição e que agora o Reino Unido “está mais energético” e com “autonomia recuperada”.Tonight we are leaving the European Union. pic.twitter.com/CboWQzYRM4

UK Prime Minister@10DowningStreet

Tonight we are leaving the European Union.4.05919:00 – 31 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads1.809 pessoas estão falando sobre isso

 “Esta noite estamos deixando a União Europeia“, diz o primeiro-ministro Boris Johnson em rede social

Theresa May, ex-líder do governo e ex-primeira-ministra inglesa, disse, nas redes sociais, que “a promessa ao povo inglês foi cumprida”.

Theresa May@theresa_may

At 11pm tonight, Britain will leave the European Union. After more than three years, we can finally say that we have delivered on the result of the 2016 referendum and have kept faith with the British people.20,2 mil14:10 – 31 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads8.777 pessoas estão falando sobre isso

 “A promessa ao povo inglês foi cumprida“, afirmou Theresa May, que falhou na negociação de um acordo para o Brexit

Reação internacional

O presidente da França, Emmanuel Macron, uma das vozes contrárias à saída, também deixou uma mensagem sobre o momento. “Este é um dia triste. Mas é um dia que deve nos fazer prosseguir, de forma diferente, a construir uma União Europeia poderosa e eficaz, que consiga convencê-los [aos membros da UE] mais e redescobrir o fio desta história que faz da Europa uma aventura única e insubstituível”.

Emmanuel Macron@EmmanuelMacron

C’est un jour triste. Mais c’est un jour qui doit nous conduire à procéder différemment, à bâtir une Union européenne puissante, efficace, qui parvienne à vous convaincre davantage et à retrouver le fil de cette histoire qui fait de l’Europe une aventure unique et irremplaçable.2.86916:31 – 31 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads953 pessoas estão falando sobre isso

 “Este é um dia triste“, Emmanuel Macron, presidente da França

Em discurso em Edinburgo, a primeira-ministra e líder do Partido Escocês Nacional, Nicola Sturgeon, disse que a Escócia estava sendo retirada da União Europeia “contra os desejos de uma maioria esmagadora”. Ela afirmou que “a Escócia voltará à União Europeia como um país independente”.

Nicola Sturgeon@NicolaSturgeon

🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

Scotland will return to the heart of Europe as an independent country – #LeaveALightOnForScotland

Ver imagem no Twitter

47,4 mil20:01 – 31 de jan de 2020Informações e privacidade no Twitter Ads14,1 mil pessoas estão falando sobre isso

 “Voltaremos como país independente“, Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

EBC

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Casal em motocicleta morre após ser atingido por raio

Publicado

em



Um casal em uma motocicleta morreu após ser atingido por um raio no fim da tarde desta sexta-feira (14) na Dutra em Caçapava (SP). O homem de 32 anos e a mulher de 41 anos morreram no local.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o caso aconteceu no fim da tarde na altura do Km 129, no sentido Rio de Janeiro. Um raio atingiu a motocicleta de Tiago Silva e Ana Maria Ramos, que caíram na pista.

A Polícia Civil informou que algumas testemunhas, que trafegavam na rodovia, disseram que logo após o raio, os dois já caíram da moto. Outros motoristas pararam os veículos e retiraram as vítimas da pista, já que havia muita água no solo.

O resgate foi acionado, mas Tiago e Ana morreram no local. Os corpos das vítimas devem ser sepultados neste sábado (15) no Cemitério Municipal de Tremembé.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Moradores de cidades de Minas Gerais relatam queda de meteoro

Publicado

em



Câmeras de segurança flagraram a queda de um meteoro na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, na noite desta sexta-feira (14). O objeto foi visto por volta das 20h50 cruzando Patos de Minas, Perdizes e Uberlândia, entre outros municípios.

Moradores afirmam que o clarão nas ruas foi intenso e um forte estrondo foi ouvido. De acordo com Gilberto Dumont, diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, essas características são comuns na ocorrência do fenômeno.

“Com as primeiras imagens publicadas, nós podemos observar que possivelmente se trata da entrada de um meteoro na nossa atmosfera. O atrito com a atmosfera causa esse clarão e provoca, pelo deslocamento de ar, um grande estouro”, explica.

Ainda de acordo com Dumont, a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), organização que produz e fornece dados científicos através de estações, está trabalhando para saber onde o objeto caiu. “A rede já está reunindo os registros para calcular a trajetória desse corpo e fazer a predição do possível local de queda”, diz.

Segundo o especialista, o episódio desta sexta-feira não foi o primeiro registrado em cidades mineiras.

“Em 2020, nós tivemos um evento semelhante na região do Alto Paranaíba. A Bramon fez a triangulação. Meses depois, um fazendeiro achou o meteoro”, relembra.

O Corpo de Bombeiros informou que não houve acionamento referente ao meteoro nos municípios que registraram o fenômeno.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Publicado

em



O Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado neste sábado (15), aponta um aumento de 135% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. O número de casos passou de 5,6 mil para 13 mil, entre as últimas três semanas de novembro e as três últimas semanas.

Este é o primeiro boletim divulgado após mais de um mês em função do “apagão” no sistema do Ministério da Saúde, que inviabilizou o acesso aos dados sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil.

O boletim mostra, ainda, crescimento em todas as faixas etárias a partir de 10 anos, desde o final de novembro e início de dezembro até agora. Os dados laboratoriais apontam que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada do crescimento de casos de Covid, com o avanço da ômicron.

Aumento em 25 das 27 unidades da federação

Destes, apenas Amazonas e Rondônia apresentam sinal de estabilidade na tendência de curto prazo.

Todos os demais apresentam sinal de crescimento, sendo este sinal moderado (probabilidade > 75%) no Amapá, Pará e Piauí e forte em todos os demais. No Rio de Janeiro, observa-se sinal forte de crescimento na tendência de curto prazo, embora a tendência de longo prazo esteja em situação de estabilidade.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×