A partir de que idade você deve começar a ensinar planejamento financeiro a uma criança? – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

A partir de que idade você deve começar a ensinar planejamento financeiro a uma criança?

Publicado

em



 

educação financeira é um dos aspectos para os quais os pais estão preparando seus filhos para a vida. Não pode ser encarado como uma situação isolada. Não imagino alguém tirar um dia da semana, sentar com seu filho e dizer “hoje vamos falar sobre finanças, orçamento e fluxo de caixa. No fim de semana retomaremos com juros compostos, volatilidade e retorno sobre investimentos”.

Afinal, fazemos isso para ele não falar de boca cheia? Pra escovar os dentes todo dia, ou para dizer “por favor” e “obrigado”? Claro que não. O processo de educação é algo diário, uma coisa que você fala para seu filho fazer sempre, explica por quê é importante, mostra que você faz também e como isso vai ajudar na vida dele. São hábitos que você já incorporou no seu dia-a-dia e ensina o seu filho a fazer também. E faz isso porquê você o ama, quer o seu bem e que ele cresça e tenha sucesso na vida.

Importante lembrar que o maior professor é o exemplo. Então se você é disciplinado, consome com consciência, paga suas contas em dia, poupa para seu futuro, é muito provável que passe esses conceitos e comportamentos para a criança. E se você leu esse parágrafo e teve um frio na barriga porque não faz nada disso, como espera passar boas informações para a frente? Nesse caso está na hora de você mesmo melhorar sua educação financeira. Lembre-se: “coloque primeiro sua máscara de oxigênio, depois cuide dos outros”!

Apesar de a criança observar os comportamentos dos pais (e aprender com eles, os bons e os ruins) desde seu nascimento, é a partir dos 3 ou 4 anos que estará pronta para entender conceitos como esperar para ganhar alguma coisa e fazer um esforço para conquistar algo, por exemplo. E estes são fundamentos essenciais para uma vida financeira equilibrada, certo?

É preciso que ensinemos as crianças desde essa idade princípios como:
– valorizar as coisas, o que vai muito além do preço delas;

– celebrar as conquistas, evitando presentear a todo momento e por qualquer razão;
– saber que existem recursos finitos: se gastar muito de algo hoje, pode faltar dele amanhã, é preciso ter auto-controle;

– poupadores são recompensados, devedores são “punidos” (use sua criatividade para passar esse conceito com recursos finitos como tempo de televisão, ou com um álbum de figurinhas, por exemplo);

– que sempre podemos tentar negociar (feiras livres são excelentes e divertidas para isso, quando forem um pouco mais velhas);

– que a vida é feita com equilíbrio, não só de consumismo nem só de poupança, e
– que é importante e confortante repartir o que temos muito com quem tem muito pouco.

Já com 6 ou 7 anos pode-se introduzir o manejo do dinheiro, com um cofrinho onde a criança vai juntando moedinhas para realizar algum sonho de consumo. Mesmo que seja algo banal para nós, adultos, uma bola ou uma boneca que a criança conquiste através de sua disciplina – e com nosso encorajamento – é poderosíssimo. Desta forma você estará incutindo nela valores que levará para o resto de sua vida.

A partir dos 8 ou 9 anos insira a mesada, que deve ser encarada única e exclusivamente como um instrumento de educação financeira. Evite relacioná-la com desempenho escolar, tarefas domésticas ou outras obrigações, mas apenas para desenvolver na criança sua habilidade de fazer escolhas, comprar algo hoje versus poupar para algo maior no futuro, e coisas assim. Procure na internet o vídeo do “teste do marshmallow” e entenderá como isso é interessante e importante!

Lembre-se: o maior impulsionador na educação das crianças será sempre o seu exemplo. Uma criança que vê o pai desrespeitando uma lei de trânsito achará que isso é o correto; uma que vê a mãe se abaixando para pegar um papel na rua e colocando-o no lixo igualmente incorporará o ensinamento. Com a educação financeira é a mesma coisa. Pouco adianta você dizer a ela para guardar sua mesada se ela te vê praguejando contra o banco que está cobrando o empréstimo. Mas fará todo o sentido para ela quando você disser que vão conseguir fazer uma viagem bacana ou comprar uma roupa nova porque foram disciplinados e evitaram gastar com bobagens.

Afinal, “o exemplo não é a melhor forma de ensinar, é a única!” (Albert Schweizer, filósofo)

Carlos Augusto Santos (Caco) é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Associação Brasileira de Profissionais Financeiros – Planejar. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Época Negócios
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uncategorized

Fim de semana do Dia dos Pais começa com tempo firme em parte do RS

Publicado

em



O tempo segue firme em quase todo o Rio Grande do Sul neste sábado (13). As temperaturas seguem baixas ao longo do dia em todo território gaúcho, em razão da influência da massa de ar frio.

No domingo (14), data em que é comemorado o Dia dos Pais, a chuva deve retornar em grande parte do Estado. A instabilidade deve se espalhar pelo território gaúcho ao longo do dia, começando pela região das Missões e pela Fronteira Oeste.

 

REGIÃO NOROESTE:

O sábado será de tempo firme com sol entre nuvens. No domingo, o sol aparece, com chance de chuva a qualquer hora do dia.

Os termômetros variam entre 11°C e 19°C no sábado e entre 14°C e 18°C no domingo.

 

SANTA ROSA:

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Os termômetros variam entre 13°C e 22°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Queda nas temperaturas em todo RS nesta sexta-feira

Publicado

em



A instabilidade começa a perder força e o tempo volta a ficar firme em quase todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (29). Uma frente fria que se formou na Argentina avança pelo Rio Grande do Sul. Essa condição climática causa a entrada de ar polar no Estado. Assim, as temperaturas diminuem em todo o território gaúcho. O dia será marcado pelo frio, mesmo com o predomínio do sol em quase todas as regiões.

REGIÃO NOROESTE :

A sexta-feira (29) será marcada por tempo firme, com névoa ao amanhecer.

 

SANTA ROSA:

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. Os termômetros variam de 8°C a 16°C

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Defesa Civil e Inmet emitem alerta para risco de chuva intensa e temporal no RS

Publicado

em



O Rio Grande do Sul está sob alerta de temporal neste sábado (16). A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos de risco de temporais, com possibilidade de vento acima dos 60 km/h e granizo em todo o Estado ao longo do dia. Moradores de Porto Alegre e região receberam alerta via SMS da Defesa Civil estadual, indicando chuva constante, acompanhada de descargas elétricas e acumulados elevados. O comunicado do Inmet também vai nessa linha, com alerta para rajada de vento entre 60 km/h e 100 km/h, granizo, queda de árvores e alagamentos. O Inmet informa que o temporal deve ser mais intenso em municípios das regiões SulNoroesteOeste, Leste e Central.

A previsão da Climatempo corrobora essa projeção. Os maiores acumulados devem ser registrados no Norte, nas regiões da Serra metropolitana de Porto Alegre, na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, segundo a empresa.

A meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, afirma que a chuva foi intensa em pontos da Fronteira Oeste e do Norte entre a madrugada e o início da manhã deste sábado. A instabilidade diminuiu ao longo da manhã, mas volta com força na maior parte do Estado à tarde, segundo a especialista. Fabiene afirma que os temporais ocorrem diante de uma frente fria e de um ciclone extratropical.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×