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5 dicas para aproveitar o Natal de forma saudável

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Está chegando uma das épocas mais gostosas: as festas de fim de ano. Mas o que comer nessas noites especiais sem abrir mão da saúde? Ideias para preparar uma ceia de Natal simples e com opções mais saudáveis você encontra aqui:

1 – Sai o tender, entram as carnes brancas e magras
Em geral, as carnes típicas do Natal são bastante calóricas. O tender, por exemplo, é derivado do porco, sendo uma espécie de presunto, ou seja: industrializado e com alto teor de sal e gordura. Nesse caso, a regra é clara: nada de ultraprocessados! Mas as carnes suínas são bem-vindas, como é o caso do lombo, que é a parte mais magra do porco.

O peru, estrela da festa, deve ser consumido com moderação. Mas assim como as demais aves, é importante consumi-lo sem pele, devido ao colesterol, e com temperos caseiros. Uma boa opção também é o frango orgânico e de base agroecológica. Dependendo da apresentação e preparação, é um prato natalino para ninguém botar defeito!

Os peixes frescos e os minimamente processados também são ótimas opções para a ceia. Pelo menor conteúdo de gorduras e, em particular, pela alta proporção de gorduras saudáveis (insaturadas), os peixes são excelentes substitutos. Em todos os casos, a preparação é o segredo para ser saudável: opte por carnes assadas, grelhadas ou cozidas.

2 – Use e abuse da criatividade nas preparações
Farofa e arroz são presenças quase unânimes nas ceias de Natal! Mas é possível deixar essas preparações mais saudáveis e nutritivas. O arroz branco, por exemplo, pode ter seu conteúdo de nutrientes reduzido com o polimento excessivo de grãos.

Mas dá para deixá-los mais saborosos e nutritivos caprichando e incrementando a receita. O arroz e a farofa combinam super bem com frutas secas, lentilha, legumes e castanhas. Já ouviu falar da Castanha-do-Pará? Ela é de origem brasileira, saborosa, nutritiva e uma ótima opção para as preparações natalinas.

Alguns legumes também são bem versáteis e dão um toque a mais às receitas. Outro livro do Ministério da Saúde, Na cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras, traz uma opção deliciosa de farofa feita com legumes. Vale usar tanto como ingrediente quanto como guarnição. Que tal preparar uma bela salada antes do prato principal? Ou alguns legumes cozidos para acompanhar as carnes do jantar? É só usar a criatividade que não tem erro!

3 – Tempero bom é feito em casa
As preparações caseiras são sempre a melhor saída! Além de garantir a origem do produto, você está consumido algo in natura ou minimamente processado. No caso dos temperos não seria diferente: a venda das carnes já temperadas é algo muito comum nessa época do ano e isso significa mais sal e mais gorduras saturadas adicionadas a elas.

A dica é simples: abra mão de todos os condimentos ultraprocessados e produtos já temperados. Além de garantir a sua saúde e a de sua família, você ainda consegue dar o seu toque pessoal à receita. Sabe aquele tempero de família? Chegou a hora dele brilhar!

Utilize ervas frescas, secas, especiarias, alho, cebola e pimentas. Dá até para brincar com o doce e salgado ao fazer combinações que levem frutas. Já pensou em preparar um molho de mel e laranja para regar as aves, por exemplo? Mais uma vez, deixe a criatividade entrar em ação. Só não esqueça de dosar o sal. Para deixar saboroso, ele precisa ser usado com equilíbrio!

4 – Você pode fazer algumas substituições na hora da sobremesa
Quando o assunto é alimentação saudável, você pode pensar em algumas substituições estratégicas. A dupla famosa panetone e rabanada podem ser adaptadas para opções mais saudáveis. Em vez de fritas, as rabanadas podem e devem ser assadas no forno. Já os panetones da vez podem ser os artesanais/caseiros, que são feitos com ingredientes mais saudáveis.

As frutas também são boas opções por serem nutritivas, naturalmente doces e ainda refrescantes. O abacaxi, por exemplo, ainda é uma ótima pedida para o encerramento da sua ceia. Isso porque ele contém a enzima bromelina, que auxilia na digestão das proteínas.

Usando as frutas como ingrediente principal, dá para fazer salada de fruta, torta, mousse, pavê, bolo e até mesmo o famoso sorbet, que é feito todo a base de frutas geladas e substitui muito bem os sorvetes tradicionais, lembrando da importância de utilizar alimentos in natura e minimamente processados nestas preparações. O livro Na cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras tem uma sessão dedicada às sobremesas. É só entrar e escolher!

5 – Não esqueça de beber água!
A água é sua melhor amiga em qualquer época, mas nas festas de fim de ano orienta-se maior atenção! Ela ajuda no processo de desintoxicação do organismo, inclusive após consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, é importante aumentar a ingestão hídrica. Vale água de coco, água pura ou água saborizada. O importante é manter-se hidratado!

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ACISAP representa as ACIs no Comitê de Crise para COVID-19

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Para garantir a manutenção das atividades econômicas e preservar empregos, conscientização é a palavra de ordem. Nesta semana foi confirmado o ingresso da ACISAP no Comitê de Crise para COVID-19. Desta forma, a entidade irá representar as ACIs da região e o Setor Produtivo, defendendo suas pautas.

A iniciativa da ACISAP tem em vista à situação da saúde, que demanda extrema atenção e cuidado. Os casos de COVID-19 em nossa região estão aumentando significativamente. São mais de 35,5% apenas na última semana. Sendo assim, reforçamos que conscientização e comprometimento são as palavras de ordem se quisermos controlar e estabilizar esta curva de crescimento. Não queremos fechar nossas empresas e escolas novamente.

Por isso, a ACISAP lança um alerta para o aumento do contágio e promove a conscientização. A entidade está ativamente envolvida com outras entidades, escolas e com a comunidade promovendo conteúdos, orientações e campanhas de prevenção. Diretoria, equipe e voluntários continuam atuando em muitas frentes, para promover em Santa Rosa uma conciliação entre a saúde e as atividades econômicas.

“Não descuide de você, de seus colaboradores e clientes. Precisamos contar com a consciência e medidas preventivas de todos. E agora de forma ainda mais intensa”, comenta Lídia Linck Lagemann, presidente da ACISAP.

Sim para a saúde, sim para o trabalho. Acreditamos ser possível conciliar.

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Vacinação dos professores avança em Santa

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A Fundação Municipal de Saúde deu início, na última semana, na vacinação dos professores e servidores que atuam na Educação Infantil. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem mediado esse processo, acompanhando e fornecendo a lista dos profissionais que devem ser imunizados. Outra boa notícia é que a vacinação começa a ser ampliada aos professores e servidores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal, “É uma conquista a ser comemorada pela comunidade porque protege também os filhos e as famílias”, observou a secretária de Educação e Cultura Lires Zimmermann. Assim que o ensino Fundamental encerrar, na próxima semana, deve avançar a vacinação com os professores do Ensino Médio, Técnico, Profissionalizante e Superior. A aplicação das doses é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde. O atendimento se dá mediante agendamento prévio.

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Plantão 24H

Se passando por Pastor, foragido da Justiça é preso no Noroeste Gaúcho

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Um homem foragido da justiça, que se evadiu do sistema prisional de Santo Angelo no final de abril, foi preso pela Força Tática da BM de Ijuí nesta noite de quarta-feira (12), por volta das 19h45min, no bairro Alvorada.

 

Ele atuava como pastor no momento da detenção. Ao perceber a presença da Força Tática, tentou fugir subindo em um telhado. Por fim, foi abordado, revistado, preso e algemado, dado o receio de nova fuga. Está sendo encaminhado à PMEI.

 

 

Fonte: Brigada Militar

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