“Água, alimentos e agrotóxicos” foi tema da prova de redação do Vestibular da Unijuí – Portal Plural
Connect with us

Ensino

“Água, alimentos e agrotóxicos” foi tema da prova de redação do Vestibular da Unijuí

Pável Bauken

Publicado

em



 

Cerca de 3,2 mil candidatos que realizaram a prova do Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, na manhã de domingo, 1º, tiveram que dissertar sobre água, alimentos e agrotóxicos. O tema da prova de redação exigiu dos candidatos a produção de um texto dissertativo que conciliasse a economia no primeiro setor e os efeitos do uso dos agrotóxicos.

A prova trouxe o texto de apoio “Epidemia de câncer? Alto índice de agricultores gaúchos doentes põe agrotóxicos em xeque”, de Paula Sperb da BBC, publicado no G1 em agosto de 2016. No texto a autora traz dados alarmantes de toda a região noroeste do Estado.

De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, a prova aplicada neste domingo é diferente dos anos anteriores. “ É uma prova de produção textual, mas que precisa mobilizar conhecimento de todas as áreas”, comenta. Cristina ainda falou sobre os critérios de avaliação.

Serão avaliados a adequação ao tema proposto, a clareza das ideias, a capacidade de textualização e o uso adequado da linguagem. A soma total poderá chegar aos mil pontos.

Na próxima terça-feira, 03, a lista dos classificados será divulgada no Portal da Unijuí e no dia seguinte, quarta-feira, 04, os aprovados poderão se matricular nos seus respectivos cursos. O calendário de matrículas está disponível no login de inscrição dos candidatos.

O Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, realizado simultaneamente nos quatro campi, Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, teve início às 9h e se estendeu até as 11h da manhã. Os pais e acompanhantes foram recepcionados com momento cultural e lanche.

A professora Cristina Pozzobon destacou que o processo seletivo ocorreu dentro das expectativas e agradeceu aos envolvidos na realização da prova e aos pais e acompanhantes dos candidatos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

IFFar tem vagas disponíveis para cursos superiores

Pável Bauken

Publicado

em



O IFFar abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas remanescentes dos Cursos Superiores de Graduação. As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitos e vão até 17 de maio.

Podem participar da seleção candidatos que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que já possuam um diploma de Curso Superior de Graduação.

As inscrições são feitas entre até 17 de maio através do preenchimento de um formulário online e envio de documentos. Para isso, é necessário ter uma conta no Google, que é gratuita.

Os documentos necessários e as instruções para a realização da inscrição estão disponíveis no Edital nº 142/2021 (disponível em www.iffarroupilha.edu.br) que rege o processo.

A relação de candidatos classificados em 1ª chamada será divulgada no dia 21 de maio.

O Campus Santa Rosa tem vagas para os cursos Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Alimentos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Senado aprova suspensão de pagamentos do Fies até o fim do ano

Projeto segue para análise da Câmara

Pável Bauken

Publicado

em

© Leonardo Sá/Agência Senado

O Senado aprovou hoje (5) um projeto de lei (PL) que prorroga a suspensão do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por um ano, a contar de 1º de janeiro de 2021. O projeto segue para a análise da Câmara.

O pagamento das parcelas foi suspenso no ano passado, mas validade era apenas até o fim do estado de calamidade, cujo decreto vigorou até o fim de 2020. A ideia do autor do projeto, senador Jayme Campos (DEM-MT), é dar alívio financeiro para os estudantes e, ao mesmo tempo, não aumentar as taxas de inadimplência do fundo diante de um cenário de crise econômica devido à pandemia.

“Diante dos sinais de persistência da crise sanitária e de incerteza quanto ao seu controle, verificasse que a proposição encerra oportunidade ímpar. Decerto, contribuirá para minorar os seus efeitos na dura realidade em que se encontra imersa parte significativa dos estudantes da educação superior privada, inclusive na segurança alimentar de muitas famílias”, afirmou o relator do projeto, Dario Berger (MDB-SC).

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

FEMA e Sygo realizam aula inaugural do Programa JOVEM Aprendiz

Pável Bauken

Publicado

em



O programa Jovem Aprendiz, da parceria entre a FEMA e a Sygo Internet, realizou, na tarde de segunda-feira, dia 03 de maio, a aula inaugural para os jovens selecionados para a qualificação. Proativos, curiosos, empáticos e com interesse pela área da Tecnologia, os jovens serão capacitados com conteúdos preparados por professores da Instituição.

A aula inaugural contou com a participação do diretor administrativo da FEMA, Césio Carlos Albêa; da diretora da Escola Técnica, Mônica Gasparetto; da coordenadora do Projeto, Andrillowa Friedrich; do CEO da Sygo, Charles Thiele; do diretor de Inovação e Tecnologia, Roberto Thiele; do gerente de Relacionamento, Rogério Magrão; da gerente de Recursos Humanos, Larissa Dalcin; da supervisora do Call Center, Katiele Simionatto; do gerente de contratos, Cladimir Wiest; bem como dos professores que irão ministrar as aulas.

O educador Sidnei Barbosa, Consultor de Desenvolvimento e Produtividade, comandou o primeiro encontro e mostrou aos jovens como desenvolver competências e como resolver problemas com criatividade e comunicação.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×