11 coisas que ‘pessoas inteligentes’ nunca dizem no trabalho – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

11 coisas que ‘pessoas inteligentes’ nunca dizem no trabalho

Pável Bauken

Publicado

em



 

Ainda que verdadeiras ou aparentemente inofensivas, há certas falas que devem ser evitadas no seu trabalho.

Essa é a premissa fundamental de Travis Bradberry, coautor do livro Inteligência Emocional 2.0 e cofundador da consultoria americana TalentSmart.

“Não importa o quão talentoso você seja, ou o que você conquistou. Existem certas frases que mudam instantaneamente a maneira como as pessoas o veem”, argumenta Bradberry à BBC, dizendo que às vezes uma fala pode prejudicar a carreira profissional de uma só vez.

“O pior é que não há como se retratar”, diz Bradberry à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

Estas falas vão além de comentários indevidos, piadas impertinentes ou frases politicamente incorretas.

O autor identificou essas frases depois de trabalhar com clientes corporativos e testar a inteligência emocional de diversos trabalhadores.

“Quando a carreira de uma pessoa está arruinada, muitas vezes você vê essas coisas presentes em suas crenças ou ações.”

Mas e então, a inteligência emocional pode ser treinada e os erros, evitados?

“Absolutamente. A área do cérebro responsável pela inteligência emocional é altamente flexível e se adapta à mudança”, explica.

“Isso significa que você pode alterar seu cérebro e aumentá-la (a inteligência emocional) com esforço e prática.”

Estas são as frases que uma pessoa inteligente não deveria dizer no trabalho, de acordo com Bradberry:

1. ‘Não é justo’
Todos sabemos que a vida não é justa. Mas verbalizar isso pode fazer parecer que você acha que a vida deveria ser justa – parecendo uma pessoa imatura e ingênua.

É melhor que você se concentre nos fatos, mantenha uma atitude construtiva e deixe suas interpretações fora do ambiente de trabalho.

Você poderia dizer, por exemplo: “Vi que você designou a Paula para aquele projeto no qual eu estava interessado. Você poderia me dizer quais coisas você considerou na sua decisão? Eu gostaria de saber no que eu preciso melhorar”.

2. ‘Sempre foi feito assim’
As mudanças tecnológicas estão acontecendo tão rapidamente que até mesmo um procedimento existente há apenas seis meses pode se tornar obsoleto.

Esta frase faz com que você pareça preguiçoso e resistente a mudanças.

3. ‘Sem problema’
Quando alguém te agradece ou te pede alguma coisa, não é uma boa ideia dizer “sem problema” – porque isso implica que o pedido feito a você pode ter sido… um problema.

Assim, pode parecer que a tarefa tenha sido imposta.

4. ‘Talvez seja uma ideia boba… Vou fazer uma pergunta idiota’
Essas frases prejudicam sua credibilidade. Mesmo se a continuação da frase for uma ótima ideia, ela mostra uma falta de confiança em si mesmo – podendo levar as pessoas a também perderem a confiança em você.

5. ‘Levará apenas cinco minutos’
Dizer isso enfraquece suas habilidades e dá a impressão de que você está fazendo as coisas muito rapidamente.

É melhor dizer que não demorará muito.

6. ‘Vou tentar’
“Tentar” parece incerto e sugere uma falta de confiança na sua capacidade de realizar a tarefa.

7. ‘É uma pessoa preguiçosa, incompetente, idiota’
Não há necessidade de falar mal dos colegas. Sempre haverá pessoas incompetentes ou desrespeitosas em qualquer trabalho e elas provavelmente serão conhecidas por essas características.

Se você não tem a opção de ajudá-los ou de demiti-los, então você não tem nada a ganhar criticando-os em público.

8. ‘Isso não está nas atribuições da minha vaga’
Embora algumas vezes seja usada em termos sarcásticos, essa frase faz com que você pareça alguém que quer fazer o mínimo possível para continuar recebendo o salário.

A menos que lhe peçam algo que você considera eticamente inapropriado, se você acha que o pedido vai além de sua responsabilidade, é melhor que você o realize com entusiasmo e depois peça uma reunião com seu chefe para discutir seu papel dentro da empresa e até onde vão as suas funções.

9. ‘Não é minha culpa’
Se você tem uma parcela de responsabilidade em algo que deu errado, assuma-a.

Se esse não é o caso, dê uma explicação objetiva e racional sobre o que aconteceu. Atenha-se aos fatos e deixe seu chefe tirar as conclusões.

10. ‘Eu não posso’
Ao dizer isso, as pessoas podem interpretar que no fundo você está dizendo “eu não farei”.

Ofereça uma solução alternativa. Em vez de dizer o que você não pode fazer, é melhor destacar o que você pode fazer.

Em vez de dizer “não posso ficar até mais tarde”, é melhor dizer “posso vir de manhã cedo”.

11- ‘Eu odeio esse trabalho’
A última coisa que alguém quer ouvir é outra pessoa reclamando porque odeia o trabalho.

Faz você parecer uma pessoa negativa e puxa a moral do grupo. Os chefes sabem que sempre há substitutos possíveis logo ali na esquina.

Época Negócios

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Jovem é preso após assassinar mulher gravida em Ijuí

Reporter Cidades

Publicado

em



A jovem Andressa dos Santos da Silva, 25 anos que estava grávida foi assassinada com golpes de faca por volta das 17h10min, desta terça-feira (18/02/2020), no Bairro São Paulo em Ijuí. A mulher foi encontrada caída no chão e a faca utilizada no crime foi apreendida.

Os policiais militares conseguiram identificar e prender o autor do homicídio Dari Lemos Soares , que foi localizado na Rua Venâncio Aires próximo da antiga rodoviária, no centro da cidade,

A perícia foi acionada para os procedimentos no local do crime e a remoção do corpo, sendo que o acusado foi apresentado na  DPPA, onde foi lavrado o flagrante por homicídio doloso.

Autor e vítima possuíam envolvimento com tráfico e uso de entorpecentes.

Duplo assassinato

Poucas horas após o assassinato de Andressa, dois homens foram mortos dentro de uma casa no bairro bairro Storch. Por volta das 21h, foram mortos a tiros Samir André Heinemann, 35 anos, e Américo Santos dos Santos, de 39.

A polícia ainda não tem suspeitos do crime nem o que poderia ter motivado o duplo homicídio. Segundo a PC, apenas um deles tinha antecedentes, mas por delito de menor gravidade.

Fonte: REDAÇÃO RRI

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Uncategorized

Calor se intensifica antes da chuva, nesta sexta

Pável Bauken

Publicado

em



O sol aparece com nuvens nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, porém se espera um aumento da cobertura de nebulosidade durante o dia. Áreas de instabilidade vão avançar pelo Oeste e o Sul do Estado com chuva que pode ser isoladamente forte no Oeste, mas perdem força ao se deslocarem pelo Estado. Por isso, a chuva será bastante irregular nas demais regiões gaúchas e não deve afetar todos os municípios, segundo a MetSul Meteorologia, que alerta: temporais isolados não podem ser descartados. 

Em Santa Rosa, sol e aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva à tarde e à noite. Será uma sexta-feira de calor intenso, com a temperatura oscilando entre 22°C e 35°C ao longo do dia na Capital da Soja.

Mínimas e máximas
Porto Alegre 20°C / 36°C
Torres 19°C / 32°C
Capão 20°C / 32°C
Caxias 16°C / 32°C
Vacaria 13°C / 29°C
Erechim 18°C / 32°C
Santa Rosa 22°C / 35°C
Passo Fundo 18°C / 32°C
Santa Cruz do Sul 21°C / 36°C
Santa Maria 21°C / 32°C
Pelotas 20°C / 32°C

Correio do Povo / Portal Plural

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Uncategorized

Campanha de vacinação contra o sarampo deve imunizar 245 mil no RS

Pável Bauken

Publicado

em



Abre, nesta segunda-feira, em todo o País, a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças e jovens dos cinco aos 19 anos. Só no Rio Grande do Sul, o público-alvo é de 245 mil pessoas, nessa faixa etária, que não tomaram nenhuma dose da vacina ou que receberam apenas uma, com esquema vacinal incompleto. Desde agosto, 82 casos da doença foram registrados em solo gaúcho. Um em cada quatro casos envolve pessoas da faixa etária da campanha.

O Município de Santa Rosa possui uma população de 15 mil pessoas nesta faixa etária. A direção da FUMSSAR ressalta que serão intensificadas mais ações em escolas levando orientações com pais, alunos e educadores para que todos procurem uma Unidade Básica de Saúde portando a Carteira de Vacinação para ser atualizada, desta forma possam ser verificadas doses de vacinas pendentes.

A ação do Ministério da Saúde é sequência das outras duas campanhas do ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos seis meses a menores de cinco anos e, depois, os adultos de 20 a 29. Essas seguem sendo as idades com maior número de casos confirmados de sarampo.

O calendário básico de vacinação compreende duas doses. A primeira deve ser ministrada aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetraviral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora). Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra para as crianças entre os seis meses e 12 meses.

Conforme o Ministério da Saúde, as taxas de cobertura vacinal, consideradas favoráveis, propiciaram ao Brasil, em 2016, o certificado internacional de eliminação da doença. Contudo, a queda nos índices de vacinação voltou a deixar o Brasil suscetível à reintrodução do vírus, que em 2018 teve forte circulação concentrada no Amazonas. Foram mais de 10 mil casos no País, sendo 47 no Rio Grande do Sul. Em 2019, a doença ocorreu em maior proporção em São Paulo, responsável por mais de 90% dos 17 mil casos do Brasil.

Uma nova etapa já é prevista pelo Ministério da Saúde para o segundo semestre de 2020, para a faixa etária dos 30 aos 59. Nessa fase da campanha – programada para ocorrer em agosto –, a idade preconizada para a vacina, que pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vai até aos 49, deve ser ampliada em mais dez anos.

Sarampo
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível, por meio de tosse, fala, espirro ou respiração. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

Correio do Povo / Portal Plural

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Trending

×