Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
10 anos do SAMU – Portal Plural
Connect with us

Destaque

10 anos do SAMU

Pável Bauken

Publicado

em



 

Salvar vidas. Esse é o lema de trabalho de 62 profissionais que atuam no SAMU gerenciado pelo Hospital Vida & Saúde. A Instituição conta com ambulância em Três de Maio, Horizontina, Giruá e Santa Rosa, onde tem ambulância básica e avançada. Através de uma importante articulação política e da comunidade, o serviço teve início 01 de setembro de 2009. Nesses 10 anos de trabalho, 29.855 pessoas receberam o atendimento.

O SAMU faz parte da Rede de Urgência do Hospital Vida & Saúde conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Estes são chamados pela comunidade, pelo 192, para realizar atendimentos de urgência. Ao longo dessa década, muitas vidas foram salvas e muitas histórias e lembranças positivas permanecem na memória dos profissionais. A Enf. Fabiana Avellaneda está desde 2009, “Para mim é um privilégio de ter essa oportunidade de trabalhar nesse serviço, ajudando a salvar vidas e aprendendo tanto com os colegas e com todos do hospital, já que somos uma grande família”. A enfermeira lembra como foi o primeiro atendimento no dia 06 de setembro, véspera de feriado, no centro de Santa Rosa, quando 05 pessoas foram atropeladas, “Não tínhamos tido nenhum atendimento, foi o primeiro dia, e logo nesse caso sério, mas conseguimos realizar um protocolo, fazíamos o atendimento, trazíamos ao Pronto Socorro e voltávamos para atender outras vítimas”. O primeiro atendimento causou tanto impacto que no segundo dia o condutor da ambulância pediu demissão.

O trabalho não é de rotina e os profissionais contam sempre com situações inesperadas quando chegam no local de atendimento. Para o Coordenador de Urgência e Emergência, Enfermeiro Silvano Cervo, a união da equipe faz toda a diferença, “Sou muito grato em estar atuando nessa equipe que é muito qualificada onde todos se dedicam muito para salvar vidas. Só temos que agradecer todos que passaram pelo SAMU e deixaram seus ensinamentos, e a todos que hoje literalmente “vestem o macacão” em nome do serviço”.

Atendimentos clínicos e traumas são realizados pelos profissionais que também fazem transportes em casos de transferência para outros municípios. Os picos de atendimento médio, normalmente são nos meses do inverno. Com o frio, todos os anos, ocorre um aumento significativo de atendimentos de casos de problemas respiratórios, crise hipertensiva e AVC. Os meses de maio e junho são os que mais registram chamados.

Muitos casos graves foram atendidos ao longo dessa década. Márcio Wachholz, teve o pai socorrido há cerca de 5 anos quando sofreu um infarto, “O atendimento foi perfeito se não fosse o SAMU o pai não estaria mais aqui. Os profissionais foram rápidos e muito atenciosos, todos somos muito gratos ao SAMU”. Assim como ele, milhares de pessoas receberam o primeiro atendimento que é essencial para salvar vidas. Cerca de 110 pessoas são atendidas por mês, sendo cerca de 85% casos graves e demais transportes.

Além do atendimento, a equipe também desenvolve trabalho social. Inúmeras palestras sobre primeiros socorros, simulados, participação em eventos entre outras atividades foram realizadas. De acordo com a Diretora Geral Vanderli de Barros, esse é um serviço primordial, “Tivemos muitos avanços ao longo desses 10 anos, e com muita dedicação de tosos e qualificação do serviço, o sentimento é de dever cumprido, pois salvamos muitas vidas. Os profissionais que atuam no SAMU são anjos que mantem esse serviço primordial com muita garra e dedicação”.

A região só teve ganhos com esse serviço. Para manter e qualificar ainda mais os atendimentos a união da região e a coordenação do hospital são fundamentais para continuidade do SAMU.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

SOJÃO: reforços traz reforços de nível NBB

O campeonato vai ser transmitido no Portal Plural, no facebook e youtube.

Pável Bauken

Publicado

em

Leozão, Schneider e Duda Machado

No próximo final de semana começa em Santa Rosa o campeonato gaúcho de basquete adulto. O primeiro jogo do campeonato será contra o tradicional UNICO de Santa Cruz do Sul, às 19h de sábado, no ginásio João Moroni (Liminha). O SOJÃO reforçou o time para buscar o bi-campeonato. “Trouxemos três atletas de padrão NBB, com muita experiência em quadra e alta performance”, disse o presidente do clube Betuel Sauer. O trio é formado por Guilherme Schneider, Leonardo Waszkiewicz (Leozão) e Duda Machado, todos com passagens por diversas seleções brasileiras. Schneider foi seleção brasileira universitária, Leozão e Duda participaram da principal.

– Guilherme Schneider: ala-armador,
1.92m,
34 anos,
passagens por Sogipa (RS), CAXIAS (RS), Franca (RS), Joinville (SC), B. Cearense (CE), LSB (SP), Corinthians (SP)

– Leozão:
Pivô,
2,10m,
31 anos
Bira (RS), Pinheiros (SP)
Valladolid (Esp), Franca (SP), B. Cearense (CE)

– Duda Machado
Ala/armador
1.92m
38 anos
Lobos (DF), Flamengo (RS), Macaé (RJ), Rio Claro (SP), B. Cearense (CE), Bauru (RS), Vasco (RJ), São José (SC), Limeira (SP), Fluminense (RJ).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Dupla sertaneja do RS Leo & Cauhã lança música em parceria com João Neto e Frederico

Pável Bauken

Publicado

em



No mês de outubro a dupla Léo & Cauhã lança a música “Ex que volta com Ex” com a participação da dupla sertaneja João Neto e Frederico. O single é uma composição da Fabrika Hitz de Nando Marx, Flavinho Tinto e Douglas Mello, São Paulo-SP.

O primeiro EP da dupla é intitulado “Léo & Cauhã Para Sempre”, conta com sete faixas produzidas pelo produtor musical Hudson Hostins e direção vocal de Wlad Borges ambos de Goiânia-GO.

A dupla é formada por Leonardo Chitolina e Cauhã Pereira, ambos naturais da cidade de Santa Rosa/RS.

Amigos desde a infância começaram cedo na música, e sempre tiveram o sonho de cantar juntos. Levam em seus currículos artísticos, anos de experiência tocando em diversas bandas de diferentes estilos musicais.

A carreira da dupla iniciou ao final do ano de 2018 na cidade de Nova Candelária situada no noroeste do Rio Grande do Sul, e desde então Léo & Cauhã vem ganhando espaço no cenário musical sertanejo.

“Ex que Volta com Ex” já está disponível em todas as plataformas digitais e rádios do Brasil.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vida & Saúde tem credenciamento aprovado para apresentação de projetos no PRONAS/PCD

Pável Bauken

Publicado

em



Foi publicada na última quinta-feira (22), uma portaria do Ministério da Saúde aprovando o credenciamento do Hospital Vida & Saúde para apresentação de projetos no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD, a partir de 2021.

A notícia representa mais uma importante possibilidade para alavancar recursos para a Instituição. “Trata-se de uma importante conquista para o Hospital que poderá, como vem fazendo com os projetos do PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica -, buscar recursos através de incentivo fiscal e qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes, especialmente, os usuários do Sistema Único de Saúde”, explica a responsável pelo setor de projetos, Luciene Schröder.

Uma vez aprovado o projeto, a Instituição estará autorizada a captar recursos junto a pessoas físicas e a pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real. As pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda.

“É mais um fruto do trabalho qualificado na busca da captação de recursos através de projetos. A mesma dedicação e atenção que damos ao PRONON, também daremos ao PRONAS, sempre pensando na possibilidade de aquisição de novas tecnologias, oferecendo um atendimento ainda mais qualificado para nossos pacientes”, destaca a diretora-geral, Vanderli de Barros.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×