33º HORTIGRANJEIROS: Atrações permanentes revelam feira diversificada – Portal Plural
Connect with us

Destaque

33º HORTIGRANJEIROS: Atrações permanentes revelam feira diversificada

Publicado

em



 

Uma feira para todos os públicos, com entrada gratuita, está sendo construída por mais de 20 comissões que organizam o 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento será realizado na próxima semana, de 9 a 13/10, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

O presidente da 33ª edição do Hortigranjeiros, Aldir Mallmann, destaca que para alcançar o posicionamento de maior feira da agricultura familiar do Estado, com caráter de exposição, negócios e tecnológico, está sendo preparada uma programação diversificada, com atrações permanentes que vão desde a Mostra de Tecnologia e Inovação até os tradicionais pavilhões de agroindústria e hortigranjeiros, indústria e comércio, artesanato, economia solidária, floricultura, pequenos animais, pecuária e Espaço Cultural.

O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), com apoio de diversas entidades.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi foi projetada para ser um espaço diferenciado, onde estarão expostas as mais modernas tecnologias para rentabilizar a propriedade rural, com soluções tecnológicas desde o pré-plantio até a transformação da matéria-prima para comercialização.

Em um espaço central do Parque Municipal de Exposições, a Mostra irá apresentar em 2.560 m2 práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos. O túnel que será construído levará também à apresentação de propostas como floricultura, agroindústria e a um ambiente de tecnologias, onde serão apresentadas novidades em temas como energias renováveis, GPS rural e propostas de Incubadoras Tecnológicas para agregação de valor e maior praticidade no trabalho do produtor rural.

A maratona Hackathon, coordenada pela Agência de Desenvolvimento, será outra atração. Norteada pela busca de soluções para desafios voltados à diversificação das atividades agrícolas, a Hackathon terá 24 horas, com início na manhã do sábado (12/10). O desafio será lançado a empreendedores, acadêmicos de diferentes áreas e programadores, que concorrerão à premiação viabilizada em uma parceria inédita entre Fema e Unijuí.

AGROINDÚSTRIA E HORTIGRANJEIROS

No pavilhão 12, com 1.400m2, poderão ser conferidos os produtos de 75 produtores de hortigranjeiros e agroindústrias, de Santa Rosa e de todo o Estado. O Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros revela a diversificação de produção, tanto na área animal, como vegetal, ao disponibilizar para comercialização mais de 200 produtos diferentes, legalizados e de qualidade garantida para os visitantes.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Economia Solidária estará presente com a apresentação de trabalhos em artesanato como patchwork, crochê, tricô, bordados, amigurumi, frivolite, trabalhos em madeira, porongos, telhas, adesivos de unha e confecção de bijuterias.

FLORICULTURA

No pavilhão mais colorido da feira, os expositores representam o potencial da floricultura na região e no Estado, em um espaço exclusivo, onde podem ser conferidas mudas de plantas nativas e frutíferas, alternativas para jardinagem, sombra e arborização urbana, entre outras opções.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Nesta edição os visitantes podem conferir no Pavilhão 1, empresas da linha moveleira, estofados, internet, móveis, colchões e enxovais, cosméticos, instituições de ensimo, prestação de serviços, rede imobiliária, óculos e armações e utilidades para casa e telefonia. Já no pavilhão 3 haverá expositores dos segmentos de confecções, calçados, linha fitness, moda íntima e acessórios.

No pavilhão, que antes abrigava a praça de alimentação, estarão expostas confecções adultas e infantis, colchões magnéticos e ortopédicos, bolsas e acessórios, moda íntima, acessórios fitness, brinquedos, calçados, móveis rústicos e estofados.

Já na área externa podem ser conferidos equipamentos para agroindústria, máquinas e implementos agrícolas, metalúrgicas, cooperativas, móveis rústicos, segmentos na área do leite, piscinas e acessórios, concessionárias de veículos e motocicletas, caminhões, brinquedos e ervateira.

PEQUENOS ANIMAIS E MEIO AMBIENTE

No pavilhão 5 estarão expostos animais de pequeno porte como cães, peixes, coelhos, hamsters e gatos, assim como produtos e acessórios para o seus cuidados. O pavilhão dos pequenos animais também carrega a curiosidade de ser um dos espaços mais procurados pelas crianças, que podem visitar o local para conhecer ou adquirir um animal de estimação.

PLANTAS MEDICINAIS

Em um ambiente amplo e agradável, é organizada junto ao Pavilhão 12, exposição de plantas condimentares, terapêuticas e aromáticas, que podem ser cultivadas e encontradas na região, destacando diferentes tipos de uso e manejo. O caminho das especiarias levará os visitantes a vivenciar diferentes momentos da história das plantas medicinais. Também são abordados seus benefícios e tecnologias de cultivo.

ARTESANATO

Estarão expostos diversos trabalhos e produtos confeccionados por mais de 65 artesãos nas técnicas de madeira, tecido, fios, couro, fibras, pedras, cutelaria, entre outras.

PECUÁRIA

Na Mostra da Pecuária estarão expostas novilhas e terneiras de raças leiteiras e animais de corte. A proposta central é estimular a atividade pecuária local e regional, o desenvolvimento técnico e a qualidade genética do rebanho.

SHOWS, CULTURA E TURISMO

Apresentações musicais, canto, dança e jogos coloniais estão na programação. A Comissão também pretende contar a história e a formação social, cultural e econômica de nossa cidade, através da exposição “A Minha Santa Rosa”. Shows gratuitos com Os Atuais, Os Serranos, Musical Monte Carlo e com a dupla Léo e Cauhã também estão na programação.

GASTRONOMIA

O 33º Hortigranjeiros oferece aos visitantes e expositores a tradicional gama de sabores das agroindústrias no Pavilhão 12 e também os mais variados tipos de lanches, neste ano, com ampliação dos pontos de alimentação em locais estratégicos distribuídos pelo Parque. Haverá refeições completas servidas no restaurante central e na Etnia Polonesa, junto à Praça das Nações. Haverá ainda, o espaço gastronômico sob comando da Chef Júlia Colla e o fornecimento de bebidas com a parceria do Chopp Brahma Express, incluindo chopp em todos os bares da feira.

USO E APROVEITAMENTO DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS

Durante todos os dias da feira serão oferecidas oficinas culinárias de aproveitamentos de produtos hortigranjeiros e flores comestíveis. A ideia é fazer com que os visitantes sintam-se convidados a elaborar as receitas e gratuitamente levarem um livro com a coletânea de todas as receitas preparadas na Cozinha Experimental. As oficinas culinárias envolverão todos os públicos, dos mais experientes às crianças, com receitas que podem ser preparadas facilmente instigando todos os visitantes na adoção de hábitos alimentares saudáveis e que fazem parte da cultura gastronômica regional.

Para a execução das atividades conta com a parceria da Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas para Mulheres. Todas as noites serão apresentadas também receitas desenvolvidas pelo curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Na parte interna do Parque há 3.500 vagas de estacionamento, distribuídas em um amplo espaço arborizado. Também há diferentes pontos para facilitar a acessibilidade às atrações da feira. Para garantir a segurança dos visitantes, todo o movimento no Hortigranjeiros será monitorado por mais de 50 câmeras, disponibilizadas por empresa privada contratada pela feira e pela Brigada Militar.

Para a segurança, duas empresas serão responsáveis por serviços de vigilância, com aproximadamente 70 profissionais atuando durante o dia e a noite.

PARQUE DE DIVERSÕES

Uma das atrações que garante o entretenimento do público visitante do 33º Hortigranjeiros é o Parque de Diversões, com diversos brinquedos, como kamikaze, swing dance, tornado, barco pirata e carro choque.

VOOS DE HELICÓPTERO

No sábado e no domingo, em uma parceria com a Botolli Veículos, o helicóptero vindo do Paraná fará voos panorâmicos sobre o parque de exposições e o centro de Santa Rosa. A empresa segue todas as normas de segurança determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

RÁDIO PARQUE

Quem passar pelo Parque de Exposições durante os cinco dias de feira terá a oportunidade de mais uma vez conferir o resultado da parceria entre o evento e o curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa. Os estudantes, com o apoio da coordenação e professores do curso, são responsáveis pela produção de vinhetas, boletins e spots para rádio, bem como pela locução ao vivo, programação musical e vendas de espaços publicitários.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

A programação completa do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros pode ser conferido no endereço eletrônico http://www.hortigranjeiros.com.br/a-feira/programacao/.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Anderson recebe Comenda da Brigada

Publicado

em



Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei recebeu a Comenda do Batalhão da Brigada Militar. A honraria foi entregue pelo Tenente Coronel Wladimir Luis da Silva Rosa, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar do RS. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores. O reconhecimento se dá pelas atuações profissionais e sociais realizadas pelo prefeito.

A Comenda do Comando Ambiental da Brigada Militar foi instituída pela Portaria n°421/EMBM/2010. O objetivo do título é homenagear personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que se destacaram por suas relevantes contribuições prestadas ao CABM.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vice-prefeito Taborda foi a Brasília em busca de recursos para Giruá

Publicado

em



O vice-prefeito Dari Taborda está em Brasília desde a última segunda-feira(18), visitou em torno de 15 gabinetes entre deputados federais e senadores, objetivando a busca de recursos através de emendas parlamentares para o orçamento de 2022. Segundo o vice-prefeito a viagem está sendo muito proveitosa no que tange às perspectivas para o município.

A comitiva giruaense esteve em audiência com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes e encontrou-se com o chefe da Assessoria de Convênios Edmilson Alves, no Ministério da Agricultura, onde foram tratados assuntos do interesse do município. O vice-prefeito Dari Taborda está acompanhado do secretário interino de Planejamento Econômico, Paulo Engler e o vereador Luiz Cesar Mello.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Tuparendi abre edital para venda de lotes junto ao Distrito Industrial

Publicado

em



A Concorrência Pública irá ocorrer no dia 26 de outubro de 2021, terça-feira, às 9h, na Sala do Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal, tendo como critério de julgamento a maior oferta. Os interessados em adquirir lotes e realizar a instalação de novas indústrias, transferência, ampliação ou criação de filiais poderão participar.

A forma de participação restringe-se ao protocolo junto a Prefeitura de dois envelopes identificados. No envelope número 1 (um), deverá conter o comprovante original do valor da caução, que é de 5% do valor mínimo do imóvel. No envelope número 2 (dois) deverá ser anexado o plano de negócios e a proposta financeira juntamente com a cópia do CNPJ e Contrato de Constituição da Empresa.

Quanto ao pagamento dos lotes, este poderá ocorrer à vista, ou a prazo. Sendo a prazo, terá uma entrada, de no mínimo 10% valor, que será pago no ato da assinatura da escritura de venda e compra por lote adquirido e o saldo poderá ser parcelado em até 60 vezes.

Como incentivo o Município proporciona junto ao Distrito Industrial: As ruas pavimentadas; rede do troco de energia elétrica de alta e baixa tensão; rede de água e a concessão de isenção do pagamento do IPTU incidente sobre os prédios, por um período de 5 anos; mais a terraplanagem necessária à instalação da indústria e suas ampliações.

Mais informações e detalhes poderão ser obtidos no Site do Município www.tuparendi.rs.gov.br, Link Licitações – Concorrência 02/2021, ou pelo telefone (55) 3543-0500, ramal 226, com a Secretaria de Planejamento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×