Grupos versus equipes de trabalho

Apoiadores:

Pode-se afirmar, que as Relações Humanas acontecem diariamente entre as pessoas por meio de interações. Na família, acontecem os primeiros contatos que vão se ampliando conforme a criança se desenvolve. Além disso, a criança se relaciona em outros grupos sociais, como a escola, a comunidade, amigos, os professores e adultos e, mais tarde, com os grupos de trabalho.

Dentro de uma empresa, as interações são constantes entre todos os colaboradores, sendo que além dos grupos, formado por um determinado setor por exemplo, podem formar-se por meio dos grupos já existentes, as equipes de trabalho.

Vejamos a diferença: um grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns sendo que a sua função é proporcionar oportunidades de crescimento aos indivíduos em diferentes situações no trabalho, bem como realizar as suas atribuições.

Já na equipe, além de ter os seus membros voltados a objetivos comuns, papéis e funções bem definidas, possuem uma série de fatores positivos que a distinguem de um grupo.

Uma equipe compreende e entende os seus objetivos e se mantém engajada em prol deles, de forma compartilhada e objetiva. Há transparência entre os indivíduos e o nível de colaboração entre os membros é alto. Assumem riscos juntos e, quando alcançam os seus objetivos, vibram e comemoram em equipe, visto que todos colaboraram para o seu alcance.

Para a formação de uma equipe numa empresa, é preciso considerar as competências necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. A equipe possui princípios que precisam ser respeitados, entre elas, o reconhecimento da interdependência entre os membros para o alcance dos resultados.

Entretanto, nem todo grupo é uma equipe, os grupos podem ser formados por diversos fatores, um determinado setor, por exemplo, mas para ser equipe, precisa levar em consideração a objetividade de cada indivíduo, as competências e o perfil. Uma equipe pode surgir de um grupo, incluir os próprios membros ou selecionando novos de outros grupos já existentes.

Apoiadores:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorEmater/RS-Ascar anuncia expectativas para safra de inverno
Próximo artigoSuspenso serviço de balsa em Porto Mauá
Nadine Freddi
Meu nome é Nadine Freddi, sou Pedagoga desde 2017, ano em que formei, sou pós-graduada em Pedagogia Empresarial e Psicologia Educacional. Tenho os livros como grandes amigos, procuro rotineiramente estar em contato com eles, sempre digo que leitura para mim é como combustível é onde recarrego minhas energias e onde encontro paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui