Como fazer a escovação dentária da maneira correta?

A maioria das pessoas acredita que a escovação dentária deve ser feita com escova com cerdas duras e com uma boa quantidade de creme dental. Errado!

Escovas com cerdas duras podem causar o desgaste do esmalte dental, trazendo sensibilidade, além de causar a recessão gengival, fazendo com que ela recue e comece a expor as raízes dos dentes.

Mas como escolher a escova ideal?
Independente de marca comercial e variações de formato, o ideal é utilizarmos uma escova com cerdas macias, como essa da foto, e que possua a cabeça compatível com o tamanho da sua cavidade bucal, para que a higiene seja feita da maneira certa, com a escova alcançando as áreas mais difíceis.

E não exagere no creme dental!
A quantidade do tamanho de um grão de arroz cru é indicada para crianças pequenas ou que ainda não sabem cuspir:

Já uma quantia semelhante a um grão de ervilha é o necessário para crianças maiores e adultos:

Agora que sabemos qual a escova ideal e a quantia certa de creme dental…

Como fazer a escovação correta?
Antes de executar qualquer técnica de escovação, você precisa lembrar de escovar todas as superfícies dos dentes. Tente seguir uma sequência, começando por escovar todos os dentes de cima, depois os debaixo, a língua e as bochechas. Lembre-se de escovar a parte da frente dos dentes, a de trás e também a superfície que tritura os alimentos.

É importante que a escovação não seja feita com força, mas sim com movimentos suaves e circulares, sem pressionar a escova na gengiva, e sim direcionando-a para a ponta dos dentes.

Para limpar a língua, pode ser utilizado um limpador específico ou a própria escova de dentes. Estique a língua para fora da boca, posicione a escova na base da língua e faça um movimento de varredura, trazendo a sujeira para a ponta. Repita o movimento até que a língua esteja limpa. Tome cuidado para não colocar a escova muito profundamente, pois isso pode causar náusea. As bochechas deve ser limpas passando a escova com movimentos circulares na parte interna.

O fio dental deve ser passado antes ou depois de escovar os dentes?
Não há uma maneira que seja comprovada como mais eficaz. Independente da ordem, o importante é que o fio dental seja utilizado em algum momento da escovação, para que as áreas entre os dentes fiquem bem limpas, pois a escova não consegue alcançar esses locais.

Para passar o fio dental corretamente, passe o fio entre os dentes, se aproxime da gengiva, faça com que o fio abrace a lateral do dente e suba com ele, para que toda a sujeira seja trazida para a ponta do dente e não fique acumulada perto da gengiva.

Para finalizar a escovação, você pode bochechar 10ml de enxaguatório bucal durante um minuto. Mas lembre-se de utilizar um enxaguatório sem álcool, para não agredir seus tecidos bucais.

Uma boa rotina de escovação dentária previne o surgimento de diversos problemas de saúde bucal!

Roman & Klein Odontologia
(55) 9 9968 8677 / (55) 9 9977 5620
Av. Inhacorá, 355 – Sala 101 – Centro – Santa Rosa/RS
Cirurgiões-Dentistas:
Artur Lopes Klein – CRO/RS 25727
Hyslei Lima Roman – CRO/RS 25729

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui