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5 dicas de planejamento pra PME conquistar novos negócios

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Se você tem uma pequena empresa ― mesmo que de uma pessoa só ―, é hora de pensar em um planejamento forte para novos negócios.

 

Ao contrário do que muitos pensam, ter presença digital não se limita a marcar território nas redes sociais e em outros canais online. Vai muito além disso: trata-se de fazer um excelente uso dessas ferramentas, de modo a profissionalizar os seus processos, sejam de atendimento, venda, pós-venda, gestão financeira e mais.

A digitalização consiste em mudar a forma do empreendedor aprimorar o seu negócio de forma a conquistar a relevância necessária para se tornar um parceiro confiável para o seu público. E, para isso, é necessário planejamento, para manter uma atuação online ativa e sólida.

A presença digital é fundamental para a construção da marca de uma empresa. É imprescindível tê-la no plano de marketing e, claro, zelar pela sua regularidade.

Com ela, o empreendimento estreita a sua relação com os clientes, ganha a confiança deles e ainda fortalece o seu nome em um mercado cada vez mais competitivo.

De olho nisso, Raquel Dalastti, head de produtos da Locaweb, separou abaixo cinco dicas para o seu negócio ingressar, se manter e prosperar no digital:

1 – Conheça o seu público ― Seja para venda ou prestação de serviço, é essencial conhecer o seu público: para quem você quer vender, onde essa pessoa costuma buscar informação, quais são as necessidades dela que o seu produto pode sanar. Sabendo disso é possível elaborar estratégias que façam mais sentido para o seu negócio.

2 – Priorize ― É importante você ter bem mapeado quais são os principais pontos de atrito do seu negócio. Qual é o ponto sensível da sua operação atualmente? Agilidade de atendimento? Suporte à venda ou ao pós-venda? Gestão de carteira de clientes? Atrair novos clientes? Tenha clareza de qual problema você precisa resolver primeiro: e endereçar a tratativa deles, um a um. Para isso, liste todas as questões conhecidas e estime o esforço e investimento necessário para endereçá-los. Comece pelos de menor esforço e maior valor.

3 – Constância ― Muitos negócios chegam na internet apenas para ocupar espaço e, por não terem um planejamento, acabam se tornando fantasmas e diminuindo cada vez mais suas atualizações, o que também afeta o engajamento da sua marca. Com as atualizações dos algoritmos das redes sociais, é cada vez mais essencial estar presente regularmente. Faça um planejamento para sua empresa, organize e identifique oportunidades do mercado, como datas comemorativas para seu segmento, ações promocionais. E no dia a dia opte pelo uso de soluções e ferramentas ágeis, que permitam integrações, recursos complementares e funcionalidades para criar, produzir e gerenciar.

4 – Use métricas e estabeleça objetivos plausíveis ― Acompanhar a sua estratégia é imprescindível para o sucesso. Estabelecer métricas é definir o que é esse sucesso. Elas serem alcançáveis em um determinado período de tempo é importante para analisar se o caminho está correto. Não adianta você abrir um negócio da sua casa e estabelecer quem em dois meses será líder do mercado. Se não for um mercado que você acaba de inventar dificilmente esse objetivo será atingido.

É importante pesquisar o que os seus concorrentes fazem, que tipo de conteúdo tem mais engajamento e como ele é feito. E essas métricas dependem de cada canal que você utiliza, blog, loja virtual, redes sociais etc. No e-mail marketing, por exemplo, é comum acompanhar taxas de entrega, aberturas, cliques, opt-in e opt-out e até o mapa de calor para identificar as reais importâncias da campanha. Cada canal oferece um leque de possibilidades e taxas de sucesso.

5 – Paciência!“Fiz meu site e uma rede social. Postei hoje e não tive nenhum retorno. Devo desistir?” Calma. Quando algo não dá certo, você deve avaliar o motivo. Muitas vezes aumentamos nossa expectativa e ansiedade por resultados ― sem entender a dinâmica dessas plataformas. Essa situação pode esconder diversas oportunidades de disseminar ainda mais a notícia. Se você deseja levar tráfego, invista em novas postagens com informações úteis ao usuário da sua rede social. Faça um tour pelo seu site. Divulgue páginas prioritárias ou as categorias mais acessadas. Adicione cupons de desconto e imagine outras ações para a própria experiência de seus seguidores.

A grande verdade é que cada público se comporta de maneira diferente em cada plataforma. Identifique quais são as ações mais compatíveis para cada rede social, por exemplo. Você pode entender que no Instagram fotos estilosas, informações e conteúdos, bastidores e notícias, por exemplo, são mais viáveis.

 

FONTE: TERRA

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Tarifa Social: como saber se tenho direito aos descontos na conta de luz?

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A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um projeto criado através da Lei 10.438, de 26 de abril de 2002, que visa conceder descontos na conta de luz dos consumidores enquadrados na Subclasse Residencial de Baixa Renda.

 

 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa concede descontos conforme o consumo mensal até o limite de 220 kWh, podendo ter até 65% de atenuação na conta de luz. Confira a tabela abaixo!

As famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendam aos requisitos também possuem descontos, contudo, com atenuação de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts-hora por mês).

Como saber se tenho direito ao programa Tarifa Social?
Têm direito ao benefício do Tarifa Social as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

De acordo com a Aneel: para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos:

Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; ou
Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Como solicitar o Tarifa Social?
Um dos integrantes da família deve solicitar à sua distribuidora de energia elétrica a classificação da sua casa na classe de baixa renda, informando:

Nome, CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI, no caso de indígenas;
Código da unidade consumidora a ser beneficiada;
Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único ou o Número do Benefício – NB quando do recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC; e
Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

Algumas mudanças no cadastro do Tarifa Social
Contudo, em setembro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.203/2021 que permite a inscrição automática dos integrantes do Cadastro Único no Tarifa Social. A nova regra entrará em vigor em janeiro de 2022, 120 dias depois de publicada no Diário Oficial da União (DOU), conforme informou a Agência Brasil. Ou seja, a solicitação conforme mencionada acima, possivelmente, não será necessária – mas vale conferência junto à prefeitura local.

O TSEE beneficia atualmente cerca de 11 milhões de pessoas. A estimativa é que um número considerável de pessoas que têm direito não goza do benefício e, por isso, a lei de inscrição automática foi implementada.

“Potenciais beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada de seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação, sendo excluídos do referido benefício, ainda que enquadrados nos requisitos”, justificou a Secretária-geral da Presidência da República, em nota.

Em caso de dúvidas, é possível contatar a ANEEL através do telefone 167. Para saber como se inscrever no Cadastro Único entre em contato com a prefeitura local, ou acesse a página do Ministério da Cidadania.

 

fonte: Olhar Digital

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Nova função do Android vai permitir usar o celular como chave do carro

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O Google anunciou várias novidades em funções para seu SO em um post em seu blog hoje. Um dos destaques é que com o Pixel 6, Pixel 6 Pro e Samsung Galaxy S21, uma função do Android vai permitir usar o celular como chave do carro para “veículos BMW compatíveis”.

 

Segundo o Google, a função “chave de carro” do Android vai funcionar para modelos BMW de 2020 e 2022, mas a companhia tem planos para expandir o serviço para mais veículos no futuro. A opção foi anunciada em maio, com a companhia mencionando especificamente que estava trabalhando com a BMW.

Além disso, o Android Auto vai contar com uma opção para iniciar uma interface própria para veículos assim que o celular se conectar com o carro. Isso inclui um botão único para começar a tocar conteúdo, ícone de busca simplificado para músicas, e opção de responder mensagens de texto por voz.

Outras novidades são um widget para o YouTube Music, que dá acesso às faixas tocadas recentemente; e outro para o Google Play Livros, com atalho para a biblioteca. O Google Fotos também vai receber uma atualização para buscar fotos com pessoas ou animais escolhidos, além de mostrar uma curadoria de fotos de datas especiais, como aniversários ou festas de Natal.

Por fim, o Google está expandindo a função de reset de permissão de acesso a dados para apps que não são usados com frequência, atualmente só disponível no Android 11, para versões a partir do Android 6.

A função de chave de carro digital do Android já está disponível a partir de hoje (nos EUA), enquanto as outras novidades devem aparecer “nos próximos meses”, segundo o Google.

 

fonte: Olhar Digital

 

 

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Alexa agora informa se sua máquina de lavar parou ou se a torneira está aberta

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A Amazon introduziu um novo recurso para que a Alexa ouça alguns tipos de sons, o Custom Sound Detection. Agora, a empresa está adicionando mais dois novos detectores de som específicos para “água correndo” e “apito de aparelho” que podem ser usados ​​para configurar rotinas ou lembretes.

 

Além disso, também foi lançado uma série de outros novos recursos para coisas como recargas de prescrição, detecção de movimento por ultrassom e muito mais. Sendo assim, se já era possível que Alexa identificasse esses dois sons específicos, imagine com a nova atualização em que você não terá que se preocupar com mais nada.

Você pode usar o aplicativo da Alexa para enviar uma notificação quando a lavadora emitir um bipe para indicar que sua roupa está pronta. Também pode pedir para que lembre de desligar a pia de alguém se alguém deixou a torneira aberta.

A atualização inclui a introdução de detecção de movimento por ultrassom para rotinas em dispositivos Echo selecionados. Em setembro, a Amazon disse que um recurso chegaria aos dispositivos de quarta geração, projetados para usar uma “onda de ultrassom inaudível” para detectar se há pessoas em uma sala, por exemplo.

Portanto, com as novas rotinas, as pessoas podem usar o Alexa para acender as luzes quando for detectado movimento próximo ao dispositivo ou abaixar o termostato quando nenhum movimento for detectado.

Outro recurso permite que os clientes da Amazon Pharmacy peçam a Alexa para reabastecer as receitas e obter atualizações quando forem entregues. Ademais, há também os recursos que incluem “ensino de preferência”, que permite que você ensine a Alexa qual comida ou esportes você gosta.

Os recursos já estão disponíveis para dispositivos Alexa, embora alguns possam ser limitados por região.

 

fonte: Olhar Digital

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