Alenrio empossa Anatólio Gach como seu primeiro membro honorário - Portal Plural
Connect with us

Senac

Alenrio empossa Anatólio Gach como seu primeiro membro honorário

Publicado

em


topo humbeto pluralNuveraFAST AÇAÍAcademia Persona

Cerimônia de posse e documentário serão exibidos pelos canais de comunicação da Academia de Letras

 

A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio disponibilizará em seus canais de comunicação, no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, a Cerimônia de Posse de Anatólio Gach, como seu primeiro membro honorário. Nascido em Novo Machado, o homenageado de 83 anos é um dos fundadores da cátedra de Língua Portuguesa na Rússia, onde reside atualmente.

A história do professor emérito da Universidade de São Petersburgo, intermediada pelo poeta Narlan Matos, será exibida no documentário “Do Povoado Pratos a São Petersburgo: Memória e História de Anatólio Gach”, dirigido pela jornalista Rejane Fiepke Carpenedo. Objetivando resgatar as lembranças de Anatólio no município de Novo Machado, o grupo de trabalho da Alenrio realizou uma intensa pesquisa exploratória e documental, com inúmeras entrevistas e catalogação de fontes históricas da família Gach no Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO

  • Solenidade de posse
  • Documentário “Do Povoado Pratos a São Petersburgo: Memória e História de Anatólio Gach”

https://www.youtube.com/channel/UCXnIFlvYOTk1lmLl2X8sn8w
https://www.facebook.com/AlenrioRS/

 

QUEM É ANATÓLIO GACH

 

Filho de imigrantes, Anatólio Gach nasceu em 18 de setembro de 1937 no Povoado Pratos, hoje Distrito do município de Novo Machado, no Rio Grande do Sul. Em 1952 seus pais decidiram retornar para o Leste Europeu, período em que Anatólio estava com 15 anos de idade.

Após concluir os estudos universitários, em 1961 Anatólio Gach contribui para a criação do primeiro Departamento da Língua Portuguesa em solo russo, na Universidade de São Petersburgo. Esta iniciativa foi responsável pela introdução e difusão da Língua Portuguesa em território russo e em todo o Leste Europeu, a partir de um trabalho intenso e desafiador.

Hoje o Professor Doutor Anatólio Gach está com 83 anos e reside em São Petesburgo, na Rússia. Nas constantes trocas de correspondências eletrônicas com os membros da Alenrio, ele enfatiza a saudade que sente da terra natal, do Povoado Pratos de sua infância, onde em meio à mata fechada aprendeu a pescar, caçar, andar a cavalo e tomar chimarrão.

 

Fonte: Assessoria Alenrio

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ciência

Projeto elaborado por alunos do Senac Santa Rosa visa reduzir a emissão de gases poluentes

Publicado

em

portal plural alunos senac santa rosa

FAST AÇAÍAcademia PersonaNuveratopo humbeto plural

GreenSteps é o nome do trabalho elaborado pelos alunos do curso de Aprendizagem do Senac Santa Rosa, João Gabriel Antunes e João Pedro Ghilardi, que foi escolhido para ser apresentado no Experience Senac 2023 – evento realizado pelo Senac-RS, que acontece em outubro, em Porto Alegre. Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis, que visa incentivar a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera pelos veículos.

De acordo com a docente e orientadora do projeto, Mônica Krapp, o aplicativo recompensa os usuários por suas práticas sustentáveis de locomoção, pontuando por quilômetro rodado em cinco categorias: Carona, Ônibus, Aplicativo, Bicicleta/Patinetes e a pé. “Esses pontos podem ser trocados por vouchers de descontos em lojas parceiras, proporcionando aos usuários benefícios econômicos ao adotar práticas de transporte ecologicamente mais corretas”, explica.

Mônica salienta que o GreenSteps promove não só a conscientização sobre sustentabilidade, mas também a redução do sedentarismo e do tráfego urbano. Ela diz que o projeto tem “potencial de atrair uma base significativa de usuários preocupados com o meio ambiente e com sua saúde”.

Quanto às expectativas para o Experience Senac 2023, a docente conta que o grupo está animado para apresentar a iniciativa e destaca a importância do evento como uma forma de valorizar a criatividade dos alunos e promover a integração entre as escolas.

 

Sobre o Experience Senac 2023

Promovido e realizado pelo Senac-RS, o evento tem como propósito discutir a educação como um dos principais pilares transformadores da sociedade. Além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas do comércio de bens, serviços e turismo. O tema da edição de 2023, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, é “novas formas de aprendizagem”.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Empresas parceiras

Senac Santa Rosa participará do 2º Feirão de Oportunidades de Empregos e Qualificação

Publicado

em

portal plural Senac

topo humbeto pluralNuveraFAST AÇAÍAcademia Persona

O 2º Feirão de Oportunidades de Emprego e Qualificação de Santa Rosa será realizado no dia 30 de setembro, e contará com a participação do Senac Santa Rosa. O evento é promovido pela Comissão Municipal do Emprego de Santa Rosa e acontece das 9h às 14h, na Praça 10 de Agosto.

Na ocasião, a escola estará realizando atendimentos sobre orientação de carreira e profissionalização. Além disso, haverá divulgação de vagas, entrevistas, entrega e confecção de currículos, atividades de cidadania e presença de equipes de recursos humanos de empresas participantes.

De acordo com o diretor do Senac Santa Rosa, André Fontoura, o intuito da escola é “poder auxiliar na qualificação e na capacitação das pessoas para enfrentarem o mercado de trabalho”. Ele destaca que, normalmente, muitas vagas acabam não sendo preenchidas por falta de mão de obra qualificada e o Senac busca transformar esse cenário.

Para saber mais sobre o evento e sobre as formações disponíveis no Senac Santa Rosa, os interessados devem acessar o site ou comparecerem presencialmente na escola, que fica localizada na rua Santa Rosa, 1827, no bairro Centro. O contato também pode ser feito pelo telefone (55) 3512-2522 ou pelo WhatsApp (55) 99117-7531.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Senac Santa Rosa realiza formatura da Oficina de Gastronomia Variada

Publicado

em

0eb25d5b 7360 40b7 b88e 24ac0811cde5 (1)

NuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍtopo humbeto plural

O Senac Santa Rosa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Rosa, promoveu a formatura de 75 alunos da Oficina de Gastronomia Variada voltada para o público inscrito no Cadastro Único do Centro de Referência de Assistência Social de Santa Rosa (CRAS). O evento foi realizado no dia 11 de agosto, na cozinha da soja, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, local onde também ocorreram as aulas do curso.

Divididos em seis turmas, com carga horária de 40 horas cada, os alunos aprenderam sobre técnicas de culinária e sobre o preparo adequado de diversos alimentos, como salgados de festa, pães especiais, cupcakes e docinhos tradicionais e gourmets.

Para o facilitador de soluções corporativas do Senac Santa Rosa, Guilherme Riffel, este tipo de parceria é muito importante para a população, pois capacita e “oportuniza aos participantes a possibilidade de geração de renda através da produção e comercialização de alimentos”. Ele destaca que essa também é uma forma de incentivar o mercado de trabalho da cidade.

Novas turmas da oficina estão previstas para outubro. Para saber mais sobre a formação e como participar, os interessados podem entrar em contato com o Senac Santa Rosa pelo telefone (55) 3512-2522 ou pelo WhatsApp (55) 99973-0859. A escola fica localizada na rua Santa Rosa, 1827, no bairro Centro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×