Benefícios que contribuem para o engajamento dos funcionários

Apoiadores:

 

Vimos na matéria anterior, que a rotatividade de funcionários é um problema que, infelizmente, ainda é comum em muitas empresas, sendo que ocorre devido à falta de engajamento. Para um funcionário estar engajado, a empresa precisa proporcionar benefícios que mantenham o fixo nela e, nesse contexto, citarei alguns que destaco mais importantes.

O clima organizacional interfere imediatamente na produtividade, ou seja, influencia na motivação e no comportamento dos funcionários.  É um retrato da empresa, e envolve todos os setores, as formas de gestão, as políticas, a autonomia, a comunicação, a valorização dos funcionários. Em síntese, o clima interfere positiva ou negativamente na produtividade.

Vejamos, quando um funcionário trabalha num determinado setor, e exerce as suas atividades conforme lhe é atribuído, mas não tem entendimento do processo final naquele produto ou tarefa, acaba não percebendo que contribuiu em todo o seu processo. Aí se dá a importância dos líderes valorizarem os funcionários e as suas tarefas, motivando-os e incentivando-os através de feedbacks construtivos, percebendo tamanha relevância da sua contribuição para a empresa.

Já o salário, é fundamental que esteja de acordo com as atribuições e o desempenho do mesmo, da mesma forma, permitindo aumentos, lucros e bonificações diferenciadas. Além disso, podem ser oferecidos outros benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e transporte, áreas e espaços de lazer e esporte, vale-cultura, seguro de vida, horário flexível, entre outros.

A oportunidade de crescimento é um beneficio muito desejado e que influencia diretamente no engajamento, haja vista que se a empresa permite o crescimento e o funcionário o almeja, este buscará esforços significativos para alcança-lo.

Outro benefício que destaco, é a aprendizagem contínua no ambiente de trabalho, seja através de treinamentos, palestras, cursos e seminários, além, das aprendizagens diárias entre os próprios colaboradores da empresa.

Deste modo, estes são alguns benefícios que considero pertinentes para o engajamento dos funcionários, permitindo que se sintam valorizados pela empresa e entendam contribuir significativamente nos processos que a mesma realiza.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui