33º HORTIGRANJEIROS: Atrações permanentes revelam feira diversificada – Portal Plural
Connect with us

Destaque

33º HORTIGRANJEIROS: Atrações permanentes revelam feira diversificada

Publicado

em



 

Uma feira para todos os públicos, com entrada gratuita, está sendo construída por mais de 20 comissões que organizam o 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento será realizado na próxima semana, de 9 a 13/10, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

O presidente da 33ª edição do Hortigranjeiros, Aldir Mallmann, destaca que para alcançar o posicionamento de maior feira da agricultura familiar do Estado, com caráter de exposição, negócios e tecnológico, está sendo preparada uma programação diversificada, com atrações permanentes que vão desde a Mostra de Tecnologia e Inovação até os tradicionais pavilhões de agroindústria e hortigranjeiros, indústria e comércio, artesanato, economia solidária, floricultura, pequenos animais, pecuária e Espaço Cultural.

O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), com apoio de diversas entidades.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi foi projetada para ser um espaço diferenciado, onde estarão expostas as mais modernas tecnologias para rentabilizar a propriedade rural, com soluções tecnológicas desde o pré-plantio até a transformação da matéria-prima para comercialização.

Em um espaço central do Parque Municipal de Exposições, a Mostra irá apresentar em 2.560 m2 práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos. O túnel que será construído levará também à apresentação de propostas como floricultura, agroindústria e a um ambiente de tecnologias, onde serão apresentadas novidades em temas como energias renováveis, GPS rural e propostas de Incubadoras Tecnológicas para agregação de valor e maior praticidade no trabalho do produtor rural.

A maratona Hackathon, coordenada pela Agência de Desenvolvimento, será outra atração. Norteada pela busca de soluções para desafios voltados à diversificação das atividades agrícolas, a Hackathon terá 24 horas, com início na manhã do sábado (12/10). O desafio será lançado a empreendedores, acadêmicos de diferentes áreas e programadores, que concorrerão à premiação viabilizada em uma parceria inédita entre Fema e Unijuí.

AGROINDÚSTRIA E HORTIGRANJEIROS

No pavilhão 12, com 1.400m2, poderão ser conferidos os produtos de 75 produtores de hortigranjeiros e agroindústrias, de Santa Rosa e de todo o Estado. O Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros revela a diversificação de produção, tanto na área animal, como vegetal, ao disponibilizar para comercialização mais de 200 produtos diferentes, legalizados e de qualidade garantida para os visitantes.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Economia Solidária estará presente com a apresentação de trabalhos em artesanato como patchwork, crochê, tricô, bordados, amigurumi, frivolite, trabalhos em madeira, porongos, telhas, adesivos de unha e confecção de bijuterias.

FLORICULTURA

No pavilhão mais colorido da feira, os expositores representam o potencial da floricultura na região e no Estado, em um espaço exclusivo, onde podem ser conferidas mudas de plantas nativas e frutíferas, alternativas para jardinagem, sombra e arborização urbana, entre outras opções.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Nesta edição os visitantes podem conferir no Pavilhão 1, empresas da linha moveleira, estofados, internet, móveis, colchões e enxovais, cosméticos, instituições de ensimo, prestação de serviços, rede imobiliária, óculos e armações e utilidades para casa e telefonia. Já no pavilhão 3 haverá expositores dos segmentos de confecções, calçados, linha fitness, moda íntima e acessórios.

No pavilhão, que antes abrigava a praça de alimentação, estarão expostas confecções adultas e infantis, colchões magnéticos e ortopédicos, bolsas e acessórios, moda íntima, acessórios fitness, brinquedos, calçados, móveis rústicos e estofados.

Já na área externa podem ser conferidos equipamentos para agroindústria, máquinas e implementos agrícolas, metalúrgicas, cooperativas, móveis rústicos, segmentos na área do leite, piscinas e acessórios, concessionárias de veículos e motocicletas, caminhões, brinquedos e ervateira.

PEQUENOS ANIMAIS E MEIO AMBIENTE

No pavilhão 5 estarão expostos animais de pequeno porte como cães, peixes, coelhos, hamsters e gatos, assim como produtos e acessórios para o seus cuidados. O pavilhão dos pequenos animais também carrega a curiosidade de ser um dos espaços mais procurados pelas crianças, que podem visitar o local para conhecer ou adquirir um animal de estimação.

PLANTAS MEDICINAIS

Em um ambiente amplo e agradável, é organizada junto ao Pavilhão 12, exposição de plantas condimentares, terapêuticas e aromáticas, que podem ser cultivadas e encontradas na região, destacando diferentes tipos de uso e manejo. O caminho das especiarias levará os visitantes a vivenciar diferentes momentos da história das plantas medicinais. Também são abordados seus benefícios e tecnologias de cultivo.

ARTESANATO

Estarão expostos diversos trabalhos e produtos confeccionados por mais de 65 artesãos nas técnicas de madeira, tecido, fios, couro, fibras, pedras, cutelaria, entre outras.

PECUÁRIA

Na Mostra da Pecuária estarão expostas novilhas e terneiras de raças leiteiras e animais de corte. A proposta central é estimular a atividade pecuária local e regional, o desenvolvimento técnico e a qualidade genética do rebanho.

SHOWS, CULTURA E TURISMO

Apresentações musicais, canto, dança e jogos coloniais estão na programação. A Comissão também pretende contar a história e a formação social, cultural e econômica de nossa cidade, através da exposição “A Minha Santa Rosa”. Shows gratuitos com Os Atuais, Os Serranos, Musical Monte Carlo e com a dupla Léo e Cauhã também estão na programação.

GASTRONOMIA

O 33º Hortigranjeiros oferece aos visitantes e expositores a tradicional gama de sabores das agroindústrias no Pavilhão 12 e também os mais variados tipos de lanches, neste ano, com ampliação dos pontos de alimentação em locais estratégicos distribuídos pelo Parque. Haverá refeições completas servidas no restaurante central e na Etnia Polonesa, junto à Praça das Nações. Haverá ainda, o espaço gastronômico sob comando da Chef Júlia Colla e o fornecimento de bebidas com a parceria do Chopp Brahma Express, incluindo chopp em todos os bares da feira.

USO E APROVEITAMENTO DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS

Durante todos os dias da feira serão oferecidas oficinas culinárias de aproveitamentos de produtos hortigranjeiros e flores comestíveis. A ideia é fazer com que os visitantes sintam-se convidados a elaborar as receitas e gratuitamente levarem um livro com a coletânea de todas as receitas preparadas na Cozinha Experimental. As oficinas culinárias envolverão todos os públicos, dos mais experientes às crianças, com receitas que podem ser preparadas facilmente instigando todos os visitantes na adoção de hábitos alimentares saudáveis e que fazem parte da cultura gastronômica regional.

Para a execução das atividades conta com a parceria da Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas para Mulheres. Todas as noites serão apresentadas também receitas desenvolvidas pelo curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Na parte interna do Parque há 3.500 vagas de estacionamento, distribuídas em um amplo espaço arborizado. Também há diferentes pontos para facilitar a acessibilidade às atrações da feira. Para garantir a segurança dos visitantes, todo o movimento no Hortigranjeiros será monitorado por mais de 50 câmeras, disponibilizadas por empresa privada contratada pela feira e pela Brigada Militar.

Para a segurança, duas empresas serão responsáveis por serviços de vigilância, com aproximadamente 70 profissionais atuando durante o dia e a noite.

PARQUE DE DIVERSÕES

Uma das atrações que garante o entretenimento do público visitante do 33º Hortigranjeiros é o Parque de Diversões, com diversos brinquedos, como kamikaze, swing dance, tornado, barco pirata e carro choque.

VOOS DE HELICÓPTERO

No sábado e no domingo, em uma parceria com a Botolli Veículos, o helicóptero vindo do Paraná fará voos panorâmicos sobre o parque de exposições e o centro de Santa Rosa. A empresa segue todas as normas de segurança determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

RÁDIO PARQUE

Quem passar pelo Parque de Exposições durante os cinco dias de feira terá a oportunidade de mais uma vez conferir o resultado da parceria entre o evento e o curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa. Os estudantes, com o apoio da coordenação e professores do curso, são responsáveis pela produção de vinhetas, boletins e spots para rádio, bem como pela locução ao vivo, programação musical e vendas de espaços publicitários.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

A programação completa do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros pode ser conferido no endereço eletrônico http://www.hortigranjeiros.com.br/a-feira/programacao/.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

De Conti sugere valorização da carne suína

Publicado

em



Na sexta-feira, 12, acontece em Santo Cristo a 46ª edição do Dia do Porco, festa anual da suinocultura gaúcha, em programação que reunirá centenas de pessoas. “É um momento oportuno para refletir sobre os custos de produção e o valor pago ao produtor, mas é também uma oportunidade de promover a qualidade da carne de suínos”, comenta Vitor De Conti, que é agrônomo, produtor rural e suinocultor.
Em recente sessão da Câmara de Vereadores, Vitor utilizou o espaço parlamentar para falar sobre o assunto. Apresentou dados do setor suinícola e mostrou que em vários países desenvolvidos da Europa e do Mundo a carne suína é muito apreciada por ser saudável e de baixo custo, e é consumida em média per capita três vezes a mais que no Brasil. “Por aqui, consumimos apenas 18 quilos/ano de suíno, contra mais de 50 quilos na Europa. Lá eles valorizam muito a riqueza nutricional dessa carne”, cita De Conti.
Como mudar esse cenário? No longo prazo, com campanhas que levem a um maior aproveitamento da carne suína e seus derivados na alimentação humana. Pensando nisso, Vitor De Conti apresentou indicação para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura incentive o consumo nas refeições servidas nas escolas de Santa Rosa.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Liminha realiza visita a Câmara de Vereadores de Santa Rosa

Publicado

em



Na manhã desta terça-feira (09), os alunos dos terceiros e quartos anos da EMEF Santa Rosa de Lima, o nosso querido Liminha, visitaram a Câmara Municipal de Vereadores.
Na oportunidade os servidores Enzo Fontana de Melo e Cris Lisiê Kurylo apresentaram aos alunos história da Câmara e o processo legislativo, como os vereadores chegaram aqui, o papel que desempenham, como eles auxiliam a população e a cidade buscando legislar, fiscalizar e representar o povo.
O alunos fizeram algumas perguntas ao vereador Maicon Zamboni, o qual parabenizou a escola pela oportunidade que estão dando aos alunos de conhecer o legislativo, e ressaltou a importância das crianças acompanharem o trabalho dos vereadores, desejando sucesso na caminhada de cada um.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sergivan e Teresinha Carvalho serão o casal Patrono da Semana Farroupilha

Publicado

em



No dia 05 de agosto o casal Sergivan e Teresinha de Carvalho recebeu, em sua residência, representantes das Entidades Tradicionalistas e do Departamento de Cultura/SMEC. A visita teve como objetivo convidar o casal para ser Patrono da Semana Farroupilha 2022, de Santa Rosa.
Os Festejos Farroupilhas contribuem para manter acesa a chama da Liberdade, Igualdade e Fraternidade enaltecendo e demonstrando a todo o país que o povo do Rio Grande do Sul respeita e cultiva suas tradições.
A homenagem ao casal Sergivan e Teresinha de Carvalho foi uma escolha dos representantes de várias entidades tradicionalistas, devido ao engajamento do casal na defesa das tradições gaúchas e ao envolvimento dos mesmos em várias entidades de nosso município.
A Semana Farroupilha está sendo organizada pelas Entidades Tradicionalistas, pela Brigada Militar e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×