Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do IFFar realizam viagem de estudos para São Paulo – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do IFFar realizam viagem de estudos para São Paulo

Publicado

em



 

O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa realizou, entre os dias 11 e 17 de julho, viagem de estudos para a cidade de São Paulo. Cerca de 40 alunos, de diferentes semestres do curso, participaram da atividade, coordenada pelas professoras Fernanda Conrad Rigo e Manuela Ilha Silva. O roteiro envolveu uma série de atividades em importantes espaços e edificações da capital paulista. O grupo realizou visitas técnicas nas instalações das unidades do Serviço Social do Comércio (SESC) Pompeia e 24 de Maio, conhecendo em detalhes edificações de autoria de importantes nomes da arquitetura nacional: Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha, respectivamente.

Também foram realizadas visitas no Memorial da América Latina, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Parque Ibirapuera, no Museu Anchieta e no Museu da Casa Brasileira. O centro da cidade também foi explorado pelo grupo, em tour pelos principais atrações da região, como o Pateo do Collegio, o mirante do Edifício Altino Arantes, os edifícios Itália, Martinelli e Copan, a Praça das Artes, o Teatro Municipal de São Paulo e a Galeria do Rock, entre outros. A Avenida Paulista foi outro destino do grupo, em visita realizada no domingo, quando a via torna-se exclusiva para pedestres. Lá, o grupo visitou o Museu de Artes de São Paulo (MASP), obra de Lina Bo Bardi, assim como outros equipamentos culturais da cidade, como o Instituto Moreira Salles, a Japan House, o Itaú Cultural, a Casa das Rosas e o mirante do SESC Avenida Paulista.

O grupo também visitou a sede da brasil arquitetura, escritório importante no cenário nacional e que, em 2018, participou da IV Semana Acadêmica da Arquitetura e Urbanismo IFFar através da palestra de um de seus fundadores, o Arquiteto e Urbanista Francisco Fanucci. Para encerrar a viagem, o grupo realizou visita na CASACOR São Paulo, maior mostra de design de interiores, arquitetura e decoração da América Latina.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

Publicado

em



A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

Publicado

em



Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

Publicado

em



Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×