A 1ª Milchfest, Festa do Leite de Santo Cristo, ficou marcada como um encontro festivo e, ao mesmo tempo, de discussão do cenário da atividade leiteira na região. O evento, promovido pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Sociedade Ipiranga e Associação dos Produtores de Leite, foi realizado no município que é o segundo maior produtor de leite do Estado. Em torno de 600 pessoas prestigiaram a programação, realizada no domingo (10/11), junto ao salão da Sociedade Ipiranga da Vila Sírio.
Em um primeiro momento foi realizada a análise da conjuntura do leite na região, em uma discussão coordenada pelo presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Produção de Leite da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul, deputado estadual Capitão Macedo, que apresentou dados e reivindicações de produtores de leite da região, seguida da explanação do extensionista e médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi.
Lunardi destacou a vocação e os desafios do município e da região em relação ao leite. A importância da atividade para Santo Cristo é representada pela produção de 63,7 milhões de litros de leite por ano. Isso resulta em uma renda bruta de R$ 64 milhões, advinda do rebanho de 15.950 vacas, ordenhadas por 609 agricultores, em diferentes sistemas de produção, explica o médico veterinário, ao observar as escalas diferenciadas de produção. No município, 92 produtores produzem até 50 litros de leite por dia, e dois, mais de 2.500 litros de leite por dia. A maioria, entretanto, se concentra no entremeio destes, avalia Lunardi.
O prefeito de Santo Cristo, Adair Philipsen, destacou a importância econômica e social da atividade leiteira no município, citando o associativismo e o trabalho dos agricultores, o incentivo do Poder Público Municipal e a necessidade de apoio para atender a demandas.
Leite na segurança e soberania alimentar
Os participantes da capacitação em laticínios com processamento artesanal do leite promovida pela Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Leite, junto à Escola Estadual Santa Terezinha da Vila Sírio, nos dias 29 e 30/10, receberam os certificados durante a 1ª Milchfest.
Participaram da capacitação, 16 agricultoras e um técnico agrícola da Secretaria Municipal da Agricultura. O curso contou com o envolvimento da extensionista social da Emater/RS-Ascar de Santo Cristo Marlise Schuster Diel, do médico veterinário Jorge João Lunardi e da tecnóloga em Desenvolvimento Rural, Marita Minetto, destacando aspectos que vão desde a qualidade e sanidade do produto até boas práticas de fabricação e versatilidade do leite na alimentação humana. Quem participou da Milchfest teve a oportunidade de degustar parte das receitas conhecidas no curso e, posteriormente, preparadas pelos participantes como o queijo minas frescal, queijo tipo colonial, torta de requeijão, iogurte, nata pasteurizada, ricota, doce de leite e bebida láctea não fermentada.
Tecnologias de Produção
Em torno de dez empresas demonstraram tecnologias na área do leite através de cenários temáticos. No espaço da Emater/RS-Ascar destacou-se aspectos para a produção de leite com qualidade, de acordo com as exigências das Instruções Normativas (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que versam sobre os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. Também se destacou as INs 58 e 59, que alteram algumas disposições das regras anteriores.
A nutrição animal também foi destacada, demonstrando-se as necessidades diárias da alimentação de uma vaca, assim como foi apresentada uma amostragem de capim BRS Capiaçu, produzido na propriedade da família Kist, que sediará um dia de campo no próximo dia 27/11.
Entre as atrações também esteve a exposição de artesanato e gastronomia, bem como do maquinário da equipe regional de obras da Vila Sírio, criada recentemente pela Administração Municipal, que passa a funcionar a partir desta segunda-feira (11/11).
Entidades e Lideranças
O evento foi prestigiado por diversas lideranças locais e estaduais, entre elas, o prefeito de Santo Cristo, Adair Philipsen, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, deputado estadual Capitão Macedo e do chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus.
O 1º Milchfest recebeu o apoio de diversas entidades e empresas locais, como a Via Certa Financiadora, Doceoli, Rancho Gallas, Tchê Milk, Hermanns Agro, Cotrirosa, Cotribá, Plantec, Suntec, Sicredi, Cresol, Coopermil, Solcenter e Rádio Regional.