Ensino
2% dos alunos brasileiros têm nota máxima em avaliação internacional
O Brasil teve uma leve melhora nas pontuações de leitura, matemática e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), mas apenas dois a cada 100 estudantes atingiram os melhores desempenhos em pelo menos uma das disciplinas avaliadas. Os resultados da avaliação, que é referência mundial, foram divulgados hoje (3), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Pisa 2018 foi aplicado em 79 países e regiões a 600 mil estudantes de 15 anos. No Brasil, cerca de 10,7 mil estudantes de 638 escolas fizeram as provas. O país obteve, em média, 413 pontos em leitura, 384 pontos em matemática e 404 pontos em ciências. Na última avaliação, aplicada em 2015, o Brasil obteve, 407 em leitura, 377 em matemática e 401 em ciências.
As pontuações obtidas pelos estudantes colocam o Brasil no nível 2 em leitura, no nível 1 em matemática e também no nível 1 em ciências, em uma escala que vai até 6. Pelos critérios da OCDE, o nível 2 é considerado o mínimo adequado. Ao todo, quase metade, 43,2% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 nas três disciplinas avaliadas. Na outra ponta, apenas 2,5% ficaram nos níveis 5 e 6 em pelo menos uma das disciplinas.
O Brasil ficou abaixo das médias dos países da OCDE. Em leitura, os 37 países membros do grupo, composto por exemplo, por Canadá, Finlândia, Japão e Chile, obtiveram 487 pontos em leitura, 489, em matemática e 489, em ciências. Como na avaliação 35 pontos equivalem a um ano de estudos, o Brasil está a pouco mais de dois anos atrás desses países. Na OCDE, 15,7% dos estudantes estão nos níveis 5 e 6 em pelo menos uma disciplina e 13,4% estão abaixo no nível 2.
O desempenho na avaliação posicionou o Brasil no 57ª lugar entre os 77 países e regiões com notas disponíveis em leitura, na 70ª posição em matemática e na 64º posição em ciências, junto com Peru e Argentina, em um ranking com 78 países. China e Singapura lideram os rankings das três disciplinas. O Brasil, nos três fica atrás de países latino americanos como Costa Rica, Chile e México. Supera, no entanto, Colômbia e Peru em leitura e a Argentina em leitura e matemática.
Apesar de participar do relatório, os resultados do Vietnã não são comparáveis, de acordo com a OCDE e, por isso não fazem parte do ranking, e a Espanha não teve os resultados de leitura divulgados.
Leitura
O Pisa é aplicado a cada três anos e, a cada edição, a ênfase é em uma das disciplinas. Nessa edição, o foco é em leitura. Em 2009, último ano, em que o foco foi em leitura, o Brasil obteve 412 pontos. De acordo com a OCDE, o Brasil não apresentou grandes saltos desde esse ano. “Depois de 2009, na matemática, assim como na leitura e na ciência, o desempenho médio pareceu flutuar em torno de uma tendência estável”, diz o relatório.
No Brasil, metade dos estudantes obteve pelo menos o nível 2 em leitura. Isso significa que esses estudantes são capazes de identificar a ideia principal de um texto de tamanho moderado e que podem refletir sobre o objetivo e a forma dos textos quando recebem instruções explícitas. Entre os países da OCDE, em média, 77% dos estudantes obtiveram esse desempenho.
Já os estudantes que obtiveram as melhores notas em leitura, que no Brasil representam apenas 2%, são capazes de compreender textos longos, lidar com conceitos abstratos e estabelecer distinções entre fato e opinião, com base em pistas implícitas relativas ao conteúdo ou fonte das informações. Entre os países da OCDE, 9% dos estudantes estão nos melhores níveis.
Matemática e ciências
Após queda na última avaliação, em 2015, a nota dos estudantes brasileiros em matemática voltou a crescer, mas apenas um a cada três estudantes, 32%, teve o desempenho mínimo – nível 2 ou superior. Entre os países da OCDE, três a cada quatro estudantes, 76%, obtiveram esse resultado.
Apenas 1% dos brasileiros está no nível 5 ou 6 em matemática. A média da OCDE é 11%. Esses alunos podem resolver situações complexas matematicamente.
Em ciências 45% dos estudantes brasileiros estão pelo menos no nível 2 e 1% está entre os melhores. Entre os países da OCDE, essas porcentagens são respectivamente, 78% e 7%.
Desigualdade
De acordo com a OCDE, o nível socioeconômico dos estudantes teve impacto no desempenho nas provas. No Brasil, a diferença de desempenho entre aqueles com nível socioeconômico alto e aqueles com nível baixo, foi de 97 pontos em leitura, o que equivale a quase três anos de estudo. Essa diferença superou a média da OCDE, que é de 89 pontos.
Ensino
Resultados do Fies serão divulgados nesta terça-feira

A lista de candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será divulgada nesta terça-feira, 18 pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado, ainda sem horário para ser divulgado, ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No mesmo site, os candidatos aprovados têm entre quarta (19) e sexta (21) para complementar sua inscrição e efetivar sua vaga para o Ensino Superior. Alunos não contemplados entram para a lista de espera por vagas remanescentes, com convocação prevista entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Nesta edição, o Ministério da Educação ofertou mais de 112 mil vagas de graduação por meio do Fies. Para concorrer, o candidato precisa ter realizado ao menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e possuir renda familiar mensal bruta per capita de um a três salários mínimos.
Classificação
A classificação no Fies no primeiro semestre de 2025 será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Conforme o MEC, a classificação respeitará a seguinte ordem de priorização:
- Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil
- Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado
- Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil
- Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado
Como verificar
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
- Na aba “cronograma”, clique em “resultado”
Que horas sai o resultado do Fies
Até o momento, não foi divulgado o horário em que os resultados do Fies serão liberados.
Fonte: GZH.
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Vereador Enzo Fontana de Melo segue visitando EMEIS E EMEFS do Município

Nos últimos dias, o vereador Enzo deu sequência às visitas das escolas da rede municipal. Conforme comentado anteriormente, o intuito é fiscalizar e saber sobre as necessidades individuais de cada escola, bem como oportunizar um contato direto com professores, profissionais da educação e pais representantes das CPMS, para entender as demandas.
Nesse mês foram visitadas as escolas, EMEF Professor Francisco Xavier Giordani e Liminha, e as EMEIS: AMA, Amiguinhos da Balneária, Expedicionário Weber e Pingo de Gente. As demandas levantadas estão sendo encaminhadas para Secretária de Educação Josyane Heck e direcionadas aos setores competentes.
“Aproveito para desejar a todos um excelente ano letivo, e dizer que estou sempre atento às demandas da educação e a valorização dos profissionais e alunos, afinal, a educação é a base para um futuro melhor, finalizou o vereador”.
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