15 dicas para os dias de calor com o pet – Portal Plural
Connect with us

Geral

15 dicas para os dias de calor com o pet

Publicado

em

Publicidade


O verão veio com tudo! E assim como nós sofremos, os pets também se incomodam e podem ser prejudicados. Cachorros ofegantes, gatos bebendo mais água, aves buscando por sombra, roedores se escondendo embaixo da serragem Se você está passando calor com o pet, seja ele um cachorro, gato, coelho, passarinhos, lembre-se que mesmo saudáveis, eles podem sofrer.

Nessa época são mais comuns quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e choque térmico. Felizmente existem muitos cuidados que podemos tomar. Como tutores conscientes e responsáveis que somos, devemos ajudar os pets a sobreviver às altas temperaturas!

O choque térmico, por exemplo, é um problema comum em cachorros nessa época do ano e pode ser fatal se não tratado imediatamente. Geralmente o choque térmico ocorre quando os animais são deixados em espaços confinados. Locais com pequena ou nenhuma ventilação e alta umidade, como carros, parques e praias sem sombra, e em períodos do dia com sol muito forte e pouco vento. E, diferentemente do senso comum, em dias com temperaturas mais amenas os pets também podem sofrer muito com o calor, dependendo da ventilação e umidade! 

Seguem dicas importantes para um verão feliz com seu melhor amigo, seja ele cachorro, gato, coelho…!

1. Hidrate seu pet!

Mantenha seu pet hidratado durante todo o dia: ofereça sempre água limpa e fresca (água gelada é ótimo). Você também pode oferecer água de coco (especialmente gelada) ou suco de frutas. Mas nunca dê suco de uva ou carambola pois são tóxicas para cachorros e gatos!

 agua

 2. Cuidado com os períodos mais quentes do dia.

Nos dias de calor com o pet, evite passeios e dog walker nos horários mais quentes do dia. Não saia entre as 10hs e 15hs. E mesmo fora desses períodos, dê preferência para locais sombreados, com muitas árvores e piso de grama, que não esquenta tão rapidamente. Não passeie com seu pet se o asfalto da rua estiver quente. Lembre-se que as patas dos cachorros são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente.

download (2)

3. Use protetor solar para pets.

Se seu pet costuma fazer passeios ou dog walker e tem pelo curto, pelagem branca ou mucosas claras, passe protetor solar no pet! Mas use protetor solar específico para pets (caso não encontre, pode usar protetor para crianças ou para peles sensíveis). Passe protetor solar especialmente nos locais do corpo com menos pelagem e mais expostos ao sol, como orelhas, focinho e ao redor dos olhos.

protetor_solar

4. Não exagere nos exercícios nos dias de calor com o pet.

Como tudo na vida, exercícios são bons sem exageros. Tome cuidado para o pet não se exercitar demais! Faça pausas frequentes nos exercícios e brincadeiras e ofereça um pouco de água nessas pausas.

kitten_playing

5. O pet NUNCA fica sozinho no carro.

Nunca deixe o pet sozinho no carro. Não é só nos dias de calor com o pet: não deixe-o sozinho nem por 5 minutinhos, nem com a janela aberta! NUNCA! A temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos. E as janelas abertas não ajudam em nada. Um trabalho publicado na revista científica Pediatrics, mostrou que carros com todas as janelas quebradas apresentaram a mesma temperatura no interior, que carros com os vidros fechados. E deixar o ar condicionado ligado também não ajuda! Ele pode desligar sem você saber e pode levar à morte por inalação de gases tóxicos (veja esse exemplo da Índia).

carro

6. Cuidados na praia e em parques.

Em parques ou praias (que aceitem animais de estimação), garanta que seu pet tem um local sombreado, com água fresca disponível e bastante ventilação para ficar. Caso não tenha esses requisitos, não leve seu pet e deixe-o descansando em local seguro.

praia

7. Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto.

Se seu pet está ofegante, salivando muito, com dificuldades para respirar, prostrado (não quer se mover, não quer fazer nada), não quer andar, comer, beber água fique atento! Ao ver estes sinais de forma mais leve, ofereça um período de descanso na sombra com água fresca para seu pet! No caso destes sinais de forma mais grave, leve seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária! Um animal excessivamente ofegante (especialmente gatos ofegantes), com dificuldades para respirar, aumento da frequência cardíaca e respiratória. Ou ainda com fraqueza muscular, salivação excessiva, muito parado ou muito agitado, vomitando, com a língua e mucosas azuladas ou acinzentadas, perda de consciência e convulsões pode estar com choque térmico, não perca tempo! Coloque sacos de gelo (especialmente nas axilas e nas região da barriga e entre as patas de trás), ligue o ar condicionado ou ventilador do carro e vá para o hospital veterinário mais próximo.

cansaco

8. Cuidados extras com animais de focinho curto.

Lembre-se que animais braquicefálicos (com focinhos curtos) como cães das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu e gatos Persas, são mais susceptíveis a hipertermia e choque térmico. Eles precisam de cuidado extra! Limite os exercícios, faça mais pausas, ofereça mais água e líquidos, fuja do sol e do calor!

pug

9. Cuidados extras com pets idosos, com sobrepeso, problemas cardíacos ou respiratórios.

Os pets idosos, com sobrepeso, problemas cardíacos ou respiratórios também precisam de prevenção extra: mantenha-os o máximo do tempo em locais com ventilador ou ar-condicionado. Se possível, mantenha a pelagem sempre curta durante o verão e ofereça bastante líquido. Fique muito atento aos sinais de desconforto e mudanças de comportamento e alimentação. Informe o médico veterinário de confiança caso note mudanças.

obeso

10. Cuidado com piscinas e mar.

NUNCA deixe seu pet sozinho se no local existir uma piscina ou próximo do mar. Caso queira entrar na água com seu pet, habitue-o lentamente a entrar na água com você. Sempre com a sua supervisão 100% do tempo e, se possível, com uso de “coletes” de flutuação para cães (que já estão chegando no mercado brasileiro).

dog-pool_1941722i

11. Use e abuse do enriquecimento ambiental!

Existem várias opções de enriquecimento ambiental ótimas para o calor! Piscininhas rasas de criança, vasos de plantas grandes e largos, ou baldes rasos e largos cheios de água e gelo são uma ótima pedida para cachorros! Uma brincadeira refrescante! Você também pode fazer sorvetes para cachorros e gatos! Coloque em um copinho de plástico suco de frutas, pedaços de frutas, água de coco, até petiscos em pedacinhos e depois deixe congelar por cerca de 5 horas! Hummm… seu pet vai adorar a novidade! e além de fácil e barata! Se você quiser saber mais e aprender a deixar o ambiente do seu pet muito melhor, veja nosso ebook gratuito sobre enriquecimento ambiental! É só clicar aqui!

cat-shelf2

12. Cuidado com as janelas e varandas.

Nesta época quente é mais comum os pets ficarem próximos das janelas e em varandas. Por isso também é mais comum tragédias como pets caírem de janelas de andares altos de prédios ou casas. Previna isso com grades, janelas fechadas e telas. Aliás, se você tem gatos, você deveria considerar telar toda a sua casa sempre!

janela

13. Mantenha seu pet tosado ou escovado.

 

Diminua o comprimento dos pelos de seu pet (mas não exagere pois seu pet pode sofrer com queimaduras solares se não tiver a proteção de sua pelagem). Para gatos, especialmente os de raças com pelos longos, escove sua pelagem mais regularmente, isso irá ajuda-lo a lidar com o calor! 

tosa

14. Dê banhos mais regulares, mas com cuidado.

Já falamos sobre dicas de como dar banho em seu cachorro em casa neste artigo. Mas lembre-se de evitar o choque térmico, molhando antes as patinhas e orelhas do seu animal de estimação. Depois espalhe cuidadosamente a água pelo corpo com suas mãos. Mas não exagere na frequência de banhos pois o excesso de sabonete ou xampu podem irritar o ressecar a pele.

banho1

15. Atenção extra às pulgas e carrapatos.

Nessa época quente e úmida as pulgas e carrapatos são muito mais comuns. Mantenha em dia seu plano de prevenção para ectoparasitas. Não compre qualquer produto, busque por recomendação do seu médico veterinário.

carrapato

 

 

FONTE: PETANJO


Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Patrões têm até hoje para pagar a primeira parcela do 13º salário

Publicado

em



A primeira parcela do 13º salário será paga a 51 milhões de trabalhadores do mercado formal até esta terça-feira (30). A outra metade da remuneração extra precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro.

Instituída pela Lei 4.749, de 1965, a gratificação natalina beneficia todos profissionais que atuam com carteira assinada, incluindo funcionários domésticos, urbanos e rurais.

Fonte: terra

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Mais de 27 mil horas de treinamentos na Prefeitura

Publicado

em



Capacitar, qualificar e oportunizar o aprimoramento. Estes são objetivos da Gestão, que busca com isso melhorar a eficiência e qualidade no atendimento público. Para isso, diversas ações estão sendo realizadas desde o início do ano, visando a melhoria continua no atendimento prestado para os contribuintes de Santa Rosa.

Nesse sentido, a Prefeitura tem realizado treinamentos em todas as áreas de serviços do município, totalizando mais de 27 mil horas neste ano. Se somadas as horas de treinamento da Fundação Municipal de Saúde já foram realizadas 59.469 horas.

Entre os vários treinamentos já realizados, um dos destaques foi para o de preenchimento da caderneta dos veículos. Após uma auditoria, foi percebido a maior atenção e até mesmo controle do uso. Esta atividade teve abrangência em 100% dos motoristas, operadores de máquinas e suas chefias.

Para o Secretário de Gestão, Ademir Rosa, este assunto era recorrente em sindicâncias e solicitações do Ministério Público, “A Secretaria de Gestão, através de seus propósitos, vem intensificando a importância da elaboração dos procedimentos padrões e também na execução de treinamentos aos servidores. Este é mais um que foi realizado e estamos alcançando o nosso objetivo, mostrando que podemos avançar ainda mais”.

Todas as semanas, são realizados treinamentos em diversas áreas, com destaque para a digitalização dos processos que já oportunizou um grande avanço no atendimento da Prefeitura. O projeto para 2022 é avançar ainda mais com o Planejamento Estratégico.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Jeferson alerta Santa Rosa para abismo entre lucro da nova empresa e ganho do município

Publicado

em



O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) ficou horrorizado ao ter acesso aos números referentes às projeções de arrecadação da empresa que comprar a Corsan com serviços de água e esgoto nos municípios. Um aplicativo do Sindiágua/Sindicato faz o cálculo e permite visualizar o lucro estrondoso que o futuro dono da Companhia terá em detrimento dos municípios que assinarem os aditivos com esta nova empresa. “A discrepância de valores é assustadora. É vergonhoso deixar uma empresa privada lucrar bilhões e oferecer poucos milhões aos municípios, sendo que é a população quem vai pagar esta conta”, indignou-se o parlamentar, que está divulgando o aplicativo aos demais 306 municípios aos quais o governo vem pressionando para romper com a Companhia.

Preocupado com o caso de Santa Rosa, que possui na atualidade um vantajoso contrato com a Corsan, Jeferson fez os cálculos e confirmou o mau negócio que a assinatura de um aditivo com a nova empresa representaria para o município. A estimativa é de que, ao longo de 41 anos de novo contrato, os novos donos da Corsan poderão arrecadar mais de R$ 3,4 bi, ao longo de 41 anos de vigência, enquanto o município, no mesmo período, se cobrar 5% pela outorga dos serviços de água e esgoto, poderá ganhar cerca de R$ 173 milhões no mesmo período. “E não há garantia ainda de que se receba este valor, porque os aditivos que estão sendo assinados agora, na verdade não são com a Corsan. Se assinados estes novos contratos, a Corsan deixa de existir. Uma empresa que ainda nem se sabe qual é poderá ou não cumprir esses acordos com os quais sequer se comprometeu”, alertou o deputado.

O aplicativo também simula a projeção de ganhos caso Santa Rosa, ao invés dos 5% pela outorga, opte por cobrar 1 vez e meia de faturamento mensal do município, que é de R$ 6,8 milhões. “Ainda assim, Santa Rosa ficaria com um valor anual de R$ 10,2 milhões, chegando a R$ 418 milhões ao longo de 41 anos, o que nem se compara com os R$ 3,4 bi da empresa privada”, reforçou Jeferson.

Para o parlamentar, os cálculos evidenciam a falácia do governo, que justifica a necessidade de venda da Corsan pela suposta incapacidade da Companhia de realizar os investimentos determinados pelo novo Marco do Saneamento. “Os números não mentem; mas o governo, sim. Somei a arrecadação dos 40 maiores municípios atendidos pela Corsan e cheguei a R$ 180 bi para a empresa privada. E Leite alega que a Corsan precisa ser vendida porque não teria R$ 10 bi para investir no setor. É um engodo que não resiste à calculadora”, frisou.

Além disso, o deputado lembra que a assinatura dos aditivos contratuais, sem a devida apreciação da matéria pelas Câmaras de Vereadores nega à comunidade entendimento sobre “o que está em jogo”. “O governo gastou R$ 6 milhões para que renomados escritórios de advocacia digam aos prefeitos que não há necessidade de apreciação dos aditivos nas Câmaras. Mas, na verdade, o prefeito que o fizer desta forma, arcará sozinho com a responsabilidade pelo que ocorrer ou não com o saneamento. E pior: pode ser penalizado futuramente por renúncia de receita, como bem mostram os cálculos”, finalizou.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×