Alunos da Rede Municipal de ensino participam da 16ª Olimpíada Nacional da História do Brasil
Connect with us

Ensino

Alunos da Rede Municipal de ensino participam da 16ª Olimpíada Nacional da História do Brasil

Publicado

em

portal plural alunos da rede municipal de ensino participam da 16ª olimpíada nacional da história do brasil
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa

FAST AÇAÍtopo humbeto pluralNuveraAcademia Persona

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa estão participando da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que teve início no dia 13 de maio. A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nesta edição, estão participando 15 alunos do 8º e 9º anos, da EMEF Professor Francisco Xavier Giordani e da EMEF Marquês do Herval, orientados e liderados pelos professores do componente curricular de História.

A prova conta com seis fases online com duração de uma semana cada. Se aprovados nas seis etapas, os estudantes participarão da grande final que será presencial e está prevista para o dia 24 de agosto, na cidade de Campinas, em São Paulo. As avaliações preveem questões de múltipla escolha e a realização de tarefas.

A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente e permite que aprendam durante a realização da prova, oportunizando a discussão de temas que nem sempre são abordados em sala de aula. O conteúdo apresentado nas questões contempla além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, envolvendo geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

Compartilhe

Ensino

Criação de cursos EaD está suspensa até março de 2025, decide MEC

Publicado

em

portal plural criação de cursos ead está suspensa até março de 2025, decide mec

Academia Personatopo humbeto pluralFAST AÇAÍNuvera

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu até10 de março de 2025 a criação de novos cursos de graduação a distância, novas vagas e polos de Ensino a Distância (EaD). A medida foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União na sexta-feira (7).

Segundo o ministério, a decisão é parte do processo de revisão do marco regulatório da educação a distância (EaD), que tem como objetivo garantir a sustentabilidade e a qualidade dos cursos de graduação oferecidos nessa modalidade.

Além da suspensão da criação de novos cursos, também estão vetados o aumento de vagas em cursos de graduação EaD e a criação de polos EaD por instituições do Sistema Federal de Ensino, inclusive por universidades e centros universitários.

Para isso, o MEC diz que irá realizar um processo de diálogo público envolvendo gestores, especialistas, conselhos federais e representantes das instituições de ensino superior e estabelecerá um cronograma para revisar o marco regulatório, que deve ser concluído até 31 de dezembro de 2024.

Novos cursos, aumentos de vagas e novos credenciamentos só serão liberados após a conclusão deste processo, inclusive para as instituições universitárias.

“Além da avaliação sobre as possibilidades e condições de oferta de cursos específicos, o MEC pretende promover um processo de diálogo público sobre aspectos relevantes que irão orientar a revisão das atuais regras de credenciamento e autorização de cursos, formas de avaliação, parâmetros de qualidade e diretrizes da educação a distância”, diz a pasta, em nota.

Ainda este ano, o MEC também vai apresentar os resultados de uma consulta pública de outubro do ano passado para discutir alterações na regulação dos cursos de graduação a distância e definir as principais preocupações recebidas.

Cursos EAD para formação de professores

No final do último mês de maio, a pasta também homologou novas diretrizes para cursos de formação de professores, limitando o ensino a distância a 50% da carga horária e exigindo que metade do curso seja presencial.

Dos que se formam em licenciatura, quantos estudaram em cursos particulares à distância?

As novas regras se aplicam a cursos de licenciatura, formação pedagógica para graduados não licenciados, e segunda licenciatura.

As novas diretrizes foram sugeridas em um parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) e definem quanto da carga horária pode ser EAD e qual a estrutura curricular dos cursos, entre outros detalhes.

As principais mudanças são:

  • Inclusão do ensino presencial no modelo EAD: os cursos EAD deverão ter 50% de sua carga horária total ofertada de maneira presencial. Ou seja, das 3.200 horas (em cursos com duração de, no mínimo, 4 anos), 1.800 devem ser presenciais.
  • Estrutura curricular: Os cursos devem ter uma estrutura geral dividida em quatro núcleos: formação básica, formação específica da área de formação, estágio supervisionado e extensão.
  • Formação para graduados não licenciados: Aumento da carga horária mínima na formação pedagógica para graduados não licenciados para 1.600 horas.
  • Segunda licenciatura: Os cursos devem ter carga horária mínima de 1.200 a 1.800 horas.

Fonte: G1.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

19ª Feira do Livro de Santa Rosa vai acontecer no próximo mês

Publicado

em

portal plural 19ª feira do livro de santa rosa vai acontecer no próximo mês

FAST AÇAÍNuveraAcademia Personatopo humbeto plural

Lançamento de livros e publicações diversas, sessões de autógrafos, contação de histórias e muitas outras ações vão estar à disposição da população a partir do próximo mês. A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Educação e Cultura, divulgou as datas da 19ª Feira do Livro. O evento que acontece todos os anos vai ser realizado de 04 a 09 de julho. O tema escolhido para essa edição é: “200 anos da imigração alemã para o Brasil” e o slogan: “Ler e sempre aprender”.

O evento vai acontecer, pela terceira vez consecutiva, na Praça da Bandeira, ao ar livre. Vão ser 06 dias de muitas atividades, dentre elas: oficinas, apresentações, palestras e homenagens. A Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, destaca que a feira é um momento aguardado pelos estudantes e por toda a comunidade, “A Feira do Livro é uma oportunidade de encontro com a cultura e a leitura. Estamos realizando todos os preparativos para em julho, vivenciarmos outra vez, esta incrível experiência”.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Escolas de Ensino Infantil estão sendo finalizadas em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural escolas de ensino infantil estão sendo finalizadas em santa rosa

FAST AÇAÍNuveraAcademia Personatopo humbeto plural

Falta pouco para a Prefeitura de Santa Rosa concluir a construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito, na Vila Pereira. A unidade já está com 96% da obra pronta, restando apenas os acabamentos finais: pintura, revestimentos e a finalização da parte elétrica. A previsão é de que o prédio com 1.510,23 m² de área, seja entregue nos próximos dias, com o início das aulas no local. Mais de R$ 6 milhões de recursos próprios, das economias da gestão, foram investidos no projeto.

O novo local vai proporcionar mais vagas para a educação infantil. Atualmente, a EMEI atende 76 crianças, em turmas de berçário, maternal e pré-escola. Com o novo prédio, vai ser possível ampliar o atendimento através de mais de 100 novas vagas (alunos que estão na lista de espera da Central de Vagas e serão chamados). O prefeito Anderson Mantei, destaca que esta é mais uma obra de grande porte e bem estruturada, cujo projeto foi desenvolvido a fim de ampliar o atendimento e proporcionar um ensino de qualidade para os alunos da Rede Municipal de Ensino, “Este é um importante investimento que fizemos das economias da nossa gestão para atender melhor as famílias e as crianças de Santa Rosa. Estamos avançando nas obras de educação para entregar escolas com mais infraestrutura, segurança e qualidade para os alunos. Nosso objetivo é seguir ampliando o número de vagas, atendendo esta importante demanda da comunidade”.

O prédio fica localizado na Rua José Maicá, nº 75 – Vila Pereira, no bairro Cruzeiro. A unidade vai contar com 10 salas de aula, refeitório, sala de professores, solários, espaço recreativo e demais ambientes planejados e organizados. Além da ampliação das turmas e do número de vagas, a Prefeitura também reforçou o quadro de profissionais. Vão atuar na nova escola mais 10 monitores e 3 professores de educação infantil. Junto com a Amor Perfeito, estão em andamento no município, outros 02 grandes projetos de construção de EMEIs (São Francisco e Andressa Ferreira). Com as novas escolas, vai ser possível disponibilizar mais 559 vagas na Educação Infantil. Outro grande investimento foi realizado na aquisição de equipamentos e móveis para os novos prédios. Para isso, mais de R$ 1 milhão foram investidos nas 3 escolas, com recursos próprios do município, para a aquisição destes materiais.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×