Alunos da Rede Municipal de ensino participam da 16ª Olimpíada Nacional da História do Brasil
Connect with us

Ensino

Alunos da Rede Municipal de ensino participam da 16ª Olimpíada Nacional da História do Brasil

Publicado

em

portal plural alunos da rede municipal de ensino participam da 16ª olimpíada nacional da história do brasil
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa estão participando da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que teve início no dia 13 de maio. A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nesta edição, estão participando 15 alunos do 8º e 9º anos, da EMEF Professor Francisco Xavier Giordani e da EMEF Marquês do Herval, orientados e liderados pelos professores do componente curricular de História.

A prova conta com seis fases online com duração de uma semana cada. Se aprovados nas seis etapas, os estudantes participarão da grande final que será presencial e está prevista para o dia 24 de agosto, na cidade de Campinas, em São Paulo. As avaliações preveem questões de múltipla escolha e a realização de tarefas.

A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente e permite que aprendam durante a realização da prova, oportunizando a discussão de temas que nem sempre são abordados em sala de aula. O conteúdo apresentado nas questões contempla além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, envolvendo geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

Compartilhe

Ensino

Mulheres representam 60% do total de inscritos no Enem 2024

Publicado

em

portal plural mulheres são 60% dos inscritos no enem 2024
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

As mulheres representam a maior parte dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 (Enem), totalizando 60,59%, enquanto os homens somam 39,41%. Esses dados foram divulgados pelo Painel Enem 2024, criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A plataforma oferece acesso a informações sobre os 4.325.960 inscritos confirmados nesta edição do exame. Os dados podem ser filtrados por região, unidade da federação e município, permitindo aos participantes consultar detalhes sobre faixa etária, sexo, raça/cor, tipo de inscrição e situação em relação ao ensino médio, entre outros aspectos.

De acordo com a nova ferramenta que analisa a raça e/ou cor dos candidatos, a maioria se autodeclara parda (1.860.766), seguida por brancos (1.788.622) e pretos (533.861). Outros 62.288 candidatos se identificam como amarelos e 29.891 como indígenas. Mais de 51 mil participantes fizeram a autodeclaração étnico-racial.

Em relação à faixa etária, a maior parte dos inscritos (35,6%) tem 16 anos ou menos, totalizando 1,54 milhão. Os candidatos de 17 anos representam 21,7% (938,5 mil), seguidos por aqueles entre 21 e 30 anos (14,8%, ou 639,8 mil). Os participantes com 18 anos correspondem a 9,8% (425 mil), enquanto os de 31 a 59 anos somam 8,1%. Os de 19 anos são 5,7%, e a faixa de 20 anos representa 3,9%. A edição deste ano conta com 9.950 inscritos com mais de 60 anos (0,2% do total).

Do total de 4.325.960 inscritos, 1,6 milhão são concluintes do ensino médio, enquanto 841.546 (19,4%) estão no segundo ano ou equivalente. Há também 24.723 (0,6%) que não cursaram nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem como treineiros para testar seus conhecimentos. O Inep destaca que esses dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023.

Entre as 5.074.791 inscrições, 4.325.960 foram confirmadas, o que representa um aumento de 9,95% em relação a 2023. Do total de inscrições confirmadas, 63,6% são isentas da taxa de inscrição, enquanto 36,4% pagaram o valor de R$ 85.

Os estudantes que têm direito à isenção da taxa do Enem 2024 incluem aqueles matriculados no último ano do ensino médio em escola pública, os que recebem bolsa integral em escola privada, os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além dos participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.

Fonte: O Sul
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Inscrições do Enem aumentam 10% em relação ao total de 2023

Publicado

em

portal plural rafa neddermeyeragência brasil
Fonte: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou 4.325.960 inscrições confirmadas, o que representa um aumento de 9,95% em relação ao ano anterior.

O exame, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.

Dentre os inscritos, a maioria já concluiu o ensino médio, totalizando 1,8 milhão, enquanto 1,6 milhão está finalizando essa etapa de educação. Essas informações foram obtidas através das autodeclarações feitas pelos participantes no ato da inscrição, com estimativas baseadas no Censo Escolar 2023.

Adicionalmente, 19,4% (841.546) das inscrições são de estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio, e 24.723 (0,6%) são de pessoas que não cursaram nem completaram o ensino médio, que realizarão o Enem para testar seus conhecimentos. Estes últimos são considerados “treineiros” no exame.

O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849, seguido por Minas Gerais com 393.007 e Bahia com 376.352.

Esta edição do Enem contará com 140 mil salas de prova, distribuídas em aproximadamente 10 mil locais de aplicação em 1.753 municípios em todo o Brasil.

Fonte: Agência Brasil
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Corsan inicia visitas da comunidade à estação de tratamento de água

Publicado

em

portal plural corsan inicia visitas da comunidade à estação de tratamento de água
Fonte: Divulgação/Corsan
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont – Polivalente visitaram a estação de tratamento de água e os laboratórios da Corsan em Santa Rosa, na tarde de terça-feira, 22. Esta foi a primeira visita guiada no município e integra o programa Portas Abertas, criado para receber alunos e público em geral nas instalações da Companhia.

Os estudantes viram de perto como funcionam as etapas do caminho da água, desde a captação, em rios, arroios ou poços artesianos até chegar às torneiras dos consumidores, depois de passar por tratamento e ser enviada aos reservatórios. Também receberam explicações sobre o constante monitoramento dos padrões de potabilidade (realizado em laboratórios), a importância do consumo da água tratada e como evitar o desperdício. Após a visita, o grupo esclareceu dúvidas sobre os sistemas de abastecimento de água e de esgoto.

“A visita guiada nos laboratórios da Corsan colabora com o aprendizado prático e enriquecedor sobre o processo de tratamento de água, complementando os conteúdos teóricos abordados em sala de aula nas disciplinas de Biologia, Saúde e Risco Alimentar,” afirma a professora Joice Waier. Os alunos foram recebidos pela agente de tratamento de água e esgoto Sandra Marotzki.

Programa Portas Abertas

O caminho percorrido pela água e o tratamento de purificação pelo qual ela passa antes de chegar às torneiras dos consumidores pode ser conhecido pela população em visitas que estão sendo promovidas pela Companhia às suas instalações nos municípios onde atua. Essa iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, criado para receber instituições de ensino, organizações e o público em geral. Uma das maiores estações de tratamento de água da região das Missões está localizada em Santa Rosa.

Quem fizer a visita ficará sabendo como funciona o sistema de abastecimento, desde a captação da água em rios, arroios, barragens ou poços artesianos. Daí, ela segue para as estações de tratamento, onde é purificada, e depois vai para os reservatórios, onde fica armazenada para ser distribuída a residências, escolas, estabelecimentos comerciais e industriais, entre outros clientes.

Um dos pontos mais interessantes da visita é a demonstração de como a água é tratada para alcançar a potabilidade e ser consumida com segurança. Além dos processos químicos para isso, a qualidade é monitorada constantemente, com a realização de muitas análises diárias em laboratórios.

As escolas interessadas em fazer as visitas devem agendar com a analista de responsabilidade social Bibiany de Oliveira Costa, pelo telefone (55) 99625-2445.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×