10 hábitos que prejudicam a saúde bucal

Apoiadores:

1 – Roer unhas
Roer as unhas pode provocar desgastes, lascas ou fraturas nos dentes anteriores, além de causar uma sobrecarga nos músculos da mastigação. Também pode causar machucados na gengiva e nos lábios, além de trazer muitos micro-organismos para a boca, possibilitando contaminações e infecções bucais e sistêmicas. Pacientes com bruxismo ou dores orofaciais podem ter os sintomas acentuados com esse hábito.

2 – Escovar os dentes com força ou de qualquer jeito
Realizar a escovação dentária com força excessiva pode causar machucados e retração na gengiva (exposição da raiz do dente), desgaste dental e, consequentemente, sensibilidade. Ao escovar de qualquer jeito, micro-organismos causadores de doenças bucais permanecem agindo e trazendo danos.

3 – Fumar
O hábito de fumar traz muitos prejuízos à saúde bucal, pois diminui a vascularização dos tecidos bucais e expõe a cavidade oral diretamente às substâncias nocivas do cigarro. Fumantes possuem maior risco de desenvolvimento de câncer bucal e podem apresentar mau hálito, desenvolvimento de inflamações e doenças periodontais, bem como manchar e escurecer os dentes.

4 – Não cuidar da alimentação
Uma alimentação rica em doces e pobre em alimentos nutritivos prejudica a saúde bucal. O consumo indiscriminado de açúcar, aliado a má higiene bucal, é o que causa a cárie. Alimentos ácidos podem contribuir para o desgaste e erosão dos dentes, além de causar sensibilidade. Alimentos duros não devem ser mordidos, para que não aconteçam fraturas dentais. Além disso, muito tempo em jejum pode levar ao surgimento de mau hálito, que será resolvido após uma refeição e uma boa escovação.

5 – Chupar dedo
O hábito de chupar o dedo pode causar alterações na mordida, fala e respiração da criança, pois os dentes ficam posicionados de forma errada e ocorrem diversas alterações no ambiente bucal que prejudicam as funções normais.

6 – Consumo de bebida alcoólica
As bebidas alcoólicas são ácidas e agem causando erosão e desgaste dental. Além disso, o álcool diminui a produção de saliva e deixa a boca seca, aumentando a proliferação de bactérias, o desenvolvimento de problemas bucais e também causa mau hálito. O consumo de álcool está associado ao surgimento de câncer bucal.

7 – Utilizar palito
O palito, por ter uma ponta fina, pode machucar a gengiva e seu uso a longo prazo pode provocar retração na gengiva, expondo a raiz dos dentes. Esse instrumento não realiza uma limpeza adequada, apenas remove grandes fragmentos de alimentos, mas sem remover a placa bacteriana. O adequado é substituir o uso do palito pelo fio dental.

8 – Utilizar os dentes para abrir objetos
Abrir embalagens ou garrafas com os dentes requer forças excessivas às quais os dentes não estão acostumados e não são feitos para suportar. Isso pode ocasionar uma fratura dental grave, quebra de restaurações, machucados nos lábios, língua ou gengivas.

9 – Beber pouca água
A água é a base para a produção de saliva, além de ajudar na limpeza natural dos dentes. Portanto, lembre-se de beber a quantidade necessária de água por dia, para que todo o seu organismo funcione bem.

10 – Ir ao dentista somente em casos de urgência
A prevenção sempre é melhor (e mais barata) do que o tratamento. Ao procurar o dentista somente em casos extremos, fica mais difícil resolver o problema e as consequências se tornam cada vez mais graves. Para evitar
incômodo, faça consultas de avaliação e limpeza, para que o dentista faça a prevenção e diagnóstico precoce.
A saúde começa pela boca! Venha fazer sua avaliação!

Roman e Klein Odontologia
(55) 9 9968 8677 / (55) 9 9977 5620
Av. Inhacorá, 355 – Sala 101 – Centro – Santa Rosa/RS
Cirurgiões-dentistas:
Artur Lopes Klein – CRO/RS 25729
Hyslei Lima Roman – CRO/RS 25727

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui