Geral
Andar de mãos dadas, comer 1 castanha ao dia e subir escada: 9 atitudes simples que melhoram a saúde
Mudar para uma rotina mais saudável não exige grandes revoluções. Há práticas simples que podem trazer benefícios consideráveis para o corpo e a mente. Confira algumas sugestões:
1. Dê a mão a quem você ama
Segurar as mãos de alguém especial pode ter um impacto profundo no seu estado emocional. Esse gesto ajuda a reduzir a pressão arterial, aliviar dores e amortecer experiências estressantes.
“Dar as mãos reflete muitas facetas do que significa ser humano”, destaca James Coan, psicólogo clínico e diretor do Laboratório de Neurociência Afetiva da Universidade da Virgínia.
2. Suba escadas
Trocar o elevador pelas escadas é uma dica clássica respaldada pela ciência. Uma meta-análise apresentada pela Sociedade Europeia de Cardiologia revelou que pessoas que sobem escadas regularmente têm 39% menos chances de morrer de doenças cardíacas e correm menor risco de derrame e ataque cardíaco.
3. Consuma uma castanha-do-pará por dia
Pesquisadores da USP descobriram que comer uma castanha-do-pará diariamente ajuda a repor selênio em idosos com comprometimento cognitivo leve, melhorando funções como fluência verbal e atenção.
O selênio, abundante nessa oleaginosa, é essencial para a saúde cerebral e do sistema nervoso central.
4. Aprenda a dizer “não”
Priorizar suas necessidades pode significar desapontar outras pessoas, mas é fundamental para o bem-estar. Lembre-se de que preservar sua saúde mental fortalecerá seus relacionamentos a longo prazo.
5. Faça o bem
Atos altruístas, como doar dinheiro, sangue ou seu tempo, trazem benefícios tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado. A prática do bem gera um ciclo de positividade e pode aumentar sua sensação de bem-estar.
6. Pratique atenção plena (mindfulness)
Essa forma de meditação foca em treinar a atenção. “Assim como treinamos o corpo, podemos treinar a mente”, explica Marcelo Demarzo, especialista no tema. A prática ajuda a observar e aceitar o momento presente, aumentando a clareza mental.
7. Faça uma revisão da vida
Revisitar o passado, seja por escrito ou em conversas, ajuda a identificar seus pontos fortes, aumentar a autoconsciência e aceitar quem você é. Esse processo, originalmente criado para idosos, também beneficia jovens e crianças, especialmente em momentos difíceis.
8. Cultive amizades
Relações próximas são essenciais para a saúde emocional. Pessoas com redes de apoio têm mais resiliência contra ansiedade e depressão. Investir tempo e dedicação nas amizades é tão importante quanto outras áreas da vida.
9. Valorize o ócio
Segundo Manuel Cuenca Cabeza, autor de Ócio Valioso para Envelhecer Bem, o ócio vai além do tempo livre: é sobre fazer algo que traz satisfação pessoal sem expectativa de recompensa externa. Esse tipo de atividade estimula a plasticidade cerebral, preserva capacidades e combate estigmas associados ao envelhecimento.
Incorporar essas práticas ao dia a dia pode transformar sua qualidade de vida de forma simples e significativa.
Fonte: Estadão
Geral
Steve Bannon ataca STF e compara Moraes a juiz nazista
O estrategista político norte-americano Steve Bannon, conhecido por seu papel na campanha de Donald Trump em 2016 e por suas conexões com líderes de extrema direita em todo o mundo, gerou controvérsia mais uma vez. Em uma entrevista a um canal brasileiro no YouTube neste domingo (19), Bannon fez comparações entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e juízes nazistas da década de 1930. Além disso, afirmou que as eleições presidenciais brasileiras de 2026 serão as mais decisivas do mundo e defendeu o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder.
Bannon criticou duramente Moraes, acusando-o de corrupção e autoritarismo. “O que esse juiz do Supremo faz é escandaloso. Os brasileiros sabem que ele é radical. Ele é como um juiz nazista dos anos 1930. Ele precisa ser removido do cargo. Sua justiça é mais corrupta que a de Lula”, disse ele.
O estrategista também ressaltou a relevância das eleições de 2026 para o Brasil e o mundo. “Precisamos vencer em 2026. A eleição mais importante do mundo será no Brasil. O povo brasileiro precisa restaurar Bolsonaro na Presidência”, afirmou.
Até o momento, o STF não se manifestou sobre as declarações de Bannon.
Embora atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro foi citado por Bannon como peça chave no futuro político do Brasil. Contudo, o ex-presidente enfrenta várias restrições legais, como a apreensão de seu passaporte desde fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga sua possível participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Na última semana, Bolsonaro tentou recuperar seu passaporte para comparecer à posse de Trump, mas o pedido foi negado por Moraes.
Fonte: Notícias ao minuto
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Instagram abandona formato quadrado e divide reações entre os usuários
Destaque
Água verde da Lagoa dos Patos em Tapes surpreende banhistas
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM