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Estudantes cumpriram roteiro em Porto Alegre

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A semana que antecede a realização da sessão do projeto Vereador por um dia da Câmara de Vereadores de Santa Rosa foi especial para os 15 estudantes selecionados para a edição de 2019 e que marca o 18º aniversário de criação do projeto.

Representando 14 escolas da rede pública e privada do município, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer as sedes dos Poderes constituídos, em Porto Alegre, em uma viagem liderada pelo presidente do Legislativo, Marcos Migue Knorst e pelo coordenador do projeto, o assessor de Comunicação, Claudiomiro Sorriso.

Na quarta-feira, 20, a comitiva, integrada também por professores responsáveis por cada um dos estudantes, esteve em uma extensa agenda na Capital, incluindo o Palácio da Justiça, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini, Instituto Gamma de Assessoria a órgãos públicos e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Em cada um dos locais agendados, o contato com a história das instituições e sua importância para a sociedade gaúcha.

No Palácio da Justiça, onde está instalado o Memorial do Judiciário, os jovens receberam informações sobre o papel do Poder Judiciário, com a oportunidade de conhecer uma Mostra fotográfica “Presença da ausência – sensibilização do olhar”, com imagens produzidas por seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), revelando as ruínas do ICM, na vida do bairro e do Morro Santa Teresa, e o desafio vivido por trabalhadores que iniciaram sua trajetória na extinta Fundação do Bem Estar do Menor – Febem.

Já na Assembleia, a comitiva esteve junto ao Memorial do Legislativo e no Plenário 20 de Setembro, onde receberam informações sobre a história e o papel da Assembleia e dos deputados estaduais ao longo dos anos. Na visita guiada, uma acolhida pelo deputado estadual Jeferson Fernandes, que detalhou como acontecem os grandes debates, defesas e votações de projetos de leis que tramitam na Casa.

A convite do presidente da AL, deputado Luis Augusto Lara, os estudantes puderam visitar o gabinete da presidência, onde receberam informações quanto às decisões da Mesa Diretora no dia a dia.

Já no IGAM, os santa-rosenses foram acolhidos pelo diretor, advogado Andre Barbi de Souza, que agradeceu a inclusão da entidade no tradicional roteiro do projeto “Vereador por um dia”. Lembrou o fato de ser a Câmara de Santa Rosa, a primeira cliente do IGAM, criado há 26 anos. Explicou a forma em que sua equipe de profissionais presta a assessoria ao Legislativo quando das dúvidas relacionadas a projetos de leis em tramitação. Na oportunidade, André sorteou exemplares de seu mais recente livro: “O que é ser Vereador”.

O roteiro foi encerrado na sede da Câmara de Vereadores da capital, onde além de visitar espaços com exposições diversas e as galerias das ex-vereadoras e dos ex-presidentes, o grupo esteve no plenário, onde foi recebido pelo vice-presidente, vereador Mendes Ribeiro e na Sala da Presidência, onde a vereadora Mônica Leal fez questão de conversar com os estudantes, relatando o trabalho desenvolvido ao longo de 2019 pela Casa Legislativa, respondendo a questionamentos por parte dos adolescentes.

A Sessão Especial na qual eles viverão a experiência de ser Vereador por um dia, está programada para a terça-feira, 26 de novembro, às 14h, no plenário Etore Alberto Beltrame.

Álbum de fotos da viagem AQUI

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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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