Acadêmica produz TCC que pode auxiliar no tratamento contra a covid-19 - Portal Plural
Connect with us

Unijuí

Acadêmica produz TCC que pode auxiliar no tratamento contra a covid-19

Publicado

em


NuveraFAST AÇAÍAcademia Personatopo humbeto plural

A ciência vem provando ser indispensável e a principal arma no combate à doenças, a exemplo da pandemia de Covid-19. Ao encontro desse contexto, a acadêmica de Biomedicina Catrini Roncalio Fiori optou por fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado à pesquisa científica buscando uma possibilidade de tratamento contra a doença causada pelo novo coronavírus.


O trabalho, orientado pelo professor doutor Matias Nunes Frizzo, foi intitulado “Proteína C Reativa, Relação Plaqueta Linfócito e D-Dímero como Biomarcadores de Prognóstico e Desfecho em Pacientes com Covid-19” e possui ligação direta com os casos de alta e baixa nos hospitais. O professor doutor Vítor Antunes de Oliveira foi a banca avaliadora do TCC.

Inicialmente, Catrini desenvolveu seu projeto, com o intuito de submeter ao comitê de ética em pesquisa da Unijuí e de um hospital do município de Ijuí. Após a aprovação, iniciou a coleta de dados nos prontuários do hospital, onde coletou variáveis como o sexo, a idade, o desfecho (alta e óbito) e os resultados dos exames laboratoriais desses pacientes.

Os exames laboratoriais avaliados no estudo foram a Proteína C Reativa, que é um marcador inflamatório, contagem de plaquetas e linfócitos, para o cálculo da relação plaqueta linfócito e o resultado do D-Dímero que é um produto da degradação da fibrina e está associado à coagulação. A coleta dos resultados foi realizada em dois períodos: na entrada dos pacientes no hospital e na saída Os resultados foram correlacionados com os desfechos de alta e óbito.

“Analisando as estatísticas obtidas, a estudante concluiu que os pacientes que tiveram o desfecho de óbito haviam ingressado no hospital com um valor de Proteína C Reativa significativamente mais elevado que os pacientes que tiveram alta. Além disso, a relação Plaqueta-Linfócito estava menor, nos pacientes com desfecho de óbito quando comparados aos que tiveram alta, e o D-Dímero estava superior, naqueles que tiveram o desfecho de óbito”, explica Catrini.

Segundo ela, o TCC pode ajudar os profissionais da saúde. “Ao observarem os biomarcadores analisados no estudo ainda na admissão dos pacientes, as equipes de saúde e os médicos terão tempo para avaliar e iniciar o tratamento mais adequado, diminuindo assim as chances de óbito”, finaliza a estudante.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unijuí

Com o pé no futuro: Unijuí oferta aulões gratuitos para o Enem

Publicado

em


topo humbeto pluralAcademia PersonaFAST AÇAÍNuvera

A Unijuí irá promover, nos próximos dias, o evento “Com o Pé no Futuro”, uma série de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado em parceria com o Totem Vestibulares, Doctor Pré-Vestibular e Átomo Pré-Vestibular e Concursos. No dia 29 de outubro, o aulão acontecerá no campus Santa Rosa. Já no campus Ijuí, o evento será realizado no dia 5 de novembro.

O Com o Pé no Futuro destina-se, sobretudo, a estudantes que irão prestar o Enem em 2022, mas também será aberto a demais alunos do Ensino Médio que desejam participar, seja para preparar-se para o Vestibular ou aprimorar e testar seus conhecimentos. Interessados devem realizar a inscrição, gratuitamente, pelo site unijui.edu.br/penofuturo, pois as vagas são limitadas. O estudante poderá optar, ainda, por participar nos turnos da manhã ou tarde, ou ainda nos dois turnos.

Familiares dos alunos também estão convidados a visitar a Unijuí nestas datas para conhecer a estrutura da Universidade e tirar suas dúvidas. Durante todo o evento, serão realizadas mostras dos cursos de Graduação, tanto em Ijuí como em Santa Rosa. “Quem quer saber mais sobre bolsas, financiamentos, valores, o setor de Captação vai estar aberto para responder essas questões. Essa também será uma oportunidade para que estudantes que ainda têm dúvidas entre um curso e outro possam conversar com professores e acadêmicos”, afirma a coordenadora do setor de Captação e Prospecção Estudantil da Unijuí, Vivian Strochein.

O preparatório inicia às 9h e segue até às 17h30, com uma programação diversificada. Durante a manhã, haverá aulão de Redação, Linguagens e Matemática. Já no turno da tarde, os estudantes irão revisar os conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A partir das 16h, será realizado um momento de confraternização, com música e festa das cores.

Para conferir o cronograma completo e realizar a inscrição, acesse o site http://unijui.edu.br/penofuturo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332 0200 ou e-mail [email protected].

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Unijuí

Último dia para inscrições no Rally Latinoamericano de Innovación

Publicado

em


Academia Personatopo humbeto pluralFAST AÇAÍNuvera

Nesta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de setembro, acontecerá o Rally Latinoamericano de Innovación 2022, competição internacional que tem como objetivo promover a inovação entre universitários da América Latina. A Unijuí irá participar do evento pelo quarto ano consecutivo e, nesta edição, os campus de Santa Rosa e Panambi serão as sedes da disputa. Acadêmicos interessados em participar devem realizar sua inscrição, de forma individual e gratuita, até às 11h desta sexta-feira, através do site http://rallydeinnovacion.org.

O evento é aberto a estudantes de todos os cursos de Graduação e de todos os níveis, sendo que as equipes deverão conter entre quatro e 10 integrantes. Professores, pesquisadores e profissionais também podem participar (no máximo um por grupo). As equipes da Unijuí vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec, além de 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio.

O evento terá início ao meio-dia desta sexta-feira, dia 23. Além do Brasil, outros 12 países integrarão o Rally, sendo que os participantes estarão espalhados por mais de 150 sedes. “A abertura será virtual e simultânea para as sedes de Panambi e Santa Rosa, bem como para todos os países e sedes participantes”, explica o responsável pela Criatec no campus Santa Rosa, Lucas Escher.

Em 28 horas, as equipes precisarão escolher um desafio real e propor uma solução criativa para ele. A ideia deverá ser apresentada em um vídeo com duração de até dois minutos e um relatório que contenha a potencial sustentabilidade e impacto social da proposta. “Iremos disponibilizar espaços nos dois campi para as equipes trabalharem e desenvolverem suas ideias”, ressalta Lucas.

Durante o Rally, os participantes terão ainda uma atividade de interação intercultural com uma equipe de outro país, por meio da plataforma de vídeos TikTok. “O Rally trabalha a competência de solução de problemas, promove o diálogo, a conexão com outros participantes, além de proporcionar aos estudantes a certificação em um evento internacional”, destaca Lucas.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Unijuí

Unijuí anuncia nomes de novos supervisores para o campus Santa Rosa

Publicado

em


topo humbeto pluralNuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍ

O campus Santa Rosa da Unijuí tem nova direção. Com a decisão pessoal do até então coordenador Marcos Paulo Scherer de assumir novos desafios profissionais, a Universidade passa a contar, a partir da próxima semana, com a professora Drª. Taciana Paula Enderle para questões acadêmicas e de relacionamento externo com a comunidade, empresas e projetos do campus, e o técnico-administrativo Daniel Dallalba para questões internas e de gestão de pessoas.

Taciana Paula Enderle é graduada em Engenharia Elétrica pela Unijuí, mestre em Engenharia Elétrica (UFSM) e doutora em Modelagem Matemática (Unijuí). Há 10 anos atua como professora do Núcleo das Engenharias na Instituição, sendo participante ativa dos projetos Energia Amiga e Desenvolvimento de Sistemas de Automação e Controle para Sistemas Elétricos, os quais têm um vínculo muito forte com a comunidade. A professora passa a ser a supervisora do campus Santa Rosa para assuntos acadêmicos e externos, uma vez que a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – campus Santa Rosa, está ampliando as ações junto à comunidade de Santa Rosa e região. A centralidade de suas ações será na busca de parcerias e qualificação de projetos voltados para a área do empreendedorismo, bem como demandas que as diferentes instituições de Santa Rosa necessitem da expertise da Universidade em termos de formação, pesquisa, extensão, cultura e inovação.

Daniel Dallalba é graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Universitária pela Unijuí. Ele trabalha na Instituição há 27 anos e é responsável por toda a parte patrimonial, garantindo o bom funcionamento do campus. Com a função de supervisor, Daniel passa a ser o gestor dos trabalhadores do campus e de todo processo interno do mesmo. Manterá e qualificará o trabalho que já está sendo realizado, aumentando o suporte e organização às atividades desenvolvidas pela instituição.

De acordo com a reitora da Universidade, professora Drª. Cátia Maria Nehring, a escolha pelos nomes se dá pela segurança do bom trabalho já desenvolvido por ambos os profissionais em prol do desenvolvimento do município de Santa Rosa por meio do ensino, da pesquisa, da inovação, da extensão e da cultura, tão importantes na construção de uma Universidade. “Entendemos a importância e a necessidade de termos à frente desse relacionamento, no campus Santa Rosa, pessoas que de fato já tenham um forte vínculo com a Unijuí e com a comunidade. Por isso, nossa escolha foi pensada levando em consideração tudo que vem sendo desenvolvido até aqui. Acreditamos que, com a gestão da Taciana e do Daniel, vamos ter um campus ainda mais forte e próximo da comunidade, com duas cabeças jovens contribuindo com o desenvolvimento de Santa Rosa e região, a partir da parceria com a Universidade”, afirma. “Agradecemos imensamente o trabalho desenvolvido pelo Marcos ao longo desses quatro anos à frente da coordenação do campus em Santa Rosa, bem como desejamos todo sucesso nos novos desafios profissionais. Marcos mantém-se representando a instituição no Corede, considerando os processos em desenvolvimento neste momento, até o retorno da presidente”, acrescenta a reitora.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×