Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Aberta oficialmente a 9ª Exposafi de Senador Salgado Filho – Portal Plural
Connect with us

Geral

Aberta oficialmente a 9ª Exposafi de Senador Salgado Filho

Pável Bauken

Publicado

em



 

O Lonão Cultural esteve lotado nesta sexta-feira (13/12) durante a abertura oficial da 9ª Exposafi, feira de exposições de Senador Salgado Filho, no Noroeste do Estado. Prefeitos e outras lideranças de diferentes pontos da região prestigiaram o evento que segue até domingo (15/12), assim como a comunidade esteve engajada na organização e visitação da feira. A feira promovida pela Prefeitura de Senador Salgado Filho, Câmara Municipal de Vereadores, Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Cultural e Tradicionalista (ACT), tem entrada gratuita.

Ao mesmo tempo em que traz expositores de outros municípios, a feira evidencia a prosperidade do comércio, serviços e setor agropecuário locais. Para bem receber os visitantes de diferentes municípios, contou-se com o apoio das prefeituras de Santa Rosa e Giruá para a melhoria das estradas que levam ao município, que não possui acesso asfáltico.

O prefeito de Senador Salgado Filho, Mário Klein, disse ter “imensa gratidão” ao presidente da feira, Carlos Villanova, assim como à instituição que representa, à Emater/RS-Ascar, por ter conduzido a organização a feira. “A Emater é uma grande parceira dos nossos municípios e sabemos como é importante a realização do trabalho em conjunto no dia-a-dia para atender nossa população”, afirmou. Também agradeceu aos patrocinadores, apoiadores, prefeitos, Brigada Militar e soberanas que estiveram engajados para o sucesso do evento.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, lembra a relação recíproca, uma vez que a Administração Municipal é “a grande parceira da Emater nos municípios, permitindo viabilizar oportunidades de dar visibilidade ao trabalho que é realizado e às possibilidades existentes para melhorar a qualidade de vida e a geração de renda nas propriedades”.

O vice-prefeito, Hugo Jonas Neske, que também é vice-presidente da feira, registra o agradecimento a todos os colaboradores que ajudaram a organizar o evento. “O envolvimento do Poder Público, das instituições promotoras, dos patrocinadores e da comunidade que se uniram foi muito importante para que essa feira acontecesse”, reiterou. A presidente da Câmara de Vereadores, Simone Block, destaca o empenho do Município para que o evento estivesse no porte de hoje e reiterou a importância da feira na autoestima da comunidade local, que encontra um “lugar para passar momentos agradáveis e prestigiar a agricultura familiar, a indústria e o comércio local”.

O presidente da 9ª edição, Carlos Ernani Villanova, destaca que a feira é uma oportunidade de dar visibilidade aos potenciais do município e de lançar novos desafios. “Há três anos durante a Exposafi apresentamos, por exemplo, a suinocultura como uma alternativa. De lá para cá foram implantadas 10 granjas de suínos e outros produtores já tem procurado a Emater com o interesse de se dedicar à atividade”, comenta.

Villanova destaca ainda a importância de valorizar as transformações que estão ocorrendo em Senador Salgado Filho, como a inauguração de duas agroindústrias previstas para 2020, sendo que uma delas de pescado, com oportunidade de receber a produção de pelo menos 100 produtores locais.

A abertura oficial da feira culminou justamente na degustação de produtos a base de peixe, organizada por produtores locais e pela Emater/RS-Ascar, momento também em que foram celebrados os 21 anos da Instituição no município.

Emater/RS-Ascar apresenta propostas para agricultura local

Um dos locais mais movimentados da feira é o espaço da Agricultura Familiar, organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Entre as propostas apresentadas estão o acesso a políticas públicas como o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e o Programa Estadual de Irrigação, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. “Senador Salgado Filho é o quinto do ranking dos 45 municípios da Fronteira Noroeste e Missões em número de sistemas de irrigação implantados”, destaca Villanova, que integra a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, ao lado do médico veterinário Marcos Marmitt e da extensionista social Cleidi Diel. No município já foram implantados 45 projetos de irrigação elaborados pela Emater/RS-Ascar, a maior parte destes voltados a pastagens.

Também podem ser obtidas informações sobre os Programas Municipais de Suinocultura e de Piscicultura, executados em uma parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/RS-Ascar.

Podem ser conferidas ainda exposições sobre nutrição da vaca leiteira, segurança e soberania alimentar, sementes crioulas, ações socioassistenciais e embelezamento de arredores.

Os Pavilhões ficam abertos para visitação das 9h às 22h. No setor agropecuário haverá julgamento de bovinos, neste sábado (14/12), organizado pela Secretaria de Agricultura e Emater/RS-Ascar, a partir das 9h30.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Azul retoma voos para mais três cidades gaúchas

Reporter Global

Publicado

em

Azul voará para Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul Azul / Reprodução

 

Passagens começam a ser vendidas ainda nesta semana

 

A Azul decidiu retomar os voos para mais três destinos gaúchos: Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul. A informação foi repassada pela companhia aérea ao presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Regional no Rio Grande do Sul, deputado estadual Frederico Antunes.

Serão voos entre Porto Alegre e Uruguaiana; e Porto Alegre e Santo Ângelo, com cinco frequências semanais, de segunda a sexta-feira. Também haverá uma rota entre Caxias do Sul e Campinas (SP), com sete frequências semanais, de segunda a domingo. As vendas das passagens começam nesta quarta-feira (25). Já os voos terão início em 1º de fevereiro de 2021.

– Com esse anúncio de hoje, a partir de fevereiro, serão sete destinos com voos regionais retomados no Rio Grande do Sul: Pelotas, Santa Maria, Canela, Torres, Uruguaiana, Caxias do Sul e Santo Ângelo – lembra o deputado.

Na semana passada, a coluna noticiou os voos da temporada de verão, que ligarão Porto Alegre a Torres e Canela, relembre: Azul terá novos voos para serra e litoral do RS; veja os preços das passagens

Em outubro, a coluna noticiou a retomada de voos regionais pela Azul a partir de 8 de dezembro. São rotas ligando Porto Alegre a Santa Maria e Pelotas, relembre: Azul anuncia retomada de voos regionais no RS

Os voos regionais são operados pela Azul Conecta, subsidiária de atuação local da companhia aérea Azul. São usadas aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove clientes. Ao todo, no país, serão 45 voos diários na ação chamada de Verão Azul Conecta.

 

 

ClicRBS

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Ônibus Lilás do Departamento de Políticas para as Mulheres começa a percorrer o interior a partir de quinta, dia 26

Reporter Global

Publicado

em



 

Anualmente, entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, entidades do mundo inteiro se mobilizam para promover ações de conscientização e engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

 

Os 16 Dias de Ativismo deste ano vão contar com uma programação especial do Departamento de Políticas para as Mulheres, que vai percorrer 16 municípios gaúchos com o Ônibus Lilás, disponibilizando atendimento e material informativo sobre violência de gênero e divulgação dos serviços oferecidos pelo Estado.

Para a diretora de Políticas para as Mulheres, Bianca Feijó, o 16 Dias é um evento de extrema importância por chamar a atenção do mundo inteiro para a causa. “A violência contra mulheres e meninas acontece todos os dias e em todos os lugares, mas essas datas servem para nos lembrar que ainda há muito há se fazer para combater qualquer tipo de discriminação por gênero”, explica Bianca. “Essa violência tem origem em um problema estrutural da nossa cultura, que é o machismo. Por isso é tão importante que, de fato, toda a sociedade, não apenas o Estado ou a família da vítima, busque se engajar nessa causa e entender o seu papel na construção de uma cultura onde ser mulher não seja motivo para a morte de ninguém”.

A abertura da programação será no dia 25 de novembro, a partir das 10h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Nos outros municípios, o evento começará a partir das 13h30. Além do Ônibus Lilás, os municípios contarão com a presença da Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha. É importante destacar que serão tomados todos os cuidados necessários em relação ao coronavírus, sendo que é obrigatória a utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social. Além disso, será disponibilizado álcool em gel para todos os presentes.

 

A programação do 16 Dias de Ativismo no Estado:

25/11 – Abertura em Porto Alegre (Largo Glênio Peres), a partir das 10h
26/11 – Viamão (Praça Júlio de Castilhos), a partir das 13h30
27/11 – Canoas (Praça do Avião), a partir das 13h30
28/11 – Novo Hamburgo (Praça Punta del Leste), a partir das 13h30
29/11 – Alvorada (Praça Central João Goulart), a partir das 13h30
30/11 – Passo Fundo (Praça da Cuia), a partir das 13h30
01/12 – Cruz Alta (Praça General Firmino), a partir das 13h30
02/12 – Ijuí (Praça da República), a partir das 13h30
04/12 – Caxias do Sul (Praça Dante Alighieri), a partir das 13h30
05/12 – São Leopoldo (Praça do Brinquedo), a partir das 13h30
06/12 – Guaíba (Parque da Juventude), a partir das 13h30
07/12 – Santa Maria (Praça Saldanha Marinho), a partir das 13h30
08/12 – Pelotas (Mercado Público), a partir das 13h30
09/12 – Rio Grande (Praia do Cassino), a partir das 13h30
10/12 – Sapucaia do Sul (Praça General Freitas), a partir das 13h30
11/12 – Encerramento dos 16 dias, em Bento Gonçalves (rua Marechal Floriano, em frente à Praça Walter Galassi), a partir das 13h30

 

Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportunizando auxílio e informação para as mulheres de todo o Rio Grande do Sul, assim como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

O serviço pode ser solicitado por qualquer um dos 497 municípios gaúchos e é utilizado para que exista uma integração efetiva dos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

 

Estado.rs.gov

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

OMS diz que ‘aposta mais segura’ é renunciar às festas de Natal e ano-novo

Reporter Cidades

Publicado

em

Tolga Akmen/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira, 23, que a “aposta mais segura” para algumas famílias será não realizar reuniões familiares neste Natal e ano-novo para impedir a disseminação do coronavírus. Festas de Ano Novo, com aglomeração, também não são recomendadas.

Na semana passada, o Brasil chegou a mais de 6 milhões de casos de infecção por coronavírus e países da Europa vivem uma segunda onda. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a OMS saudou os esforços da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca “para tornar a vacina acessível e fácil de armazenar”.

Em uma reunião virtual em Genebra, a líder técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, para a covid-19 disse que “em algumas situações, a difícil decisão de não ter uma reunião familiar é a aposta mais segura”. Mais cedo, a cientista-chefe da organização Soumya Swaminathan afirmou que as notícias sobre os resultados da vacina para covid-19 da Universidade de Oxford e do laboratório britânico AstraZeneca são “encorajadoras e esperamos ver os dados, como fazemos com outros resultados promissores das últimas semanas”.

A AstraZeneca informou nesta segunda-feira que sua vacina para covid-19 pode ser cerca de 90% eficaz, dando à luta mundial contra a pandemia global uma nova arma, mais barata de produzir, mais fácil de distribuir e mais rápida de expandir do que suas rivais.

Estadão

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×