Aplicativo da Brigada Militar promete aprimorar trabalho policial – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Aplicativo da Brigada Militar promete aprimorar trabalho policial

Publicado

em



 

A inovação é a mais nova aliada no combate ao crime no Rio Grande do Sul. A Brigada Militar aproveitou o Seminário Internacional de Polícia Comunitária, que abriu nesta terça-feira e encerra nesta quarta-feira, na PUC, em Porto Alegre, para apresentar oficialmente o BMMob, o aplicativo que está agilizando o trabalho de seus policiais nas ruas. A ferramenta viabiliza o registro de boletins de ocorrência e termos circunstanciados direto em smartphones e tablets, o que diminui em até cinco vezes o tempo de atendimento, além de eliminar o uso de papel e facilitar o trabalho dos policiais. Uma base móvel da BM, estacionada em frente ao prédio 40 da universidade, demonstrou à comunidade e especialistas como funciona o app. “Foi uma iniciativa do próprio comando da Brigada Militar, para melhorar o atendimento prestado à população. Foi muito boa a aceitação entre a tropa”, ressalta o major-adjunto da PM3 da BM, Hermes Volker.

A ferramenta foi desenvolvida para dispositivos do sistema Android, do Google, e está disponível para download pelos policiais militares na Play Store, na loja da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs). Segundo Volker, o aplicativo foi entregue em 2018 e durante este período, que serviu também para efetuar ajustes, foi possível implementar o uso em praticamente todo estado.

O app é de fácil utilização. Nos boletins de ocorrência, por exemplo, o endereço do fato é preenchido facilmente por meio de georreferenciamento obtido pelo GPS. Também tem o autopreenchimento de campos através da inserção de RGs e placas de veículos. Mas engana-se quem acha que o aplicativo é um mero formulário eletrônico. A solução possibilita ainda a consulta a indivíduos, placas e armas. As fotos, vídeos e áudios captados no momento do atendimento da ocorrência também podem ser registrados pelo policial militar no BMMob e transmitidos para o Sistema de Informações Operacionais da Brigada Militar (Siop), ficando anexados à ocorrência para auxiliar a investigação. “Achamos que teria muita resistência, mas como temos uma tropa renovada, que são adeptos da tecnologia, então foi mais fácil”, revela o major.

O aplicativo ainda otimiza o serviço dos policiais militares que atuam nos cartórios das unidades da Brigada. Anteriormente, todas comunicações de ocorrência e termos circunstanciados confeccionados fisicamente tinham que ser digitados nos cartórios. Hoje, com o BMMob, a documentação é feita digitalmente pelo policial militar na rua, transmitida para o Siop nos cartórios, onde passa apenas por revisão e conferência.

CP

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia visita o Vida & Saúde

Publicado

em



O Hospital Vida & Saúde recebeu nesta semana, a visita da deputada Estadual Zilá Breitenbach, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa/RS. Na oportunidade, a Deputada conheceu os principais serviços da Instituição e obteve informações sobre o andamento dos atendimentos em geral e das especialidades. Zilá colocou-se à disposição da Instituição e parabenizou a gestão do Hospital.

Zilá Breitenbach foi recebida pelos integrantes do Conselho de Administração do Hospital, Pedro Steffen e Nei Rotta; pela assessora de projetos, Luciene Schröder; pela gerente de RH, Rosmeri Schmidt; pelo diretor de infraestrutura, Rodrigo Calixto e pela coordenadora do Voluntariado, Zulamar Pudell.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Prefeitura prepara Desfile Cívico para 07 de setembro

Publicado

em



A equipe da Secretaria de Educação e Cultura realizou nesta quinta-feira (23), uma reunião para definir o cronograma do Desfile Cívico de Santa Rosa, que vai acontecer no dia 07 de setembro. Participaram diversas entidades e instituições de ensino, que em conjunto, organizam a programação.
Dentre as ações, foram apresentadas as primeiras atividades propostas para a Semana da Pátria e cada participante ficou responsável por dar início aos preparativos do desfile de sua instituição. A secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressaltou que o desfile é uma atividade que envolve toda a comunidade e que representa o maior evento cívico do município, “É uma data que envolve desde a criança de colo até os idosos, todos se reúnem para demonstrar o amor e o orgulho pelo nosso país. Infelizmente, nos últimos anos não conseguimos realizar o desfile, por causa da pandemia, o que reforça o significado do evento deste ano”. Na reunião foram definidos os temas propostos para o Desfile Cívico e foi realizada a pré-organização das atividades da Semana da Pátria
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mantei e Odaylson falarão na ACISAP sobre missão à Europa

Publicado

em



A ACISAP realiza na próxima terça-feira (28) reunião de associados tendo como convidados o prefeito Anderson Mantei e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder. Será a partir das 18h30 no auditório da Associação Comercial.

Os convidados farão um relato da Missão Europa, viagem organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e que levou técnicos e prefeitos de cinco cidades gaúchas, incluindo Santa Rosa, às cidades de Lisboa, Braga e Porto, em Portugal, e Madrid e Barcelona, na Espanha.

Mantei e Odaylson falarão da experiência obtida com a viagem e os encontros com agências de desenvolvimento dos municípios visitados e a as possibilidades visando atração de investimentos e negócios.

Conforme a ACISAP, interessados em participar da reunião devem confirmar suas presenças pelos fones 3512 5280 e 99108 0938.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×