Acordo prorroga auxílios pagos a atingidos por tragédia de Brumadinho – Portal Plural
Connect with us

Geral

Acordo prorroga auxílios pagos a atingidos por tragédia de Brumadinho

Publicado

em



 

Após audiência realizada hoje (28) na Justiça mineira, foram prorrogados por mais 10 meses os pagamentos emergenciais mensais feitos a pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, ocorrido em 25 janeiro deste ano em Brumadinho (MG). Houve, no entanto, algumas mudanças nos valores e nos critérios de definição dos elegíveis. A prorrogação foi acordada entre a mineradora, o governo mineiro, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as Defensorias Públicas do Estado e da União.

Os pagamentos emergenciais mensais eram assegurados por até um ano após a tragédia e havia uma incerteza se ele teria continuidade após 25 de janeiro de 2020, o que levou um grupo de atingidos a protestar na semana passada e bloquear uma linha férrea na altura do município de Mário Campos. O valor dos repasses é de um salário mínimo por adulto, a metade dessa quantia por adolescente e um quarto para cada criança.

Inicialmente, esses pagamentos foram assegurados a todos os moradores de Brumadinho, sem distinção. Nos demais municípios atingidos, o benefício foi concedido a pessoas que residem até um quilômetro de distância da calha do Rio Paraopeba. Atualmente, cerca de 108 mil pessoas fazem jus aos valores definidos.

A partir de 25 de janeiro de 2020, passam a valer as novas regras acordadas na audiência de hoje. Não haverá mudanças para as pessoas que comprovadamente residiam nas comunidades de Brumadinho afetadas pela lama: Córrego do Feijão, Parque da Cachoeira, Alberto Flores, Cantagalo, Pires e áreas situadas às margens do Córrego Ferro-Carvão. Elas continuarão a receber os valores pelo menos até 25 de novembro de 2020. Uma nova prorrogação poderá ser acordada até lá.

Os recursos também continuarão sendo pagos da mesma forma a um segundo grupo de pessoas: as que vivem nas demais localidades e que atualmente estão sendo acolhidas em algum dos programas de apoio desenvolvidos pela Vale: moradia, assistência social, assistência agropecuária e assistência a produtores locais. Por outro lado, os atingidos que vêm recebendo o pagamento mas que não se encontram incluídos em nenhum dos dois grupos anteriores terá direito à prorrogação, mas com uma redução de 50% dos valores.

O acordo firmado também estabelece que a inclusão de comunidades pode ser requerida pelo MPF, pelo MPMG, pelas Defensorias Públicas e pelo governo estadual. Se o pedido for recusado pela Vale, caberá à Justiça mineira dar a palavra final. Conforme já definido em âmbito judicial, os pagamentos emergenciais mensais não podem ser futuramente descontados das indenizações individuais, que envolvem outras discussões.

Em nota, a mineradora estima que entre 10 e 15 mil pessoas continuarão recebendo integralmente o pagamento emergencial e entre 93 e 98 mil passarão a fazer jus a 50% do atual valor. “A Vale entende que a prorrogação do acordo reforça seu compromisso com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem, de forma célere e abrangente”, registra o texto.

Assessorias
Embora tenha assegurado a prorrogação dos auxilios, o acordo estabeleceu critérios diferentes daqueles que vinham sendo defendidos pelo MPMG. A proposta da instituição previa o abandono do critério territorial e sua substituição por um socioeconômico, estabelecendo o pagamento para quem teve comprometimento da renda ou do modo de vida.

O MPMG também vinha se posicionando pela participação das assessorias técnicas dos atingidos na avaliação sobre quem têm direito ao repasse. A contratação de entidades independentes para prestar suporte profissional às vítimas da tragédia é um direito já assegurado em âmbito judicial. Essas entidades, que são escolhidas pelos próprios atingidos e devem ser contratadas pela Vale, precisam contar com uma equipe multidisciplinar composta por advogados, sociólogos, arquitetos e engenheiros, entre outros. A medida busca assegurar que eles estejam munidos de informações técnicas para negociar com a mineradora.

No entanto, segundo o MPMG, apesar de todas as seleções estarem concluídas e homologadas pela Justiça, a mineradora tem questionado os planos de trabalho apresentados e retardado as contratações. Nenhuma delas foi formalizada até o momento. “É preciso que essas entidades estejam em campo. É ela [a assessoria] que vai reunir os atingidos, que vai fazer um levantamento mais local. Tem categorias atingidas que nós nem conhecemos ainda”, disse o promotor André Sperling, na segunda-feira (25), quando a tragédia completou 10 meses.

Em janeiro, a barragem da Vale no Córrego do Feijão se rompeu, espalhando rejeitos, destruindo casas e resultando na morte de mais de 250 pessoas. Desde então, autoridades realizam buscas para identificar pessoas vitimadas pelo rompimento da barragem. Dez meses após o desastre, 16 pessoas ainda seguem desaparecidas. Foram encontrados os corpos de 253 vítimas da tragédia.

AGB

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Brasileiro de 12 anos acha 2 asteroides e ganha certificado da Nasa

Publicado

em



Esse menino tem futuro! O brasileiro Raul Aires, de 12 anos, descobriu dois asteroides e recebeu um certificado da Nasa, agência americana de aeronáutica e espaço.
 
Raul é nordestino e estuda em uma escola pública em Carpina, município no interior de Pernambuco.
 
Os asteroides que o garoto identificou ficam entre Marte e Júpiter, em uma área conhecida como Cinturão de Asteroides.
 
“Mostrei para os meus pais. E eu contribuí bastante com a ciência, e eu fiquei feliz com isso. É bom porque você passa o tempo e ainda assim você ajuda muito a ciência”, dissem o jovem o pernambucano.
 
Como conseguiu
 
Raul usou o computador de casa e acessou imagens de satélite de um megatelescópio da Nasa que fica no Havaí, Estados Unidos. Agora, ele abriu uma vaquinha para comprar um computador ideal para continuar suas buscas.
 
O garoto se inscreveu em um programa desenvolvido pela Nasa por meio do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, que recruta voluntários em diferentes partes do mundo.
 
Quem encontra, colabora com a ciência e ajuda a popularizar a astronomia.
 
Depois de localizar o asteroide, o caçador envia um relatório para a Nasa com o tamanho, localização e velocidade em que ele está. Os especialistas analisam tudo antes de confirmar a descoberta.
 
Chegada do certificado
 
O certificado do Raul chegou uma semana depois e virou troféu na sala de casa.
 
Todo orgulhoso do filho, o pai se disse impressionado com a inteligência do menino:
 
“Um aluno de escola pública. Eu ensinei o básico do básico. Ele é autodidata, vai pesquisando e hoje muita coisa ele que me ensina. Com certeza um orgulho”, disse o pai, Júlio Aires.
 
Programa no Brasil
 
Esse programa começou a ser desenvolvido no Brasil em 2020.
 
Mais de 13 mil pessoas já participaram, mas poucas como o Raul encontraram asteroides.
 
Fonte: SóNotíciaBoa
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Após viver 10 anos nas ruas, pai se livra das drogas e volta para filha

Publicado

em



Foi a dependência química que afastou o Jaime de Paula Oliveira, de 55 anos, da família, há aproximadamente 10 anos. Ele viveu nas ruas de Curitiba todos esses anos e agora conseguiu reencontrar a filha e poder matar a saudade de todo esse tempo longe.
 
Juliane de Paula Oliveira, de 25 anos, também quer recuperar o tempo perdido longe do pai e disse que agora está mais tranquila em tê-lo por perto e poder contribuir para a recuperação dele.
 
“Eu estou muito feliz em ver em quem ele se transformou, ele é uma outra pessoa, tranquila e muito esforçada”, contou Juliane.
 
Vergonha com as drogas
 
Jaime se afastou da família e foi parar nas ruas por causa das drogas. Nos primeiros cinco anos, ele chegou a fazer poucos contados com a filha, mas depois desapareceu de vez.
 
“Eu era usuário, vivia sujo e fedido. Não queria que minha filha me visse naquela situação e nem transferir para ela o meu problema”, explicou.
 
Felizmente, ele se sentiu desconfortável com a situação que vivia e decidiu buscar ajuda. O apoio veio de uma fundação que ajuda pessoas em situação de rua. Lá ele foi acolhido e arrumou emprego por duas vezes, mas acabou retornando para as ruas.
 
Livre para recomeçar
 
Somente em 2021 Jaime conseguiu “se livrar” da dependência química e, finalmente, foi ajudado pela fundação.
 
Na fundação, ele fez cursos profissionalizantes e se preparou para poder trabalhar e reencontrar a filha.
 
Também em 2021 veio o primeiro telefonema para Juliane, que passou a visitar o pai com frequência na unidade de acolhimento e procurava conversar com a equipe para acompanhar o processo.
 
“Eu nunca quis mudar o número do meu telefone porque sabia que era o único meio que meu pai tinha de me encontrar. Eu sabia que um dia ele podia me ligar”, contou.
 
Superação
 
Para Juliane, o pai tem o maior mérito pela nova vida que conquistou. “Quando a pessoa não quer, não adianta. Há muito tempo tentamos fazer com que ele melhorasse, até internado ele foi, mas logo saia”, contou.
 
O trabalho, segundo ela, foi a alavanca que ele precisava para a virada de chave. “Ele viu que com o trabalho ele podia ter uma casa, ter as próprias coisas.”
 
“Única pessoa na minha vida”
 
Ter a filha por perto foi o que motivou Jaime a sair das ruas. “Ela sempre foi meu foco e hoje é minha alegria. Como não tenho pai e mãe, ela é a única pessoa na minha vida”, contou.
 
Jaime comemora cada momento com a filha. “Ela vem na minha casa, nós saímos almoçar. Já avisei que daqui pra frente eu serei um carrapato”, brincou.
 
“Era muito difícil saber que você tem tudo, mas seu pai está na rua. E muito triste não ter contato, não poder ligar e nem veê-lo em datas especiais, como o Dia dos Pais”, disse a jovem.
 
Passada a fase ruim, Jaime agradeceu: “Deus foi muito bacana comigo, me abriu várias portas. Eu sai da rua, reencontrei minha filhotinha, além de ter arrumado um emprego e alugado uma quitinete. Estou, com certeza, no paraíso”, concluiu o pai. 
Fonte: SóNotíciaBoa
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Vagas atualizadas no SINE Santa Rosa

Publicado

em



15/08/22- SEGUNDA-FEIRA- OPORTUNIDADES DE TRABALHO
________________________
‼️ Auxiliar de Montagem-(Linha de manutenção Mecânica em Indústrias Alimentícias)
‼️ Auxiliar Administrativo (M) (Concessionária de Veículos)
‼️ Auxiliar Administrativo (M)
‼️ Analista de Controle de Qualidade
‼️ Auxiliar de Logística
‼️ 02 Vagas- Frentista
‼️ 03 Vagas- Operador(a) de Caixa
‼️ Auxiliar de Carga e Descarga
‼️ Auxiliar de Manutenção Predial
‼️ 02 Vagas- Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança Interna
‼️ Auxiliar de Eletricista
‼️ Auxiliar de Encanador
‼️ Instalador Hidráulico
‼️ Instalador de Ar- Condicionado
‼️ 02 Vagas- Auxiliar de Marceneiro
‼️ 06 Vagas- Estoque
‼️ Auxiliar de Expedição
‼️ Fiscal de Trânsito
‼️ 02 Vagas- Gari ( Para Trabalhar em Giruá)
‼️ Auxiliar de Mecânico de Máquinas Agrícolas
‼️ 04 Vagas- Eletricista de Manutenção Industrial
‼️ 02 Vagas- Babá
‼️ Costureira
‼️ 04 Vagas- Empregada Doméstica
‼️ Motorista de Carreta- ( Cnh “E”)
‼️ Mecânico de Motos
‼️ Mecânico de Máquinas Industriais
‼️ Mecânico de Tratores
‼️ 02 Vagas- Mecânico de Veículos
‼️ Auxiliar de Funilaria
‼️ Auxiliar de Marceneiro
‼️ 02 Vagas- Zincador
‼️ Trabalhador Rural
‼️ Auxiliar de Produção
‼️ Lavador de Ônibus
🔷 COMÉRCIO
_______________
‼️ 02 Vagas- Consultor de Vendas
‼️ 02 Vagas- Representante Comercial
‼️ 03 Vagas- Vendedor(a) Interno(a)
‼️ 06 Vagas- Vendedor(a) Pracista
🔷GERÊNCIA
________________
‼️ Coordenador Comercial
‼️ Supervisor de operações (experiência no ramo industrial ou metalúrgico)
🔷SETOR METALÚRGICO/ INDUSTRIA
________________
⚠️ 02 Vagas- Pintor Industrial
⚠️ Operador de Máquinas de Dobra/ Prensa
⚠️ 05 Vagas- Programador de Usinagem
⚠️ 03 Vagas- Torneiro CNC
⚠️Operação de máquina CNC/Operação de máquina Furadeira
⚠️ Operador de Máquina de Produção com Polímeros (plástico)
⚠️ 20 Vagas- Inspetor de Qualidade ( curso ou experiência no ramo Metalúrgico)
⚠️ 10 Vagas- Operador de Logística (curso de op. de empilhadeira)
⚠️02 Vagas- Técnico de Manutenção Eletrônica
⚠️15 Vagas- Soldador
⚠️ Operador de Serra Automática
⚠️ Operador de Oxicorte
⚠️ Operador de Corte Laser
⚠️ Operador de Retro-Escavadeira
⚠️ Operador de Robô de Soldagem
⚠️ Operador de Serra Cnc
⚠️ Operador de Guilhotina
⚠️ Operar Máquina Dobradeira de Metais
👉👉‼️ Para encaminhamento nas vagas, é necessário comparecer na agência com currículo e documentos pessoais(CPF/RG).
⏰Atendimento: segunda á sexta-feira das 08h ás 16:30h sem fechar ao meio-dia

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×