Destaque
Ação da Câmara chama eleitor para cadastramento biométrico
Dos 56.816 eleitores de Santa Rosa, cerca de 56% (32.110) realizaram até o momento o cadastramento biométrico. Faltam, portanto, mais de 26 mil eleitores. Quem não fizer até o dia 11 de dezembro não poderá votar na eleição municipal de 2020.
Para colaborar com o processo, ajudando na ampliação do chamamento ao cidadão para que compareça ao Cartório Eleitoral a Câmara de Vereadores de Santa Rosa entra na campanha e passará a incluir em seus canais mídias reforçando a importância da biometria.
Na tarde de terça-feira, 06, a juíza Vanessa Lima Medeiros Trevisol e a chefe do Cartório, Carolina Wathhier, receberam o presidente da Câmara, Marcos Migue Knorst, que levou à magistrada a preocupação com a baixa procura do eleitor, repassando a ideia do apoio por parte do Poder Legislativo.
A proposta apresentada por Migue, é que a Câmara, através da Assessoria de Comunicação, passe a divulgar em seus canais nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) flyers com lembretes ao cidadão quanto ao cadastramento biométrico.
Inserções em textos jornalísticos e spot a serem enviados aos meios de comunicação também fazem parte da ação do Legislativo.
Vanessa Medeiros elogiou e agradeceu a iniciativa da Câmara destacando que ampliar a divulgação do prazo é necessária a fim de evitar atropelos. A juíza lembrou que não haverá prorrogação da data final e que há a preocupação com a formação de filas na última hora, o que prejudicaria o atendimento ao público.
A magistrada destacou todo o empenho dos meios de comunicação na divulgação do prazo e que novas iniciativas como as que a Câmara propôs, são imprescindíveis para o processo.
Já a Chefe do Cartório, lembrou que o Tribunal Regional Eleitoral vai autorizar plantões em finais de semana, limitando a um por mês. A ideia, segundo Carolina, é abrir o cartório nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, sempre no primeiro final de semana.
Julho foi o mês de maior movimento, com a presença de 1.400 eleitores, número considerável baixo, diante da quantidade que faltam se cadastrar.
Além das inserções, a Câmara estará incluindo o chamamento ao eleitor durante as sessões ordinárias e especiais, que são transmitidas pela Rádio Noroeste, Facebook e o canal do Legislativo no Youtube.
O Cartório Eleitoral de Santa Rosa, atende das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. Está localizado junto ao Fórum, na Rua Buenos Aires, 919 (Em frente ao Banrisul). O telefone é o 3512 1710.
Para o cadastramento biométrico é preciso levar título de eleitor, comprovante de residência atual e documento oficial (Identidade, Certidão de Nascimento ou de Casamento).
Curiosidades
Exercício ilegal da profissão é crime? Saiba Mais

Todo profissional que exerce uma profissão regulamentada por lei e não possui formação específica ou uma habilitação legal ( registro, inscrição) está trabalhando de forma ilegal.
Por tanto, para exercer funções regulamentadas não basta apenas aprender ou ter uma habilidade, é necessário preencher as condições exigidas por lei.
De acordo com a lei de contravenções penais, esse tipo de atitude é considerado crime e a pena é de 15 dias à 3 meses ou multa.
Destaque
Mantei libera R$ 1 milhão em obras

Destaque
Bebê “gigante” nasce com 5,5 quilos no RS

O nascimento de um bebê com 5,580 quilos e medindo 53 centímetros, em Sapiranga, no Vale do Sinos, chamou a atenção no município. Mariana Luana veio ao mundo em 1º de agosto e as fotos da “bebê gigante” atraem olhares curiosos. A mãe, Denise Luana Krummenauer, 32 anos, conta que tem outros cinco filhos, e que todos foram considerados grandes ao nascer.
O menor deles nasceu com 3,900 quilos, outros dois nasceram com mais de 4 quilos e os outros dois com mais de 5 quilos.
De acordo com o médico pediatra e obstetra William Hara, responsável pela cesárea, Denise tem pressão alta e apresentou diabetes gestacional, condição se deve ao aumento da resistência insulínica causada pelos hormônios da gestação e é comum em casos de bebês grandes. Nas gestações anteriores Denise não apresentou hipertensão nem diabetes.
Para garantir a chegada de Mariana com saúde ao mundo, Denise teve a diabetes gestacional controlada por meio da alimentação, com dieta, sem necessidade de medicação.
De acordo com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, o peso médio dos bebês ao nascerem fica entre 3 quilos e 3,3 quilos.
Depois do parto, Mariana Luana ficou em observação por 48 horas, mas não apresentou hiperglicemia (nível alto de glicose no sangue) nem hipoglicemia (nível baixo de glicose), e recebeu alta.
O pai, Leomar Farias, afirma que a reação do casal foi de muita alegria com o nascimento da filha e que não esperavam tanta repercussão pelo tamanho e peso da menina ao nascer.
A gestação foi de 41 semanas, e Denise conta que teve de parar de trabalhar quando chegou aos oito meses porque estava difícil até para se movimentar.
-
Clima/Tempo3 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized3 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized3 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM