Amazônia enfrenta a pior temporada de queimadas em 17 anos, e corredor de fumaça se espalha por 10 estados
Connect with us

Destaque

Amazônia enfrenta a pior temporada de queimadas em 17 anos, e corredor de fumaça se espalha por 10 estados

Publicado

em

portal plural amazônia enfrenta a pior temporada de queimadas em 17 anos, e corredor de fumaça se espalha por 10 estados
Foto: Divulgação/Fiocruz

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A espessa camada cinza que cobre o céu é consequência dos incêndios na Amazônia, que registram o maior número de focos de fogo em 17 anos, agravados pela seca que afeta mais de mil cidades brasileiras. Especialistas afirmam que a fumaça atinge dez estados e deve persistir até o fim da semana.

A Amazônia está em chamas, com 59 mil focos de incêndio registrados desde janeiro. Este é o maior número desde 2008, e pode aumentar, já que os dados são atualizados mensalmente e agosto ainda não terminou. A fumaça gerada por esses incêndios está viajando milhares de quilômetros.

Além disso, a fumaça dos incêndios no Pantanal, em Rondônia, incluindo a queimada no Parque Guajará-Mirim há um mês, e na Bolívia, está contribuindo para a formação de uma densa camada cinza na atmosfera, que está se espalhando pelo país, formando um “corredor de fumaça”.

Até o momento, há relatos de fumaça nos seguintes estados:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Acre
  • Rondônia
  • Oeste do Paraná
  • Parte de Minas Gerais
  • Trechos de São Paulo
  • Amazonas

A previsão é que, a partir desta quarta-feira (21), o volume de fumaça aumente, impulsionado pelos ventos frios que trazem a frente fria do fim de semana. No restante do país, a situação também é preocupante, com o pior cenário de incêndios da última década.

Outro fator agravante é a seca, que alimenta os focos de incêndio, juntamente com as queimadas ilegais. Normalmente, a estiagem ocorre de agosto a outubro, com pico em setembro, mas este ano começou mais cedo, ainda em julho, devido aos efeitos do El Niño e do aquecimento do Atlântico. Como resultado, há menos umidade e chuvas no país, além do aumento das temperaturas, intensificado pelo aquecimento global.

Por que há tantos incêndios na Amazônia se o desmatamento diminuiu?

De acordo com o Inpe, o desmatamento na Amazônia diminuiu 45% no último ano, entre agosto de 2023 e julho de 2024, o que representa o menor índice de perda do bioma desde o início da série histórica, em 2015.

Luiz Aragão, pesquisador do Inpe que monitora queimadas, explica que, apesar da redução, o desmatamento ainda ocorre, e as áreas previamente desmatadas continuam sendo afetadas pelo fogo. Com o clima mais seco na região, o fogo se espalha facilmente, atingindo grandes proporções e gerando grandes quantidades de fumaça, como a que estamos vendo.

Como a fumaça se espalha por tantos quilômetros? 

O primeiro ponto é que a atmosfera, a camada de gases que envolve a Terra, é única. Mesmo que um evento seja isolado, como os incêndios na Amazônia, a fumaça pode ser transportada para outras regiões ao subir para a atmosfera.

O segundo ponto são as correntes de vento. Existe um fluxo natural que vem do oceano, entra pelo nordeste do Brasil, passa pela Amazônia, ganhando umidade, e segue para o sul do país. Desta vez, ao passar pela Amazônia, a corrente de vento encontrou a fumaça e a empurrou para o Sul, formando o “corredor de fumaça”.

Especialistas preveem que, a partir desta quarta-feira (21), a situação se agrave, com mais fumaça atingindo a capital São Paulo, avançando para o interior do estado, Belo Horizonte em Minas Gerais e várias cidades do Paraná.

Isso ocorrerá devido aos ventos frios que estão trazendo a frente fria para o Centro-Sul. Giovani Dolif, meteorologista do Cemaden, explica que o ar frio comprimirá a fumaça, fazendo com que ela se espalhe rapidamente pelo restante do país. No fim de semana, com a chegada da frente fria à parte central do Brasil, a fumaça será empurrada para o oceano, proporcionando uma breve trégua.

Fonte: G1

Compartilhe

Destaque

Portal Plural recebe Comenda da Brigada Militar pelos serviços prestados à comunidade

Publicado

em

portal plural na manhã desta terça feira (10), o portal plural foi agraciado com uma comenda da brigada militar em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, o ato de entrega ocorreu no a
Portal PLural
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Na manhã desta terça-feira (10), o Portal Plural foi agraciado com uma comenda da Brigada Militar em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, o ato de entrega ocorreu no auditório da Brigada e a Comenda foi entregue em mãos para o Diretor da empresa, Lucian Zorzan Andreola que e reafirmou o compromisso do portal em continuar servindo a comunidade com qualidade e integridade.

“Esse reconhecimento é para todos, nossos colabores e seguidores. Graças a comunidade, nosso trabalho ganhou reconhecimento e chega cada vez mais longe. Obrigado a todos que fazem parte desta história, é um momento muito importante, onde um trabalho árduo foi reconhecido”, disse o diretor da empresa.

A comenda, destaca a importância do Portal Plural na disseminação de informações relevantes e na promoção da segurança e bem-estar da população.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Início do pagamento antecipado do IPVA 2025 começa hoje (11) no RS

Publicado

em

portal plural a partir desta quarta feira (11), começa o pagamento antecipado do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (ipva) 2025. os valores podem ser consultados no site do detran
Foto: Divulgação
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A partir desta quarta-feira (11), começa o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Os valores podem ser consultados no site do Detran.

No Rio Grande do Sul, são mais de 7,7 milhões de veículos emplacados. Os motoristas – pessoas físicas – que pagarem o imposto até 30 de dezembro terão uma redução de até 28,13%, considerando os descontos máximos por antecipação, Bom Motorista e Bom Cidadão, além da não variação da UPF/RS. Para pessoas jurídicas, a redução é de 10,16%. Há também descontos para quem pagar o imposto nos primeiros meses de 2025. Quem optar por realizar o pagamento até 31 de janeiro terá uma redução de até 24,80%. Pagamentos até 28 de fevereiro podem ter desconto de 22,40%, e até 31 de março, o desconto pode ser de 20,80%, sempre considerando os descontos máximos do Bom Motorista e Bom Cidadão.

Descontos para Antecipação

  • De 11 a 30 de dezembro: até 28,13%
  • Até 31 de janeiro de 2025: até 24,80%
  • Até 28 de fevereiro de 2025: até 22,40%
  • Até 31 de março de 2025: até 20,80%

Bom Cidadão

Por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o benefício do Bom Cidadão pode conceder até 5% de redução no tributo para motoristas que solicitarem pelo menos 150 notas fiscais com CPF. Os proprietários de veículos que pedirem entre 100 e 149 notas recebem 3% de desconto, e aqueles que contabilizarem entre 51 e 99 notas terão um desconto de 1%. Para o IPVA 2025, são consideradas as compras realizadas no período de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024.

Bom Motorista

O desconto do Bom Motorista é decorrente da aplicação da Lei nº 11.400/99. Será concedido um desconto de até 15% no valor do IPVA 2025 ao condutor e proprietário de veículo automotor que não tenha incorrido em infração de trânsito conforme os seguintes períodos:

  • Sem multas de 1º/11/2023 a 31/10/2024: 5%
  • Sem multas de 1º/11/2022 a 31/10/2024: 10%
  • Sem multas de 1º/11/2021 a 31/10/2024: 15%

Para a aplicação dos descontos do Bom Motorista, será considerada a data da inserção do registro da infração nos sistemas de informação do Estado.

Pagamento Parcelado

Outra opção é parcelar o valor em até seis vezes, entre janeiro e junho do próximo ano. O parcelamento não tem juros, e o condutor que optar por essa modalidade deve pagar a primeira parcela até o dia 31 de janeiro. As parcelas podem ser pagas nos bancos conveniados ou por meio de Pix. As parcelas com vencimento em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Prazo de Pagamento

Os motoristas que não optarem pela antecipação ou parcelamento terão até o dia 30 de abril para quitar o IPVA. Neste ano, não haverá dias diferentes para cada final de placa. Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não terá descontos de antecipação, apenas os do Bom Motorista e Bom Cidadão.

Formas de Pagamento

  • Via Pix: Acesse o QR Code no site da Receita Estadual, no site do Detran, ou no aplicativo IPVA disponível na AppStore e Google Play.
  • Rede Bancária Credenciada: Sem guia de arrecadação, informando PLACA e RENAVAM ao banco.

Bancos Conveniados

  • Banrisul (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
  • Sicredi (inclusive para não correntistas no caixa)
  • Sicoob (inclusive para não correntistas no caixa)
  • Lotéricas da Caixa Econômica Federal (inclusive para não correntistas nas casas lotéricas)
  • Banco do Brasil (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento WhatsApp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
  • Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento)

    Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Grupo Familiar do noroeste do RS é suspeita de sonegar R$ 20 milhões em impostos

Publicado

em

portal plural foto polícia civil divulgação
Foto: Polícia Civil/ Divulgação
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Polícia Civil cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 11, contra um grupo familiar suspeito de sonegar R$ 20 milhões da Receita Estadual. As buscas foram realizadas em seis cidades da Região Noroeste: Tenente Portela, Ijuí, Erval Seco, Chapada, Derrubadas e Santo Ângelo. A operação, intitulada “Resgate Fiscal,” foi coordenada pelo delegado Augusto Zenon, titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção, com o apoio do Departamento de Polícia do Interior, contando com mais de 60 policiais.

A investigação começou após uma denúncia do Ministério Público (MP), baseada em uma apuração da Receita Estadual que identificou um débito de R$ 20 milhões em sonegação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), indicando possível crime tributário. A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para investigar o caso.

Inicialmente, a Receita Estadual descobriu que quatro empresas familiares participavam de um esquema fraudulento para sonegação de impostos, acumulando aproximadamente R$ 20 milhões em créditos tributários devidos ao Estado. A investigação revelou que o esquema foi ampliado com a inclusão de mais dois familiares e suas respectivas empresas.

Durante a operação, o delegado Cassiano Cabral, diretor da Divisão de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), relatou a apreensão de mais de R$ 15 mil, celulares, computadores e documentos.

Como funcionava o esquema:

Segundo a polícia, o grupo se dividia em diversas microempresas participantes do Simples Nacional, que oferece benefícios fiscais. Dessa forma, os investigados pagavam valores de ICMS menores do que se fossem considerados um único empreendimento.

Evidências coletadas durante a investigação incluíram compras feitas com o mesmo e-mail para todas as empresas e o uso do mesmo veículo para transporte de mercadorias. Os estabelecimentos das empresas estavam localizados em um único prédio, com estoques desordenados, e utilizavam o mesmo sistema informático para gestão.

Durante as buscas, foi encontrado um galpão usado para estocagem e separação de produtos.

— Isso mostra que se trata de um único empreendedor, não uma fragmentação entre vários empresários, mas sim um empresário único que fragmenta suas operações entre os familiares para obter benefícios fiscais — afirmou o delegado.

Além dos mandados de busca e apreensão, a polícia solicitou a alienação de 12 veículos, avaliados em mais de R$ 1 milhão. Os suspeitos podem responder por fraude fiscal, sonegação de tributos, falsidade ideológica e falsificação de documentos.

— As operações de combate a crimes tributários são fundamentais para proteger a economia do Estado, enfrentando a sonegação fiscal que priva os cofres públicos de recursos essenciais que poderiam ser aplicados em áreas como saúde, educação e segurança — destacou Cabral.

O delegado também anunciou que, em 2025, o Deic terá uma equipe especializada e dedicada ao combate à sonegação, trabalhando em parceria com a Receita Estadual e o MP.

Fonte: Grupo Sepé

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×