Anvisa debate regulamentação de cigarros eletrônicos nesta sexta-feira
Connect with us

Saúde

Anvisa debate regulamentação de cigarros eletrônicos nesta sexta-feira

Publicado

em

portal plural anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está debatendo hoje (19) a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil. A reunião, inicialmente marcada para quarta-feira passada (17), foi adiada devido a problemas técnicos e operacionais identificados.

Desde 2009, uma resolução da agência proíbe a fabricação, comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape. No ano anterior, a diretoria colegiada aprovou, por unanimidade, um relatório técnico que recomendava a manutenção da proibição desses dispositivos e a implementação de medidas adicionais para combater o comércio ilegal, incluindo ações de fiscalização e campanhas educativas.

Os dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido), apesar da proibição de comercialização no Brasil, estão amplamente disponíveis em diversos estabelecimentos comerciais, e seu consumo, especialmente entre os jovens, tem aumentado.

Desde sua criação em 2003, esses dispositivos passaram por várias mudanças, incluindo produtos descartáveis ou de uso único, produtos recarregáveis com refis líquidos contendo propilenoglicol, glicerina, nicotina e flavorizantes, produtos de tabaco aquecido, e sistemas pods contendo sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido.

Em dezembro, a Anvisa abriu uma consulta pública para debater a situação dos dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil, buscando argumentos científicos e relatos relevantes sobre o tema. A proposta de resolução colocada em discussão pela agência era manter a proibição existente, e a consulta pública recebeu 7.677 contribuições antes de ser encerrada em fevereiro.

Apesar da promessa inicial de serem menos prejudiciais que os cigarros tradicionais, os cigarros eletrônicos contêm nicotina, uma droga psicoativa que

causa dependência e pode chegar ao cérebro em segundos, liberando substâncias químicas que provocam uma sensação imediata de prazer. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), a maioria dos vapes contém nicotina em forma líquida, juntamente com solventes, água, flavorizantes e aromatizantes. Centenas de substâncias tóxicas e cancerígenas foram identificadas nos aerossóis produzidos pelos cigarros eletrônicos.

O uso de cigarros eletrônicos foi associado a asma e ao aumento da rigidez arterial, representando um risco para o infarto agudo do miocárdio, da mesma forma que os cigarros tradicionais. Estudos de laboratório também mostraram que os cigarros eletrônicos podem ser carcinogênicos para os pulmões e a bexiga.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Destaque

Vida & Saúde recebe Selo Ouro no Programa do Prestador da Unimed

Publicado

em

portal plural vida & saúde recebe selo ouro no programa do prestador da unimed

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

O Hospital Vida & Saúde obteve o Selo Ouro no Programa do Prestador 2024 da Unimed Fronteira Noroeste/RS. O programa avalia prestadores de serviços de saúde credenciados na Unimed, premiando de acordo com o desempenho de cada instituição.

“Manter a excelência dos nossos serviços, com qualidade e segurança no atendimento, é um dos principais objetivos do Hospital, por isso, este tipo de avaliação é tão relevante para a instituição”, destaca a diretora-geral Vanderli de Barros.

O programa avalia desde a documentação legal obrigatória, passando por indicadores de qualidade e segurança do paciente e a gestão de reclamações. Além de avaliar, o programa incentiva boas práticas de segurança do paciente, visando a garantia da entrega de serviços de qualidade para a população.

Com média acima dos demais hospitais avaliados, o Vida & Saúde foi uma das quatro instituições da região a receber o Selo Ouro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça-feira

Publicado

em

portal plural mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça feira

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) informa que irá realizar, nesta terça-feira (15/04), um mutirão especial de vacinação contra a gripe. A ação acontecerá em horário estendido, das 17h30min às 21h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção da UBS Bela União. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente de quem não consegue comparecer durante o horário comercial.

Na última semana, a FUMSSAR recebeu uma nova remessa de vacinas contra o vírus influenza, que já foi distribuída entre as unidades. Na UBS Bela União, a vacinação será realizada em horário habitual, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Nos demais dias, a campanha de vacinação segue acontecendo conforme o cronograma de cada UBS. A imunização é destinada aos grupos prioritários, conforme listado abaixo.

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:

  • Pessoas acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais de transporte coletivo rodoviário
  • Caminhoneiros
  • Profissionais portuários
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Profissionais dos Correios
  • Pessoas em situação de rua
  • Indígenas e Quilombolas

Documentação necessária:

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação. Profissionais da saúde e professores devem levar comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (como crachá ou holerite). Gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal, e puérperas, um comprovante de parto realizado há até 45 dias.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

16ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para debater melhorias no SUS em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural 16ª conferência municipal de saúde reúne comunidade para debater melhorias no sus em santa rosa

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A Prefeitura de Santa Rosa, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a FUMSSAR, realizou nos dias 11 e 12 de abril, a 16ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Unijuí. O evento reuniu 260 delegados, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde, além de autoridades e da comunidade. Pela primeira vez, foi realizada de forma simultânea a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador(a) de Santa Rosa.

Com o tema “O SUS e você: Protagonistas da sua saúde”, as conferências foram marcadas por debates intensos, construção coletiva e participação efetiva dos segmentos representativos da saúde. Ao todo, foram apreciadas 329 propostas ao longo dos dois dias de programação. Durante a abertura, o presidente das conferências, Dr. Fábio Queruz, médico da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, destacou a importância do engajamento da população, “Este espaço é essencial para reafirmarmos o compromisso coletivo com a saúde pública, onde cada cidadão é protagonista na construção de um SUS mais forte, inclusivo e eficiente”.

A conferência também apresentou um retrato da diversidade e do engajamento dos participantes: a maioria era do gênero feminino (72,6%), com 48,4% representando o segmento de usuários e 46,6% participando pela primeira vez de uma conferência de saúde. As faixas etárias predominantes foram de 30 a 50 anos (37,2%) e de 20 a 30 anos (21,7%).

Além das propostas locais, foram eleitos os delegados que representarão Santa Rosa na 4ª Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos três segmentos: usuários, trabalhadores e gestores/prestadores.

Entre as propostas que serão encaminhadas ao Estado, destacam-se temas como:

– A promoção de ações intersetoriais para melhorar a saúde do trabalhador;

– A valorização dos profissionais da saúde, com incentivo à fixação no município;

– A criação de políticas de saúde mental no trabalho com enfoque multiprofissional;

– A inclusão da saúde do trabalhador na Rede de Atenção à Saúde do SUS;

– O incentivo à permanência do produtor no campo, com programas de diversificação e apoio à agroindústria familiar;

– A adequação da carga horária de trabalho, respeitando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×