Destaque
Ao menos 41 vacinas contra coronavírus estão sendo desenvolvidas: EUA e China já começaram testes em humanos

Uma corrida global para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus está em curso. Instituições de pesquisa e a indústria farmacêutica de todo o mundo correm contra o tempo para encontrar uma imunização segura e eficaz contra o vírus responsável pela Covid-19. Segundo um documento da OMS, ao menos 41 vacinas estão em desenvolvimento hoje — duas já em avaliação clínica, com teste em humanos, nos Estados Unidos e na China.
Há ainda iniciativas não registradas pela organização, como de pesquisadores do Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, ainda em fase pré-clínica.
Mesmo que as pesquisas pareçam avançadas, especialistas e a própria indústria farmacêutica ressaltam que ainda será necessário de um a dois anos para que a vacina esteja disponível. Isso porque os testes seguem protocolos rígidos para garantir que ela seja não só eficaz, mas segura para humanos. Mas, em casos extremos, como ocorreu também na epidemia de ebola, algumas concessões acabam tendo de ser feitas.
O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, explica que as vacinas que temos hoje nas redes pública e particular levam, em média, de oito a dez anos para chegarem às pessoas.
— Há muitas vacinas candidatas contra o coronavírus, mas muitos desafios também. O primeiro deles é como lidar com os diversos degraus de um processo de desenvolvimento, da fase 1 até a fase 4. Em um momento crítico, essas fases talvez não possam ser inteiramente respeitadas — destaca Cunha.
Porém, mesmo que todos os processos científicos ocorram o mais rápido possível, resta a etapa industrial, para desenvolver e produzir em escala, o que terá alto custo.
As pesquisas que não estão ainda em fase de testes em humanos estão em fase pré-clínica, o que significa que estão sendo testadas em tubo de ensaio ou em animais. Entre iniciativas ainda não listadas pela OMS está a do Incor (Instituto do Coração), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Segundo Jorge Kalil, coordenador do projeto, a equipe construiu uma “casca” de um vírus, vazia, e usa nela pedaços de coronavírus para tentar desencadear a resposta imune do organismo. Por não conterem material genético do vírus, esses vetores, que os cientistas batizaram com a sigla VLP (de “partículas semelhantes a vírus”, no inglês), não se reproduzem e têm maior grau de segurança.
Extra
Destaque
De Conti pede que Fundação recolha e doe óculos

Destaque
Indumóveis retoma reuniões com a Comissão Central

A manhã da quinta-feira (30 de junho) foi marcada pela retomada do trabalho de preparação da Indumóveis 2023. Uma reunião realizada no Centro Administrativo do Parque de Exposições reuniu presidentes e integrantes de Comissões, que a partir de hoje intensificarão ações para a feira.
Os voluntários foram recepcionados pelo presidente Tito Feix, que lembrou o trabalho realizado durante e após a pandemia. O empresário reiterou a importância de cada integrante para o sucesso do evento. “O desafio é para que cada comissão a partir de hoje intensifique o trabalho, alinhe projetos e execute ações”, afirmou.
Entre as ações previstas para a edição de 2023 está a Mostra Arq. e Design – com novo layout e localização; Restaurante de negócios, Salão de Imóveis, Concurso de Design e Espaço Startups.
A Indumóveis acontece de 02 a 11 de junho de 2023 no Parque de Exposições de Santa Rosa.
Destaque
Start Indumóveis 2023 reunirá imprensa

A Comissão Central da Indumóveis reunirá integrantes , autoridades e a imprensa para um café da manhã quando se dará início oficial da organização para a Indumóveis 2023. O evento está programado para ocorrer a partir das 07h30min, no Centro Administrativo do Parque de Exposições. A imprensa deve confirmar presença pelo fone/whats 55-999185697 com Luciana.
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo2 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized3 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM