Apresentada em escolas públicas, a peça “Do campo à mesa” será encenada dias 7 e 14 de agosto em Horizontina e Três de Maio
Por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da empresa John Deere, está iniciando a nova turnê do Teatro Sustentável. Ao todo serão 15 cidades contempladas em 3 estados brasileiros, contabilizando um total de 150 apresentações.
A turnê se inicia pelo sul do país, com 50 espetáculos no estado do Rio Grande do Sul, contemplando 6 municípios, entre eles Horizontina e Três de Maio.
O espetáculo “Do Campo à Mesa” nos permite refletir sobre o desafio encontrado pela agricultura em alimentar a população mundial que está em constante crescimento. Para isso, os personagens se aventurarão por temas como: a origem agrícola dos alimentos; biotecnologia e a sua aplicação na agricultura; os polinizadores naturais e sua relevância para o planeta; alimentação saudável e como comer da maneira correta; a importância da higiene no combate da contaminação durante a alimentação – tudo isso abordado de forma lúdica e com atividades interativas onde as crianças terão a oportunidade de participar do espetáculo.
“Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a agricultura deve ser responsável por 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em nosso país em 2023. O nosso objetivo é apresentar de uma forma artística, interativa e divertida como funciona o universo da agricultura”, afirma Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.
O Teatro Sustentável, que combina elementos tradicionais e contemporâneos, criou um formato de apresentação com aproximadamente uma hora de duração que, sem necessitar de recursos visuais sofisticados, encanta com sua simplicidade criativa.
Sinopse
No espetáculo “Do campo à mesa” a trupe viaja do passado para o presente, em uma viagem no tempo, que desvenda os segredos da biotecnologia na agricultura.
Durante a encenação da peça eles mostram para os espectadores a origem dos alimentos, por que é saudável comer de forma variada e como higienizar bem os produtos antes de consumir.
O destaque acontece para uma participação especial no espetáculo: da abelha Jandaíra, que contará qual a sua importância para a agricultura e a relevância da conservação da sua espécie.
Uma forma de tornar mais divertida e original a explicação do tema do espetáculo foi transformar objetos do dia-a-dia em itens de cena exclusivos no cenário de “Do Campo à Mesa”.
Thales Cristóvão é responsável pelo cenário e figurino e Laura Savlis cuida da direção do espetáculo. A apresentação encanta e conta uma história que transcende a narrativa. E, para conseguir esse resultado, houve um esforço enorme na produção da peça.
“Acredito no poder transformador do teatro. Nosso principal objetivo é levar essa arte às localidades onde muitas dessas crianças nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro. Além do conhecimento, esse espetáculo toca as crianças em todos os aspectos da arte, com figurinos exclusivos, uma linguagem poética, e uma linda direção de palco”, conclui Christiane Deucher.
Serviço: Apresentações da peça “Do campo à mesa“
Data: 09/08
Horário: 8h30
Local: EMEF Carlos Gomes
Endereço: Rua Carlos Gomes, 600 – Vila Cascata
Cidade: Horizontina
Data: 09/08
Horário: 13h30 e 15h30
Local: EMEF Monteiro Lobato
Endereço: Avenida Floriano Peixoto, 200 – Vila Colato
Cidade: Horizontina
Data:14/08
Horário: 10h30, 13h30 e 15h
Local: EM Germano Dockhorn
Endereço: Rua Amandio Jahn, 1538 – Glória
Cidade: Três de Maio
Data:15/08
Horário: 9h, 10h30 e 13h30
Local: Escola Estadual Castelo Branco
Endereço: Rua Consolata, sn – Jardim das Acacias
Cidade: Três de Maio