Aberta oficialmente a 9ª Exposafi de Senador Salgado Filho – Portal Plural
Connect with us

Geral

Aberta oficialmente a 9ª Exposafi de Senador Salgado Filho

Pável Bauken

Publicado

em



 

O Lonão Cultural esteve lotado nesta sexta-feira (13/12) durante a abertura oficial da 9ª Exposafi, feira de exposições de Senador Salgado Filho, no Noroeste do Estado. Prefeitos e outras lideranças de diferentes pontos da região prestigiaram o evento que segue até domingo (15/12), assim como a comunidade esteve engajada na organização e visitação da feira. A feira promovida pela Prefeitura de Senador Salgado Filho, Câmara Municipal de Vereadores, Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Cultural e Tradicionalista (ACT), tem entrada gratuita.

Ao mesmo tempo em que traz expositores de outros municípios, a feira evidencia a prosperidade do comércio, serviços e setor agropecuário locais. Para bem receber os visitantes de diferentes municípios, contou-se com o apoio das prefeituras de Santa Rosa e Giruá para a melhoria das estradas que levam ao município, que não possui acesso asfáltico.

O prefeito de Senador Salgado Filho, Mário Klein, disse ter “imensa gratidão” ao presidente da feira, Carlos Villanova, assim como à instituição que representa, à Emater/RS-Ascar, por ter conduzido a organização a feira. “A Emater é uma grande parceira dos nossos municípios e sabemos como é importante a realização do trabalho em conjunto no dia-a-dia para atender nossa população”, afirmou. Também agradeceu aos patrocinadores, apoiadores, prefeitos, Brigada Militar e soberanas que estiveram engajados para o sucesso do evento.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, lembra a relação recíproca, uma vez que a Administração Municipal é “a grande parceira da Emater nos municípios, permitindo viabilizar oportunidades de dar visibilidade ao trabalho que é realizado e às possibilidades existentes para melhorar a qualidade de vida e a geração de renda nas propriedades”.

O vice-prefeito, Hugo Jonas Neske, que também é vice-presidente da feira, registra o agradecimento a todos os colaboradores que ajudaram a organizar o evento. “O envolvimento do Poder Público, das instituições promotoras, dos patrocinadores e da comunidade que se uniram foi muito importante para que essa feira acontecesse”, reiterou. A presidente da Câmara de Vereadores, Simone Block, destaca o empenho do Município para que o evento estivesse no porte de hoje e reiterou a importância da feira na autoestima da comunidade local, que encontra um “lugar para passar momentos agradáveis e prestigiar a agricultura familiar, a indústria e o comércio local”.

O presidente da 9ª edição, Carlos Ernani Villanova, destaca que a feira é uma oportunidade de dar visibilidade aos potenciais do município e de lançar novos desafios. “Há três anos durante a Exposafi apresentamos, por exemplo, a suinocultura como uma alternativa. De lá para cá foram implantadas 10 granjas de suínos e outros produtores já tem procurado a Emater com o interesse de se dedicar à atividade”, comenta.

Villanova destaca ainda a importância de valorizar as transformações que estão ocorrendo em Senador Salgado Filho, como a inauguração de duas agroindústrias previstas para 2020, sendo que uma delas de pescado, com oportunidade de receber a produção de pelo menos 100 produtores locais.

A abertura oficial da feira culminou justamente na degustação de produtos a base de peixe, organizada por produtores locais e pela Emater/RS-Ascar, momento também em que foram celebrados os 21 anos da Instituição no município.

Emater/RS-Ascar apresenta propostas para agricultura local

Um dos locais mais movimentados da feira é o espaço da Agricultura Familiar, organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Entre as propostas apresentadas estão o acesso a políticas públicas como o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e o Programa Estadual de Irrigação, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. “Senador Salgado Filho é o quinto do ranking dos 45 municípios da Fronteira Noroeste e Missões em número de sistemas de irrigação implantados”, destaca Villanova, que integra a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, ao lado do médico veterinário Marcos Marmitt e da extensionista social Cleidi Diel. No município já foram implantados 45 projetos de irrigação elaborados pela Emater/RS-Ascar, a maior parte destes voltados a pastagens.

Também podem ser obtidas informações sobre os Programas Municipais de Suinocultura e de Piscicultura, executados em uma parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-Ascar.

Podem ser conferidas ainda exposições sobre nutrição da vaca leiteira, segurança e soberania alimentar, sementes crioulas, ações socioassistenciais e embelezamento de arredores.

Os Pavilhões ficam abertos para visitação das 9h às 22h. No setor agropecuário haverá julgamento de bovinos, neste sábado (14/12), organizado pela Secretaria de Agricultura e Emater/RS-Ascar, a partir das 9h30.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Obstáculos serão vencidos”, diz Bolsonaro durante cerimônia militar

Cerimônia oficializou formatura de 749 paraquedistas

Reporter Cidades

Publicado

em

© Marcos Corrêa/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse, hoje (15), durante cerimônia de formação de 749 novos paraquedistas no Rio de Janeiro, que conta com a lealdade dos militares ao país para superar os “obstáculos” que o país atravessa, sem esclarecer exatamente a que dificuldades se referia.

“Hoje, o paraquedista não apenas salta da rampa [de aviões militares]. Ele [também] sobe a rampa do [Palácio do] Planalto, para mostrar a todos no Brasil que temos honra na condução das questões públicas e que queremos sim um Brasil muito melhor do que aquele que recebi em janeiro do ano passado”, disse o presidente. Dos formandos, 747 são do Exército e dois são da Força Aérea Brasileira.

“Com a força de vocês […] nós cumpriremos esta missão”, acrescentou o presidente, que integrou a Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército antes de se dedicar à carreira política. “Tenho certeza de que, contando com vocês, com sua lealdade absoluta ao nosso Brasil, cumpriremos qualquer missão. Tenho certeza de que os obstáculos que ora se apresentam para nós serão vencidos e que, brevemente, nos congratularemos por este momento.”

Referindo-se à obtenção do próprio brevê, Bolsonaro classificou a conclusão do curso de formação como um “momento ímpar”. “Hoje, vocês [paraquedistas] se unem à elite do nosso Exército brasileiro. A partir de hoje, somos todos iguais”, disse o presidente.

Também participaram da cerimônia realizada no 26° Batalhão de Infantaria de Paraquedistas, na Vila Militar, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro Pereira; o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, oficiais militares e parlamentares.

Parentes do soldado Pedro Lucas Chaves, 19 anos, que morreu no dia 20 de junho deste ano, ao saltar de um avião durante exercício de treinamento do curso de formação, foram convidados a participar da cerimônia, durante a qual Chaves foi lembrado. “Em sua memória, rendemos homenagens”, comentou Bolsonaro.

O presidente já tinha participado, ontem (14), de outro evento com militares no Rio de Janeiro: a inauguração da Escola Municipal Cívico-Militar General Abreu, em Rocha, na zona norte da capital fluminense. A construção do estabelecimento de ensino é fruto de uma parceria dos ministérios da Defesa e da Educação e faz parte de um projeto-piloto que prevê investimentos federais da ordem de R$ 1 milhão em cada uma das 54 unidades previstas.

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

CAPS II Novo Rumo: reinventando ações em tempo de pandemia

Pável Bauken

Publicado

em



Desde março deste ano, quando iniciou a pandemia do covid-19, as atividades de grupo do CAPS II Novo Rumo da FUMSSAR foram suspensas, para evitar aglomerações, como forma de proteger os usuários dos riscos de contaminação.

Os usuários continuam sendo acompanhados para que o vínculo permaneça, porém a forma de atendimento precisou ser reinventada, de forma que esses usuários continuem próximos do serviço.

Sendo assim, além dos contatos telefônicos, chamadas de vídeo, conversas via whats’app, visitas domiciliares, quando necessário, foi criada uma nova estratégia.

Revivendo o passado, foram escritas cartas para cada um dos pacientes, além de serem reveladas fotos de atividades já realizadas no serviço. Essas cartas foram enviadas pelo Correio para cada usuário, a fim de nos mantermos próximos, apesar da distância. Para que saibam que este momento conturbado vai passar, e as atividades logo retornarão.

A proposta foi bem recebida pelos usuários, sendo que a equipe recebeu manifestações de carinho, gratidão e demonstrações da importância do serviço.

Depoimentos de pacientes:

“Como é bom receber um envelope com tanto carinho. Mostra para nós que nunca somos esquecidos por essa equipe maravilhosa. Adoro vocês e devo a todos a minha condição de vida, com mais coragem e ânimo para enfrentar os problemas que surgem.” Carmem Bogler.

“Quando você recebe um carinho assim é muito gratificante. Obrigada a equipe do CAPS. Isso eu chamo de surpresa. Adorei! Muita gratidão a todos vocês.” Idê Pereira Canabarro.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

FUMSSAR promoveu workshop humanizador aos servidores da rede complementar

Pável Bauken

Publicado

em



A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, dando continuidade aos serviços de prevenção, orientação e qualificação dos profissionais da saúde, em decorrência da Pandemia do Novo CORONAVÍRUS– COVID-19 promoveu, na última sexta-feira (14/08/2020), o Workshop Humanizador com o professor e contador de histórias Jefferson Machado.

O professor aplicou, a atividade baseada na fabulosa e conhecida história: dos Três Porquinhos, o professor destacou: “Neste momento em que estamos vivendo, alarmados e tensos por noticiários, vidas e histórias sendo transformadas e impactadas pelo Covid-19, precisamos olha o nosso EU e enaltecer a importância de sermos fortes e rir diante dos obstáculos da vida. Somos e devemos ser como o Porquinho da casa de tijolos, corajosos, equilibrados e mantermos nosso propósito de vida.”

Em decorrência da Pandemia, e distanciamento controlado que estamos enfrentando a atividade foi realizada para os gerentes de serviços da Rede Complementar, conforme relatou o diretor Januário Vargas idealizador do projeto, “É de grande importância esta atividade, infelizmente ainda, não conseguimos realizar com todos os profissionais da Rede Complementar à Saúde, mas, idealizamos com os Gerentes dos serviços da Rede, os quais ficaram incumbidos de multiplicar as informações para suas equipes. Precisamos valorizar e qualificar nossos profissionais da saúde, para criarmos um pilar de estabilidade e cuidados e, sabermos da retomada dos serviços quando passar a pandemia” destacou Januário Vargas.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

×