1ª Milchfest de Santo Cristo alia tecnologias, debates e confraternização – Portal Plural
Connect with us

Geral

1ª Milchfest de Santo Cristo alia tecnologias, debates e confraternização

Publicado

em



 

A 1ª Milchfest, Festa do Leite de Santo Cristo, ficou marcada como um encontro festivo e, ao mesmo tempo, de discussão do cenário da atividade leiteira na região. O evento, promovido pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Sociedade Ipiranga e Associação dos Produtores de Leite, foi realizado no município que é o segundo maior produtor de leite do Estado. Em torno de 600 pessoas prestigiaram a programação, realizada no domingo (10/11), junto ao salão da Sociedade Ipiranga da Vila Sírio.

Em um primeiro momento foi realizada a análise da conjuntura do leite na região, em uma discussão coordenada pelo presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Produção de Leite da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul, deputado estadual Capitão Macedo, que apresentou dados e reivindicações de produtores de leite da região, seguida da explanação do extensionista e médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi.

Lunardi destacou a vocação e os desafios do município e da região em relação ao leite. A importância da atividade para Santo Cristo é representada pela produção de 63,7 milhões de litros de leite por ano. “Isso resulta em uma renda bruta de R$ 64 milhões, advinda do rebanho de 15.950 vacas, ordenhadas por 609 agricultores, em diferentes sistemas de produção”, explica o médico veterinário, ao observar as escalas diferenciadas de produção. No município, 92 produtores produzem até 50 litros de leite por dia, e dois, mais de 2.500 litros de leite por dia. “A maioria, entretanto, se concentra no entremeio destes”, avalia Lunardi.

O prefeito de Santo Cristo, Adair Philipsen, destacou a importância econômica e social da atividade leiteira no município, citando o associativismo e o trabalho dos agricultores, o incentivo do Poder Público Municipal e a necessidade de apoio para atender a demandas.

Leite na segurança e soberania alimentar
Os participantes da capacitação em laticínios com processamento artesanal do leite promovida pela Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Leite, junto à Escola Estadual Santa Terezinha da Vila Sírio, nos dias 29 e 30/10, receberam os certificados durante a 1ª Milchfest.

Participaram da capacitação, 16 agricultoras e um técnico agrícola da Secretaria Municipal da Agricultura. O curso contou com o envolvimento da extensionista social da Emater/RS-Ascar de Santo Cristo Marlise Schuster Diel, do médico veterinário Jorge João Lunardi e da tecnóloga em Desenvolvimento Rural, Marita Minetto, destacando aspectos que vão desde a qualidade e sanidade do produto até boas práticas de fabricação e versatilidade do leite na alimentação humana. Quem participou da Milchfest teve a oportunidade de degustar parte das receitas conhecidas no curso e, posteriormente, preparadas pelos participantes como o queijo minas frescal, queijo tipo colonial, torta de requeijão, iogurte, nata pasteurizada, ricota, doce de leite e bebida láctea não fermentada.

Tecnologias de Produção
Em torno de dez empresas demonstraram tecnologias na área do leite através de cenários temáticos. No espaço da Emater/RS-Ascar destacou-se aspectos para a produção de leite com qualidade, de acordo com as exigências das Instruções Normativas (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que versam sobre os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. Também se destacou as INs 58 e 59, que alteram algumas disposições das regras anteriores.
A nutrição animal também foi destacada, demonstrando-se as necessidades diárias da alimentação de uma vaca, assim como foi apresentada uma amostragem de capim BRS Capiaçu, produzido na propriedade da família Kist, que sediará um dia de campo no próximo dia 27/11.

Entre as atrações também esteve a exposição de artesanato e gastronomia, bem como do maquinário da equipe regional de obras da Vila Sírio, criada recentemente pela Administração Municipal, que passa a funcionar a partir desta segunda-feira (11/11).

Entidades e Lideranças
O evento foi prestigiado por diversas lideranças locais e estaduais, entre elas, o prefeito de Santo Cristo, Adair Philipsen, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, deputado estadual Capitão Macedo e do chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus.
O 1º Milchfest recebeu o apoio de diversas entidades e empresas locais, como a Via Certa Financiadora, Doceoli, Rancho Gallas, Tchê Milk, Hermanns Agro, Cotrirosa, Cotribá, Plantec, Suntec, Sicredi, Cresol, Coopermil, Solcenter e Rádio Regional.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Nerison Paveglio assume a presidência do SIMMME.SR

Publicado

em



Associados do SIMMME.SR – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa elegeram e empossaram na terça-feira (21) o empresário Nerison Antonio Paveglio para presidir o Sindicato Patronal. A gestão será de dois anos.

Nerison é diretor da Metalúrgica Industrial Ltda e já presidiu a entidade na gestão 2006/2008. Atualmente, também ocupa um cargo na FIERGS, como diretor. Ele substituirá o empresário Nestor Neitzke, que estava à frente da entidade que representa as Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos municípios de Santa Rosa, Giruá, Horizontina, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

A diretoria completa ficou assim constituída: Presidente: Nerison Antônio Paveglio; Vice-presidente: Júlio César Weschenfelder; 1º Secretário: Rosnei Silveira; 2º Secretário: Darci de Godoy; 1º Tesoureiro: Moacir Maronez; 2º Tesoureiro: Édio Antônio Papalia. CONSELHO FISCAL – EFETIVOS: Irálcio José Motta Amorim, Moacir Antônio Locatelli e Nerci Linck. CONSELHO FISCAL – SUPLENTES: Nestor Neitzke, José Finkler e Sidnei Aquino Vargas.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

87 anos: dia de agradecimento no Vida & Saúde

Publicado

em



No dia em que completou 87 anos, o Hospital Vida & Saúde marcou a passagem desta data com a entrega de rosas brancas. Símbolo de paz e pureza, as rosas tornaram o momento especial, presenteando pacientes, acompanhantes e funcionários que estiveram na Instituição ao longo da segunda-feira (27).

Com altas taxas de ocupação, o Hospital Vida & Saúde optou por suspender a programação especial de aniversário deste ano. “Nossa celebração foi voltada ao agradecimento a todos os profissionais que fazem o dia a dia desta Casa de Saúde e principalmente, à comunidade que é a razão deste trabalho”, destacou a diretora-geral Vanderli de Barros.

Em vídeo lançado pela Instituição, o Hospital destacou a importância dos mais de 1.500 profissionais que trabalham para salvar vidas na Instituição e de uma história “A caminho dos 90 anos”. “Celebramos esta data lembrando que nosso desafio é continuar promovendo um atendimento de qualidade para a comunidade, com humanização e segurança aos nossos pacientes”, finalizou o presidente do Hospital, Rubens Zamberlan.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Rufino pede providências para evitar alagamentos na Rua Castro Alves

Publicado

em



O vereador Rafael Rufino (MDB) encaminhou à prefeitura de Santa Rosa, na sessão plenária de segunda-feira (27), dois pedidos de providências, nos quais solicita a elaboração de um projeto técnico e a execução de rede pluvial adequada ao saneamento da Rua Castro Alves, além do alargamento da galeria pluvial e o desassoreamento da sanga que atravessa a rua localizada na Vila Balneária. As medidas buscam resolver os alagamentos que vêm assolando a comunidade.

A Rua Castro Alves, na Vila Balneária, tem sofrido com enxurradas em dias de chuvas mais intensas, como a ocorrida na semana passada (21), e seus moradores procuraram o vereador pedindo ajuda. Acontece que o número de bocas de lobo na localidade é baixo e não têm conseguido dar vazão ao volume de água que se acumula. Para resolver o problema, Rufino pede que o o Município providencie o imediato alargamento da galeria pluvial na localidade, com o aumento do diâmetro da tubulação, e que seja instalada rede pluvial adequada ao saneamento da rua, interligando a mesma desde a Rua Manoel Ferreira Brandão Filho.

Rufino ainda solicitou que seja providenciado o desassoreamento da sanga que atravessa a Rua Castro Alves, para que esta consiga suportar um maior volume de águas da chuva e para que não invada mais as propriedades da localidade. O problema tem causado prejuízos patrimoniais, financeiros e emocionais para quem vive na região, colocando até mesmo suas vidas em risco, por isso, Rafael solicitou urgência na resolução da demanda.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×