Aneel define que conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Aneel define que conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro

Publicado

em

Marcello Casal jr/Agência Brasil


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (31) que a bandeira tarifária no mês de fevereiro será verde, ou seja, não haverá custo extra na conta de luz para os consumidores. Segundo a agência, o mês deverá ser chuvoso nas áreas onde estão localizados os principais reservatórios das hidrelétricas e o custo de geração de energia será menor. Dessa forma, não haverá necessidade de acionamento das usinas termoelétricas, que custam mais para gerar energia. 

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca.

EBC

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Governadores congelam de novo ICMS de combustível

Publicado

em



Governadores de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal elaboraram uma nota pública, a que o R7 Planalto teve acesso, em que defendem a prorrogação por mais dois meses do congelamento do ICMS sobre combustíveis. A nota é assinada pelos governadores, do Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Distrito Federal e São Paulo, tendo, portanto, entre os signatários, aliados e opositores do governo Bolsonaro.

A medida é considerada emergencial pelos governadores até que “soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas” e é justificada como um esforço dos governadores, que perdem arrecadação com a medida, para atenuar as pressões inflacionárias que atingem os brasileiros, especialmente os mais pobres.  Eles cobram solução permanente para o problema e citam o projeto de lei 1.472, de 2021, texto que está no Senado, como um texto que poderia resolver a questão estrutural do problema da alta dos combustíveis.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Santa Rosa Futsal e Sicredi, mais um ano de parceria

Publicado

em



Santa Rosa Futsal e Sicredi mantêm por mais um ano a parceria que vem dando certo. Esta será a terceira temporada com patrocínio da cooperativa de crédito.

O presidente do clube, Rodrigo Meinerz valoriza a manutenção da parceria: “nos faz acreditar que estamos no caminho certo, estamos retomando a credibilidade do esporte junto aos apoiadores”.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sindilojas não aceitará que o comércio seja prejudicado novamente

Publicado

em



A alta transmissão da variante Ômicron e a circulação da Influenza Sazonal tem deixado todos em alerta. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul tem orientado o atendimento ambulatorial e o isolamento e/ou quarentena em caso de sintomas e atestados positivos destes vírus.

O Sindilojas Fronteira Noroeste reconhece a gravidade da situação e alerta à comunidade para que não deixem de cumprir os protocolos e demais cuidados necessários. A Entidade reforça, mais uma vez, que o contágio não ocorre no ambiente comercial, que há dois anos vem sendo afetado pelo abre e fecha de estabelecimentos, quando é incalculável o prejuízo gerado e o número de lojas encerrando suas atividades.

Em caso de um possível fechamento do comércio dito não essencial, o Sindilojas destaca que não aceitará a medida, nem a limitação das atividades. ‘’Seguimos orientando os lojistas quanto às medidas de proteção e isso vem sendo cumprido. Quanto ao risco do fechamento, faremos tudo que está ao nosso alcance para não deixarmos isso acontecer novamente’’, destaca o presidente do Sindilojas, Leonides Freddi.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×