Anvisa abre consulta pública para debate sobre rótulo em alimentos – Portal Plural
Connect with us

Geral

Anvisa abre consulta pública para debate sobre rótulo em alimentos

Publicado

em



 

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa quinta-feira (12), a realização de duas novas consultas públicas para colher as sugestões da sociedade sobre as propostas de revisão das atuais normas brasileiras de rotulagem nutricional de alimentos.

Mecanismo de participação social aberto aos interessados, a consulta pública é o recurso empregado por órgãos públicos para permitir que a população participe da discussão sobre futuros atos normativos ou temas de interesse social antes da tomada de decisões administrativas. Manifestações relevantes recebidas por escrito costumam ser levadas em consideração durante o debate em torno de temas que afetam o dia a dia dos cidadãos.

Atualmente, há 44 processos de consulta pública em aberto na Anvisa. Eles tratam dos mais diversos temas, indo do registro de produtos das chamadas “terapias avançadas” (termo empregado para se referir ao conjunto de tratamentos personalizados que inclui, entre outros, produtos de terapia celular e de engenharia de tecidos) ao debate sobre as regras para o uso de aditivos (conservantes, corantes e aromatizantes) em diversos tipos de alimentos.

Segundo a assessoria da agência reguladora, as duas novas consultas públicas tratarão de propostas de mudanças nas atuais regras de rotulagem dos produtos alimentícios, e visam a ajudar os consumidores na hora de escolher o que levar para casa, além de orientar os produtores a se adequarem às eventuais novas normas.

Entre outras coisas, a Anvisa propõe que os fabricantes tornem mais legíveis os dados nutricionais de seus produtores, adotando um modelo de rótulo frontal para os alimentos com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio – ingredientes associados a algumas das principais doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.

Os limites a partir dos quais a presença destes ingredientes configurará “alto teor” serão estabelecidos pela Anvisa e, pela proposta inicial, deverão ser adotados em duas etapas – com prazo de 42 meses até a completa implementação da medida.

Para facilitar a visualização das informações, o fabricante deverá utilizar fontes (letras) maiores quando seu produto contiver alto teor destes ingredientes. O desenho de uma lupa chamando a atenção para tal informação deverá constar na parte frontal do produto, na metade superior.

Outra novidade incorporada à tabela nutricional é a declaração padronizada de informações nutricionais por 100 gramas (g) ou 100 mililitros (ml), em complementação à atual declaração por porções. A proposta prevê também a inclusão do número de porções por embalagem do produto. A ideia é facilitar para o consumidor a comparação entre os conteúdos, sem a necessidade de ficar fazendo cálculos. Hoje essas medidas permitem uma grande variação, o que dificulta o entendimento das informações.

A autorização para a realização das audiências públicas deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. A partir da publicação, os interessados terão 45 dias para enviar suas contribuições. O formulário para envio das sugestões e os detalhes sobre a iniciativa estarão disponíveis no site da Anvisa. Acesse aqui a relação de consultas públicas já instauradas pela agência.

Agência Brasil
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Espetáculo da Orquestra Jovem de Santa Rosa é realizado na prefeitura

Publicado

em



A Orquestra Jovem de Santa Rosa realizou na manhã dessa segunda-feira (08), o evento “Música no Hall”, em comemoração ao aniversário de Santa Rosa. A atividade foi idealizada pela Secretaria de Educação e Cultura e ocorreu no Palácio Municipal 14 de Julho. O espetáculo teve a participação de secretários e servidores municipais, da Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Cleo Brinhol e do Vice-Prefeito Aldemir Ulrich.
Durante o evento, a orquestra apresentou diversas músicas. O final da manhã foi embalado ao som de Violino, Viola de Orquestra, Violoncelo e Piano. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermman, parabenizou os músicos pelo belíssimo espetáculo, “Ficamos felizes em apoiar projetos como este, pois com certeza, fazem a diferença na vida dos jovens, na sociedade e na parte cultural do nosso município”.
A Orquestra Jovem de Santa Rosa é um projeto realizado através do convênio entre a Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem de Santa Rosa e a Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Educação e Cultura. O projeto congrega crianças, jovens e adultos possibilitando o crescimento musical desde o nível básico até o mais avançado. Os participantes aprendem sobre música, por meio da prática de instrumentos, canto coral, concertos e apresentações, com o objetivo de desenvolver noções básicas de linguagem musical e também o refinamento do gosto musical, a sensibilidade, o intelecto e o emocional.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

WhatsApp implanta saída à francesa, modo invisível e bloqueio de print

Publicado

em



Mudanças visam, segundo a Meta, aumentar a segurança e a privacidade dos usuários
A Meta, holding que abriga Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira, 9, mudanças no comunicador instantâneo. A ideia dos novos recursos, segundo a empresa de Mark Zuckerberg, é dar ao usuário mais controle sobre suas mensagens. Além da criptografia de ponta a ponta, mensagens que se autodestroem, backups dos bate-papos, verificação em duas etapas e a capacidade de bloquear e denunciar chats indesejados, agora também será possível sair “à francesa” de grupos, escolher quem pode ver quando estamos online e bloquear captura de tela. As mudanças serão implantadas em diferentes prazos.
Sair dos grupos silenciosamente
Agora, é possível sair de um grupo silenciosamente, sem fazer grandes alardes. Em vez de notificar todo o grupo, apenas os administradores serão notificados. Esse recurso começará a ser lançado para todos os usuários este mês.
Escolha quem pode ver quando você está online
Outro recurso que vinha sendo muito solicitado é a capacidade de selecionar quem pode e quem não pode ver quando um usuário está online. Isso começará a ser implementado este mês.
Bloqueio de captura de tela
Também está sendo habilitado o bloqueio de captura de tela para mensagens de visualização única – o print não será mais eterno. Este recurso ainda está em fase de testes e a empres avisa que será lançado em breve.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Abertas inscrições para cursos os gratuitos a distância no IFFar Santa Rosa

Publicado

em



O IFFar publicou, no dia 03/08, edital com objetivo de selecionar interessados para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância e sem mediação. São ofertadas 3.200 vagas. As inscrições são gratuitas e vão até 22 de agosto.
Os cursos FIC sem mediação são cursos online realizados sem o acompanhamento de um tutor ou professor. Assim, o estudante tem autonomia para gerenciar o tempo de estudo, acessando os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo.
A seleção será por ordem de inscrição, por campus ofertante e por curso. Os candidatos classificados terão a matrícula efetivada automaticamente. Todas as informações sobre o processo estão no edital nº 253/2022.
O IFFar Campus Santa Rosa oferta os seguintes cursos:
Assistente Administrativo (160h) – 80 vagas
Microempreendedor Individual (160h) – 80 vagas
Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais (200h) – 80 vagas
Programador de Dispositivos Móveis (200h) – 80 vagas
AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS NO LINK
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×