Clima/Tempo
Alerta de chuvas intensas emitido pela Defesa Civil para Região do RS nesta segunda-feira

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado no domingo à noite, alertando sobre a possibilidade de “chuvas intensas, descargas elétricas e risco de alagamentos” na Região Oeste e parte da Campanha na manhã de segunda-feira. O período de maior risco é previsto das 6h às 10h, e a orientação é que as pessoas permaneçam seguras, desliguem os aparelhos eletrônicos e fechem bem portas e janelas durante o mau tempo. Em caso de dúvidas, a população deve contatar a Defesa Civil de seu município.
Após um fim de semana ensolarado e quente em muitas áreas do Estado, espera-se que o mau tempo retorne devido à presença de um cavado sobre a Argentina. Isso aumenta a probabilidade de chuvas intensas em algumas regiões do Rio Grande do Sul, principalmente no Oeste, mas também em municípios do Sul, embora com menos intensidade do que as áreas mencionadas pela Defesa Civil. No Norte, Serra e Região Metropolitana, o sol deve aparecer, mas há possibilidade de chuvas isoladas à tarde.
Para terça-feira, espera-se tempo instável, especialmente nas Missões, com alertas de tempestades emitidos pelos institutos de meteorologia, prevendo muita nebulosidade e chuvas ao longo do dia. O mau tempo deve persistir na maior parte do Estado na quarta e quinta-feira.
Em Santa Rosa, de acordo com o Clima Tempo, a segunda-feira, deve ter os termômetros variando entre 20 e 25ºC, com a expectativa de 43mm de chuva.
Fonte: GZH
Clima/Tempo
Quarta-feira de Cinzas será de sol e calor intenso no RS

O Rio Grande do Sul terá uma Quarta-feira de Cinzas (5) com tempo firme e temperaturas elevadas. A atuação de uma massa de ar quente sobre a região manterá o sol predominando ao longo do dia.
As máximas mais altas estão previstas para cidades da Fronteira Oeste, Região Metropolitana, Vale do Sinos e Vale do Taquari.
Em Santa Rosa, o calor será intenso, com termômetros variando entre 23°C e 35°C. Apesar do tempo seco na maior parte do dia, pode haver pancadas isoladas de chuva em alguns momentos.
[mailpoet_form id="1"]Clima/Tempo
Geada e frio abaixo de zero em pleno Fevereiro no Centro da Argentina

Uma massa de ar frio trouxe temperatura abaixo de zero e geada em pleno fevereiro nesta terça-feira para cidades da província de Buenos Aires, onde apenas poucos dias atrás os termômetros marcavam temperaturas máxima ao redor a acima de 40ºC.
Geadas precoces em fevereiro foram registradas hoje cedo no centro da província de Buenos Aires, um evento pouco comum para a época do ano, como mostram imagens publicadas a partir de várias cidades nas redes sociais.
Embora estações oficiais do Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) não tenham registrado marcas negativas, medições particulares apontaram temperaturas abaixo de zero, o que é incomum nesta época do ano.
Os produtores rurais da região destacaram que as baixas temperaturas no meio da safra de verão, a principal da Argentina, podem afetar cultivos de verão como o milho e a soja, além de forragens para a pecuária.
Estações do Serviço Nacional de Meteorologia registraram mínima de 7,7ºC em La Plata, capital da província de Buenos Aires. Na região metropolitana, Ezeiza anotou 8,0ºC. Na cidade de Buenos Aires, a mínima oficial no Observatório Central desceu a 12,9ºC. Na costa, Mar del Plata teve gelados 4,4ºC.
No interior da província de Buenos Aires, as mínimas foram de inverno. As estações do SMN apontaram 1,0ºC em Benito Juárez; 2,3ºC em Azul; 2,5ºC em Olavarría; 2,9ºC em Coronel Suárez; 3,5ºC em Bolivar; 3,6ºC em Tandil; 4,8ºC em Villa Gesel; 5,1ºC em Dolores; e 5,2ºC em Las Flores.
A massa de ar frio derrubou a temperatura também no Uruguai, onde o Institito Uruguaio de Meteorologia registrou hoje cedo mínimas de 9,4ºC em Lavalleja; 10,8ºC em San José; 12,2ºC em Florida; 12,3ºC em San Jacinto; 12,8ºC em Rocha; e 13,0ºC em Montevidéu (Melilla).
A influência do ar frio no Uruguai e na Argentina trouxe a temperatura hoje cedo para 13,7ºC em Pinheiro Machado, no Sul do Rio Grande do Sul. Nesta quarta, cidades do Sul e da Campanha devem amanhecer com temperatura baixa para fevereiro. Como a parte mais intensa do ar frio e seco não chega ao território gaúcho, a temperatura segue apenas agradável na maioria das cidades gaúchas.
[mailpoet_form id="1"]
Clima/Tempo
Rio Grande do Sul registra frio três dias após calor histórico de 41°C

Parece difícil de acreditar, mas apenas três dias depois de ter enfrentado calor histórico com marcas acima de 41ºC o Rio Grande do Sul começou esta sexta-feira com frio para os padrões de fevereiro em algumas cidades.
De acordo com dados de estações automáticas particulares, as temperaturas mínimas na madrugada desta sexta desceram a 11,2ºC em Herval e a 13,9ºC em Pinheiro Machado, ambos municípios do Sul do estado. São marcas baixas para fevereiro e muito abaixo do que vinha se registrando.
A queda da temperatura se deu pela presença de ar mais seco e ameno com tempo aberto que atuou durante as primeiras horas desta sexta na região Sul e na Campanha do Rio Grande do Sul depois da passagem de uma frente fria.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas hoje de 14,8ºC na Barra do Chuí; 14,9ºC em Jaguarão; 15,4ºC em São José dos Ausentes; 15,6ºC em Vacaria; 15,9ºC em Bagé; 16,2ºC em Cambará do Sul; 16,3ºC em Canela; 16,5ºC em Capão do Leão; e 16,7ºC em Rio Grande e em Canguçu.
Apenas três dias atrás, o Rio Grande do Sul estava no pico da onda de calor. Com máxima oficial de 39,8°C, Porto Alegre teve na terça uma das dez maiores temperaturas desde o começo dos registros em 1910, a 5ª maior máxima em fevereiro da série histórica de 115 anos e a maior máxima em fevereiro desde a onda de calor de 2014.
Na Grande Porto Alegre, a temperatura máxima em Campo Bom de 41,3ºC na terça ficou 0,1ºC abaixo do recorde de fevereiro de 41,4ºC em 1º/2/2013, no segundo dia mais quente no mês já observado na cidade do vale em 41 anos de medições. Só 0,6ºC abaixo do recorde absoluto de 41,9ºC, de 16/11/1985.
Ar mais quente e úmido de origem tropical volta a cobrir o Rio Grande do Sul neste fim de semana com mínimas e máximas mais altas do que hoje e com abafamento, o que vai favorecer pancadas de chuva em muitos locais e temporais isolados.
Fonte: MetSul.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM