Gengiva que sangra ao escovar ou passar o fio dental: isso é normal?

Apoiadores:

Imagine que você está lavando suas mãos e elas começam a sangrar… Você não acharia isso normal, certo? Pois sangramentos na gengiva também não são normais e requerem atenção!

A gengiva sangra quando ela está sofrendo um processo inflamatório, chamado de Gengivite. A Gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana devido à má higiene bucal, seja por deficiência na escovação ou no uso do fio dental. A placa bacteriana é uma fina película formada por bactérias que se adere aos dentes, principalmente nas áreas próximas à gengiva, aparelhos ortodônticos, próteses mal adaptadas e outros locais retentivos.

Pacientes com Gengivite possuem a gengiva avermelhada, inchada, dolorida e com sangramento, que pode ocorrer de forma provocada, como durante a escovação, ou de forma espontânea. Se a Gengivite não for tratada, ela pode evoluir para um quadro mais grave, em que o paciente passa a ter Periodontite.

Na Periodontite, a inflamação atinge o periodonto, que é a área ao redor dos dentes, responsável pela fixação e manutenção dos elementos dentários dentro do osso. O Periodontite causa retração gengival e reabsorção óssea, levando a mobilidade e possível perda dos dentes se essa condição não for tratada. Além disso, a presença de inflamação pode causar mau hálito e secreção de pus.

Para evitar que o processo inflamatório da Gengivite evolua para Periodontite e cause a perda dental, é necessário realizar consultas periódicas ao dentista para verificar se há presença de inflamação na gengiva. Caso seja constatado um quadro de Gengivite, o paciente será tratado através da Raspagem Supra-Gengival, procedimento que consiste na remoção de cálculo (tártaro), identificação dos fatores retentivos de placa bacteriana, profilaxia dentária (limpeza) e instrução de higiene bucal.

Em casos de Periodontite, o tratamento consiste em uma Raspagem Sub-Gengival, em que é removido o cálculo presente nas raízes dos dentes atingidos,
para deixá-las lisas, evitando a deposição de placa bacteriana e promovendo a regressão da inflamação. Nos casos favoráveis, parte da estrutura óssea se reintegra e o dente volta a estar bem fixado no osso, porém o que foi perdido jamais retornará como era antes. Para evitar esse tipo de problema, visite o dentista regularmente!

Se a sua gengiva está sangrando, venha fazer uma consulta!

Roman e Klein Odontologia
(55) 9 9968 8677 / (55) 9 9977 5620
Av. Inhacorá, 355 – Sala 101 – Centro – Santa Rosa/RS
Cirurgiões-dentistas:
Artur Lopes Klein – CRO/RS 25729
Hyslei Lima Roman – CRO/RS 25727

Apoiadores:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorProjeto Andressinha é Campeã em Boa Vista do Buricá
Próximo artigo3 presos por tráfico de drogas
Roman & Klein Odontologia
A Roman & Klein Odontologia iniciou suas atividades em outubro de 2018, localizada no centro de Santa Rosa. Nossa equipe conta com dois cirurgiõs-dentistas: Artur Lopes Klein (CRO/RS 25729) e Hyslei Lima Roman (CRO/RS 25727), ambos graduados pela Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui