Afinal, o que é motivação?

Apoiadores:

 

A partir das mudanças e evoluções que ocorrem no processo de gestão, verifica-se uma nova forma de gerir pessoas, com mais flexibilidade e ênfase na aprendizagem dos funcionários, como já tenho dito em matérias anteriores. Nesse sentido, as organizações buscam aprimorar a qualidade e o comportamento dos colaboradores por meio de uma ferramenta chamada motivação.

Em síntese, um ponto que afeta diretamente o equilíbrio interno de uma organização, é o grau de satisfação e motivação dos colaboradores que ali trabalham. Dentro desta ótica, a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência nos esforços de uma pessoa em busca dos objetivos finais, por isso, pode-se afirmar que a mesma está por trás de todas as ações de um organismo.

Um indivíduo motivado adquire razões que o levam a realizar uma determinada ação, por isso, a motivação tem como base a mudança de comportamento humano. Dessa forma, os colaboradores agem em função de motivos que, podem ser resumidos como uma permanente procura de situações que tragam estados de maior ou menor satisfação, assim, sente-se levado a evitar uma punição ou conquistar uma recompensa, direcionando ao objetivo pretendido.

Entretanto, este colaborador não teria caminhado em busca do objetivo pretendido se não tivesse sido levado e influenciado por alguém, ou seja, o que o levou a caminhar em direção ao objetivo, foi o incentivo de um líder. E nesse sentido, enfatizo a necessidade de termos líderes que tenham a capacidade de motivar e liderar equipes, substituindo pelos velhos chefes com poderes hierárquicos.

Portanto, uma empresa que investe em qualificar e formar líderes, para que tenham a habilidade de motivar, inspirar e ser referência para os funcionários, nitidamente percebe um retorno de seu grupo de trabalho, que ao ser motivado é levado à mudança de comportamento em busca o objetivo final.

por Nadine Freddi

Apoiadores:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorApto pelo INSS e inapto pela empresa: o que fazer?
Próximo artigoGrêmio busca empate com o Flamengo e segue vivo na Libertadores
Nadine Freddi
Meu nome é Nadine Freddi, sou Pedagoga desde 2017, ano em que formei, sou pós-graduada em Pedagogia Empresarial e Psicologia Educacional. Tenho os livros como grandes amigos, procuro rotineiramente estar em contato com eles, sempre digo que leitura para mim é como combustível é onde recarrego minhas energias e onde encontro paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui